Regulamento/Regras

Veja também: regras de conduta e tabela 2011.



REGRAS E REGULAMENTO 2013


PARTICIPANTES DA REUNIÃO DE DEFINIÇÃO DO REGULAMENTO EM 2012: Edson Barbosa, Lucas Neto, André Licks, Diego Guedes, Eduardo Lopes, Elio Fontoura, João Marcelo, Eric Vicente, Antônio da Rocha, Thiago Cezar e Carlos Soto.

Participantes da reunião de definição do regulamento de 2013: André Licks, Eduardo Lopes, Rodrigo Ribeiro, Lucas Neto, João Marcelo, Eric Oyague e Ronaldo Silva.

Alterações nas regras de conduta
Pilotos punidos poderão ser colocados em observação dependendo da punição.
Pilotos poderão ser igualmente punidos caso causem avarias nos karts por imprudência ou intencionalmente.
O prazo para reclamações será a partir de 3 dias após a corrida até 5 dias após.
Art.17 revisado, com adição de toque intencional e mudança de bater nos pneus para siar da pista ou rodar.

Bandeira preta será possível somente em casos elencados nas regras de conduta que serão definidos posteriormente e não mais livre ao Diretor de Prova.


* As alterações no regulamento para 2013 já estão aplicadas neste documento (texto abaixo).

DOS VALORES
Valor das baterias será de R$75,00
Inscrição R$140,00 ou 3x de R$55,00 (associados AFKP não pagam)


I - Calendário

Art. 1º -  O campeonato 2013 terá 10 etapas, nas seguintes datas:

1ª Etapa - 23/fev
2ª Etapa - 23/mar
3ª Etapa - 27/abr
4ª Etapa - 25/mai
5ª Etapa - 22/jun
6ª Etapa - 27/jul
7ª Etapa - 31/ago
8ª Etapa - 28/set
9ª Etapa - 26/out
10ª Etapa - 23/nov

Festa de encerramento - 7/dez

Art. 2º - As corridas serão realizadas no Kartódromo Ayrton Senna (Kart MS Rental).

Art. 3º - Nos sábados de corridas os pilotos deverão estar às 14h00 no respectivo kartódromo para sorteio de baterias e karts. O piloto que chegar após iniciado o sorteio será automaticamente desclassificado da etapa. A Comissão Organizadora poderá considerar pequenos atrasos (de até 15 minutos) caso seja avisada com antecedência.

II - Inscrição

Art. 4º - Os pilotos inscritos deverão pagar a inscrição anual, no valor de R$ 130,00, na data da primeira etapa ou poderão optar pelo pagamento parcelado, sendo três parcelas de R$ 50,00 a serem pagas nas etapas 1, 6 e 11. No ato da inscrição o piloto ganha uma camiseta da FKP.

Art. 5º - O piloto que não pagar a taxa correspondente ao período estará automaticamente excluído da etapa inadimplente até que regularize sua inscrição.

Art. 6º - Para inscrições que ocorram no decorrer do campeonato deverá ser pago o valor da parcela corrente na primeira etapa que o piloto participar oficialmente e as restantes nas datas definidas no Art. 4º.

Art. 7º - O campeonato terá apenas uma categoria com peso mínimo de 80kg (piloto + equipamento individual + lastro). A FKP fornecerá o lastro ao piloto e este ficará responsável pelo próprio durante a bateira devendo devolvê-lo ao final da mesma no local designado para devolução. Qualquer ocorrência que inutilize ou diminua o peso do lastro será de responsabilidade do piloto utilizador, que será obrigado a ressarcir a FKP com um novo lastro de mesmo peso.

§ 1º - Após a guarda do lastro ser transferida para o piloto utilizador, a FKP não se responsabiliza por danos e nem disponibilizará novo equipamento.

§ 2º - O piloto receberá lastro conforme sua situação na bateria.

Art. 8º - Para inscrição os pilotos deverão informar obrigatoriamente todos os dados solicitados no respectivo formulário, salvo os dados da equipe caso não a tenha, sob pena de rejeição da inscrição.

Art. 9º - Será permitida a formação de equipes no decorrer do campeonato com pilotos inscritos oficialmente e a equipe somará pontos a partir de sua criação.

Art. 10 - Piloto com 3 faltas acumuladas no campeonato, consecutivas ou não, passará por análise da Comissão Organizadora para continuidade no campeonato. Decidido por sua exclusão a vaga aberta será disponibilizada para o cadastro de reserva.

III- Formação das Baterias

Art. 11 - As baterias serão formadas com os pilotos presentes até as 14h15m no local da corrida, sendo sorteados pilotos e kart para cada uma das baterias, além do sorteio do traçado a ser utilizado para a etapa dentre as 8 opções disponíveis.

Parágrafo único - A Comissão Organizadora poderá deixar os karts em piores condições como reserva e utilizar os mais rápidos no sorteio.

Art. 12 - A Comissão Organizadora definirá quantas baterias serão formadas de acordo com o número de pilotos presentes, podendo ser 1 ou mais, mantendo o mínimo de 2 karts reserva.

Art. 13 - A Comissão organizadora também sorteará a ordem dos Karts reserva para substituição no decorrer da corrida.

Art. 14 - A troca de kart só poderá ser realizada em caso de pane mecânica e após autorização do diretor de prova. Para troca de kart, o piloto deve dar uma volta na pista e pegar o kart reserva de acordo com a lista sorteada, somente uma troca por piloto, por ordem de chegada no box. Não havendo mais karts reserva, fica a escolha livre dos karts disponíveis (se houver).

Parágrafo único - Somente o diretor de prova pode solicitar ou autorizar ajustes nos karts.

Art. 15 - O número de vagas para o campeonato de 2013 fica limitado a 30 vagas. Havendo mais pilotos do que vagas no campeonato, a Comissão Organizadora poderá aumentar o número de vagas.

Art. 16 - Os pilotos com equipes e/ou pré-inscritos terão preferência na inscrição, e os pilotos que não forem contemplados com vagas ficarão em cadastro de reserva.

Art. 17 - Pilotos convidados poderão participar da etapa caso haja vaga no horário de fechamento da inscrição para sorteio dos karts. O piloto oficial que chegar no momento da inscrição dos convidados já é considerado desclassificado perdendo a preferência.

Parágrafo único - Convidados poderão participar apenas de uma etapa no ano em tal situação. A Comissão Organizadora poderá julgar casos especiais para participações de convidados que já tenham corrido uma etapa.

IV- Grid de largada e Pontuação

Art. 17 - Nas etapas 2 a 10 o grid de largada será formado pelas posições do campeonato invertidas, com aquecimento de 3 minutos e 12 minutos de corrida em todas as pistas. Na primeira etapa haverá tomada de tempo de 3 minutos para formação do grid.

§ 1º - Os pilotos convidados largam sempre do fim do Grid, posicionados pela ordem de inscrição na etapa.

§ 2º - Os pilotos que se inscreverem com o campeonato em andamento serão ordenados a frente do grid, como se possuíssem zero pontos e chegado em último nas etapas anteriores. Havendo empate nestes quesitos, serão ordenados pela ordem de inscrição.

Art. 18 - A pontuação para as posições finais da corrida será a seguinte:

1º 10
2º 8
3º 6
4º 5
5º 4
6º 3
7º 2
8º 1

§ 1º - Cada piloto descartará seus dois piores resultados de etapas que não recebeu punição.

§ 2º - Para efeito de classificação na tabela, os descartes começarão a ser computados a partir da terceira etapa.

Art. 19 - O piloto que obter a volta mais rápida da bateria receberá 1 ponto.

Art. 20 - Para cada campanha beneficente realizada pela FKP o piloto que contribuir receberá 1 ponto.

Art. 21 - As equipes terão os pontos de seus 2 pilotos somados, considerando os descartes realizados.

Art. 22 - Somente os pilotos inscritos oficialmente somarão pontos. Os convidados serão excluídos da classificação final.

Art. 23 - Após a corrida haverá pesagem do piloto com seu equipamento e lastro. Pilotos abaixo do peso de 79,00kg serão desclassificados da etapa. O piloto que estiver com peso no intervalo de 79,00kg a 79,99kg receberá uma advertência.

Art. 24 - O piloto que acumular duas advertências consecutivas será desclassificado da etapa que receber a segunda advertência. A desclassificação por duas advertências não exclui a possibilidade do piloto ser desclassificado por nova advertência na etapa seguinte.

Art. 25 - A largada será desconsiderada no caso de qualquer kart não largar por pane mecânica e será feita uma nova largada. O procedimento poderá ser repetido até que todos os karts larguem no mesmo momento.

V - Classificação e Premiação do Campeonato

Art. 26 - Classificação Geral única, sem separar por baterias. São somados os pontos dos pilotos e estará à frente aquele que tiver mais pontos somados.

Art. 27 - Para desempate de pilotos e equipes serão utilizados os critérios de número de vitórias, segundos lugares, terceiros lugares e assim sucessivamente até que haja o desempate.

Art. 28 - Haverá troféu para os 5 primeiros pilotos e troféu duplo para as 3 primeiras equipes ao final do campeonato e medalha de participação para todos os pilotos que finalizarem o campeonato.

Art. 29 - O estreante com a maior quantidade de pontos receberá o Troféu de Estreante do Ano. Considera-se estreante o piloto que não participou de nenhum campeonato da FKP inscrito oficialmente.

Art. 30 - No dia  8 de dezembro será realizada uma confraternização para a entrega dos prêmios. Somente os pilotos oficiais terão direito a participação da festa gratuitamente, caso haja orçamento disponível, e os pilotos convidados deverão pagar ingresso com valor a ser definido pela Comissão Organizadora.

VI - Comissão Organizadora

Art. 31 - A Comissão Organizadora será formada pela Diretoria da Associação Formula Kart do Pantanal.

Art. 32 - A Comissão Organizadora será responsável por decidir qualquer mudança que possa ocorrer no campeonato, e somente os membros desta terão direito a voto em caso de mudança do regulamento.

Art. 33 - As decisões da Comissão serão sempre motivas por voto simples dos presentes. Em caso de empate o voto do Presidente da AFKP ou do piloto com mais corridas na FKP terá peso 2.

Art. 34 - Qualquer caso omisso ou estranho ao regulamento será tratado pela Comissão Organizadora.

VII - Testes pré-corrida

Art. 35 - O piloto de testes deve ter no mínimo 10 corridas na FKP e se apresentar no kartódromo às 8h em ponto nos dias de corrida, bem como o piloto de testes reserva. Na falta do titular, o reserva assume a responsabilidade.

Art. 36 - Qualquer piloto pode acompanhar os trabalhos, bastando se apresentar no horário dos testes.

Art. 37 - Os pilotos inscritos com menos participações em testes terão preferência, ou seja, para um piloto participar do teste pela segunda vez, todos os outros inscritos terão que ter participado ao menos uma vez;

Art. 38 - O piloto de testes deve ter ciência de que estará trabalhando para a FKP, e assumirá o compromisso de comparecer no local e hora previstos, ou avisar com antecedência caso não possa comparecer aos testes;

Art. 39 - A tarefa do pilotos de testes será informar sobre as condições gerais dos karts, o que pode ser melhorado.

VIII - Equipamentos obrigatórios

Art. 40 - Para participar das corridas é obrigatório o uso de calça, camisa comprida, sapato fechado além de capacete fechado e luvas fornecidos pela organização ou próprios.

Veja também: regras de conduta e tabela 2011.

Faça o download do regulamento: clique aqui.

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