segunda-feira, 8 de abril de 2013


Aos Amantes do Kart

Convido a todos a assistirem o vídeo do link abaixo, que mostra a prova do Brasileiro de Kart feito em Campo Grande.

Não sei qual será a reação de cada um, mas nesta carta gostaria de expressar a minha.  Sei que alguns podem se sentir ofendidos, outros podem até acham que quero me promover, garanto que o meu intuito com isso é desabafar e criar um ponta de esperança em cada um.
Aos que não me conhecem  meu nome é João Marcelo, corro de kart a 02 anos pela categoria Super F4 gasolina, faço parte da Associação Fórmula Kart Pantanal – AFKP, onde junto com outros amigos organizamos dois campeonatos amadores com 20 etapas e 40 pilotos ao todo no nosso querido Kartódromo.
Falo querido Kartódromo, pois é isso que ele significa para mim, pois é nele onde passo grande parte do tempo nos meus finais de semana e nele que aprendi realmente a andar de kart, por que apesar de já ter andando na Granja Viana, Velopark e outros, eu só me sinto em casa no Kartódromo Ayton Senna, aquele mesmo escondido no meio da Moreninhas.
Hoje quem vai lá seja pilotos, mecânicos e o público em geral só coloca defeitos, o que mais ouvimos e confesso que eu mesmo já falei muito dessas frases são:
“Isso aqui está caindo aos pedaços, está tudo velho, a pista não presta, a grama está alta e etc etc etc”
Ok , não podemos tampar o sol com a peneira e falar que não é verdade, mas até quando nós pilotos, mecânicos e FAMS vamos continuar a reclamar, culpar uns aos outros e continuarmos a não fazer nada. Eu sei que as dificuldades são muitas, os custos são altos e etc, etc, etc, mas será que se TODOS não fizerem um pouquinho e tratarmos o Kartódromo como seu fosse da gente, (pois ele é), não poderíamos aos poucos melhorando e quem sabe um dia chegar a ter o Kartódromo como o do filme que enviei.
Muitos podem esta ser perguntando, o que está escrito está bonito, mas e daí o que podemos fazer e o que você esta fazendo?.
Eu e meu companheiro de box, Lucas Neto,  começamos um movimento que gostaríamos que se alastrasse por todo Kartódromo, pintamos o nosso box, por dentro e por fora, inclusive a marquise e a parede do pódio e estou estimulando ao meus amigos a pintarem também, se cada um fizer isso (claro que do seu estilo), teríamos a área do box e do padocck toda renovada, o que já daria um outra imagem.
A nossa Associação a AFKP, utiliza o Kartódromo pelo menos 02 vezes ao mês, e muitos associados reclamam da deficiência na infra estrutura, então decidimos que invés de reclamar nós vamos melhorando aos pouquinhos no que der, e nesse pensamento já providenciámos  10 jogos de mesas, 40 cadeiras e  um freezer, que doamos para uso exclusivo no padocck nos dias de corrida. Decidimos também arrumar as portas dos banheiros do padocck, instalar novas saboneteiras e papeleiras, colocar quadros de aviso com as datas de corridas, classificados e outras informações sobre o kart . Estamos fazendo isso para dar conforto ao público que vem assistir aos nossos campeonatos, visto que em nossa última corrida havia cerca de 60 pessoas. A idéia é a seguinte, todos nós queremos que mulheres, filhos e amigos, venham nos prestigiar em nossos corridas, mas muitos  se sentem por assim dizer envergonhados em chama-lós, pois não há cadeiras para sentar, os banheiros as portas não fecham, o bar fica localizado em baixo e não no padocck, então um piloto doou um freezer que não utliza mais, outros as mesas e assim estamos fazendo. Se você tem algo que seria útil no Kartodrómo e não utiliza mais em casa, traga-o.
Muitos devem estar pensando: mais tudo isso não é responsabilidade da FAM? Eu não pago a mensalidade para isso? Concordo, mas respondo essa pergunta com outra pergunta. Quantos de nós estamos pagando em dia a FAMS?  Se fizermos um breve levantamento, muitos pilotos e mecânicos, se utilizam no Kartódromo mas não pagam as taxas ou sempre atrasam o pagam, utilizando da desculpa que está tudo ruim e não compensa pagar. Oras se todos nós pensarmos assim aí que o negócio não anda mesmo
Nesse sentido já dei uma idéia para a FAMS, e que eles irão discutir na próxima reunião do conselho, e consiste em nós pilotos nós unirmos, independente da categoria ou afinidade pessoal, e formarmos um condômino em que elegeríamos um Síndico do Kartódromo, (o processo semelhante ao um condomínio residencial), estabeleceríamos as regras do Kartódromo, o valor mensal da contribuição, o que daria direito ao uso de box e da pista. O montante recolhido cobriria todas as despesas do Kartódromo e o que sobrasse seria investido em melhorias definidos pela maioria. Cada piloto receberia um boleto mensal com a descrição das receitas e despesas, para que todo processo seja transparente.
Essa é um idéia minha, se alguém tiver melhora sugira, mas o ponto principal dessa idéia e unirmos os pilotos (independente das diferenças dentro da pista) e FAMS, acabar com essa “Guerra Fria”, e ambos os lados trabalharem para o bem do kart, pois o bom resultado dessa união será um kartódromo modernizado e organizado, o que atrai mais pilotos, o que para nós pilotos significa grids maiores e mais emocionante e para FAMS representa mais pilotos se filiando, consequente mais receitas e maior poder de barganha com possíveis patrocinadores e órgãos públicos.
Se você gostou dessa idéia, por gentileza responda esse email com as sua considerações e passa para o piloto do seu ciclo de amizade, seja ele profissional ou amados, e sugiro nós reunirmos informalmente (talvez um churrasco no próprio kartódromo), para botarmos as idéias no papel e darmos início ao sonho que tenho certeza que é o de todos, de termos o Kartódromo como visto no filme.
As amigos da FAMS, Terra, Neuza e João, deixo claro que o meu desejo com essa carta é somente trazer benefícios ao kart, desculpe se algo que tenha dito nesta carta possa ter ofendido ou incomodado, reitero que a finalidade não é essa, e vocês sabem o quanto venho batalhando pelo kart e defendo a FAMS durante esse 02 anos. 
E deixo claro que a decisão de escrever essa carta foi somente minha, sem nenhuma responsabilidade dos meus amigos e da AFKP.

Não vamos deixar o Kartodromo acabar!!!

Campo Grande, 08 de abril de 2013

João Marcelo da Cunha
KART 05