terça-feira, 1 de abril de 2008

Campeonato 2009 - Regras e Organização

Campeonato 2009 - Regras e Organização

Atualização em 19/12/2008: PARTE 1 - DEFINIÇÕES DE REGRAS E ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA DO CAMPEONATO.

PARTICIPANTES DA REUNIÃO DE DEFINIÇÃO: Deivis Monteiro, Douglas Andrade, Edson Barbosa, Elio Fontoura, Lucas Neto, Rodrigo Gomes, e Rodrigo Ribeiro


1 - Calendário

- Aprovado por unanimidade, com início em 11/01/09

1.1 - Serão 17 corridas conforme segue abaixo:
Mês Dias
Janeiro 11
Fevereiro 01, 22
Março 15
Abril 05, 26
Maio 17
Junho 07, 28
Julho 19
Agosto 09, 30
Setembro 20
Outubro 11
novembro 01, 22
Dezembro 13

Nos domingos de corridas os pilotos deverão estar às 18h30 no kartódromo para abertura das fichas, em caso de atrazo a bateria iniciará sem o piloto.

2 - Equipes

- Mantidas as equipes da FKP 2008
- As novas duplas já entram com suas equipes formadas. Desta forma, temos:

Dupla Pilotos (FKP 2008 / 2009)

Deivis e Douglas Racing (DDR) - Deivis Monteiro e Douglas Andrade
E2 Motors (E2) - Elio Fontoura e Rodrigo Ribeiro
Carga Pesada Motorsport (CPM) - Lucas Neto e Rodrigo Gomes
Equipe Erasmo - Edson Barbosa e Maycon Douglas

Dupla Pilotos (FKP 2009)

Buscapé - Leandro Fontoura e Elio Gomes
LesManos - Ivan Torres e Edson Torres
Sem Nome Ainda (A Missão) - Luca Facchin e Miguel Patroni
Sem Nome Ainda (O Retorno) - André Aguiar e Henrique Aguiar

3 - Baterias

3.1 - Serão duas baterias, com oito pilotos cada.

3.2 - Para a primeira corrida as baterias foram definidas por meio de um sorteio ocorrido no dia 19/12/2008 (separando as duplas, ficando com a seguinte formação para a primeira corrida que acontecerá dia 11/01/2009:

Bateria 1


Deivis Monteiro
Edson Barbosa
Henrique Aguiar
Ivan Torres
Leandro Fontoura
Luca Facchin
Lucas Neto
Rodrigo Ribeiro

Bateria 2

André Aguiar
Douglas Andrade
Edson Torres
Elio Fontoura
Elio Gomes
Maycon Douglas
Miguel Patroni
Rodrigo Gomes

3.4 - As baterias seguintes, até a 16º etapa serão formadas pelo seguinte critério: Os quatro primeiros pilotos classificados em cada uma das baterias na última etapa formarão a Bateria A e os quatro últimos formarão a bateria B.

3.5 - Para a 17ª corrida as baterias serão formadas da seguinte forma:

Bateria A - Formada pelo 1º, 3º, 5º, 7º, 9º, 11º, 13º, 15º colocados no campeonato;

Bateria B - Formada pelo 2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 12º, 14º, 16º colocados no campeonato;



4 - Tomada de Tempo / Grid de largada


4.1 - Primeira corrida: tomada de tempo

4.2 - Demais corridas (até a décima sexta - 16):

4.2.1 - Melhor volta do piloto na última corrida será o critério

A - Com a definição das baterias já feita pelo critério de posições da última corrida, a ordem (posição) no grid de largada será definida pela melhor volta de cada piloto na corrida anterior. O piloto que fez o melhor tempo na corrida anterior, dentre os oito que formam a bateria largará em primeiro e assim sucessivamente;

B - Não haverá separação por equipes nas baterias;

C - Caso haja empate, será considerada a melhor posição do piloto na corrida anterior, e assim sucessivamente até desempatar;

D - A escolha dos karts será inversamente proporcional ao grid de largada em cada bateria, o último a largar tem o direito de escolher primeiro o kart, depois o penúltimo e assim sucessivamente.

4.3 - Décima sétima corrida - super final

4.3.1 - Para esta corrida as baterias serão formadas da seguinte forma: O Grid de largada será composto após realizada a média das melhores voltas do ano divididas por 16 de cada piloto. Caso o piloto falte em alguma corrida, sua melhor volta será de 50 segundos. Após formadas as baterias, o piloto que obteve a melhor média em sua bateria largará em primeiro e assim sucessivamente.

5 - Pontuação

5.1 - Pontuação dos pilotos:

1º - 10
2º - 07
3º - 05
4º - 03
5º - 02
6º - 01
7º - 00
8º - 00


5.2 - Pontuação das equipes: é feita a soma dos pontos dos pilotos;

5.3 - Não pode haver pilotos sem equipes;


6 - Classificação do Campeonato

6.1 - Classificação Geral única, sem separar por baterias. São somados os pontos dos pilotos e estará à frente aquele que tiver mais pontos somados.

Critérios de Desempate:

A - Número de vitórias
B - Melhores posições (2º, 3º lugares e assim sucessivamente), em caso de empate no primeiro critério


6.2 - As equipes serão classificadas com a soma de pontos dos seus pilotos;



7 - Título


7.1 - Vencerá o campeonato o piloto que obtiver a maior soma de pontos ao longo das 17 etapas, o segundo com mais pontos ficará em segundo e assim sucessivamente;

7.2 - Vencerá o campeonato de equipes aquela cuja a soma de pontos dos dois pilotos for maior, a segunda com mais pontos ficará em segundo e assim sucessivamente;
Critérios de Desempate:

- Número de vitórias;
- Melhores posições (2º, 3º, 4º, etc...) até desempatar.

8 – Horário das Corridas

8.1 – Horário Fixos para o local: 18:30 (abertura das fichas das baterias e pagamento)

9 – Traçado da pista

9.1 – Primeira corrida invertida, segunda não, e assim sucessivamente.

Dúvidas e sugestões: eliofontoura@gmail.com