sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novos kartódromos em São Paulo

No feriado de outubro, os pilotos da FKP André Licks, Lucas Neto, Diego Guedes, João Marcelo e William Bernardes foram com a KAM (campeonato que eles também disputam) para visitar os novos kartódromos da região de Campinas para disputar umas corridas. E que belos kartódromos!

Na viagem estava programado Kartódromo de Registro, San Marino, MMoa e Kart In Jaguaré. Infelizmente um engarrafamento impediu de chegarmos em Registro, e o Kart In Jaguaré está desativado. Então, no primeiro dia fomos até o conhecido Kartódromo da Aldeia da Serra e trocamos o Kart In Jaguaré pela Arena Schincariol em Itu. Todos os kartódromos visitados tinham karts com motores Honda 13hp, os mesmos que eram usados aqui em Campo Grande na administração da MS Kart Rental.

Agora vamos a estrutura de cada um.

Aldeia da Serra (quinta-feira)


Um belíssimo cenário cerca a pista. Corremos na quinta-feira a noite com chuva. A pista tem grau médio de dificuldade e os karts tem algum problema de equalização. No passado já corremos lá e tivemos problemas com karts saindo de frente. A estrutura de lanchonetes e arquibancada é muito boa, e tem uma loja de peças para kart e vestuário excelente. Mas vale a pena a visita pela pista e pelo visual.

Arena Schincariol (sexta-feira)


Kartódromo situado em Itu-SP, tem uma pista longa (1100m) com uma reta de 300m. A pista foi construída ao lado da fábrica da Schincariol e possui uma estrutura enorme de boxes. Os karts eram bem ruins, já com 4  anos de uso, mas isso deve mudar dentro de 2 meses. Segundo o responsável pelo indoor, a frota será toda renovada, bem como os equipamentos. Nós vimos no local 2 karts novos de marcas diferentes, para serem testados. A pista tem um grau de dificuldade médio/alto, com muitas pegadinhas nas curvas. Destaque para o briefing, quando nos passaram o traçado básico para correr. Uma pista muito boa, mas é melhor esperar a frota ser renovada para visitá-la.

San Marino Kart (sexta-feira)

Aqui a história começou a ficar séria. O San Marino deixa logo perceber que é focado no kart indoor. Uma pista compacta, com várias opções de traçado, guichês de atendimento, credenciamento automatizado, lanchonete, uma frota enorme de karts e uma arquibancada com excelente visão da pista.
Esta pista deixou muitos pilotos apaixonados, tanto que foi a pista que mais andamos, 3 baterias no total, e com a maior variedade de condições, uma bateria com pista seca, segunda com pista molhada e a terceira com a pista secando. A pista tem algumas curvas trabalhosas e muita borracha no asfalto, o que facilita muito a pilotagem no seco e deixa a pista um sabão na chuva.
Lá você pode pedir lastro no seu kart à vontade. E cuidado com a curva da árvore, na foto ao fundo. Se errar vai pra dentro do box, se fizer muito lento vai ser ultrapassado na reta.
Pista com grau de difculdade médio/alto, e grau de diversão alto. Visita obrigatória para quem passa pela região, vá com tempo para correr várias baterias no dia, pois o kartódromo é bem movimentado.

Credenciamento de pilotos, San Marino Kart.

MMoa (sábado)



Você chega no local e já é recebido por um dos donos, Dodô Molena, que faz questão de receber cada piloto muito bem. A estrutura está ainda sendo finalizada, mas já está quase tudo pronto. A arquibancada é fechada com vidro e fica no segundo andar. Lanchonete, loja de peças de kart, vários boxes, tudo feito para que o kartódromo tenha homologação internacional. E aliás, no briefing é a primeira explicação que a gente recebe, as zebras são altas porque é o molde exigido pela CIK/FIA, para obrigar os pilotos a andar no asfalto e não nas zebras. Com uma pista com mais de 1 centena de traçados, você tem a impressão de olhar para um mar de asfalto com ilhas.

Aqui eles também tem lastro à vontade para os karts indoor e karts bem nivelados. Andamos 2 baterias nessa pista, e devo dizer que ficou como minha pista favorita. O grau de dificuldade é elevado (andamos no mesmo traçado do Red Bull Kart Fight) com muitas curvas que pedem várias voltas para serem dominadas. É uma pista que exige muito, física e mentalmente, e é o clássico local onde "os homens são separados dos meninos". A pista mais difícil que tinha andado até então era a Granja Vianna, mas esse traçado do MMoa conseguiu ficar um pouco acima. Vá com um bom protetor de costelas, e pronto para ser desafiado, essa pista tem capacidade para tirar de você tudo que sabe.