segunda-feira, 6 de maio de 2013

Adquirindo seu Equipamento [Pt3 Protetor]

Agora vamos falar de um equipamento que não é muito popular, mas faz muita diferença. O protetor de costelas é exatamente isso que o nome diz e apesar de ser simples, pode ser a diferença entre uma costela dolorida e uma costela quebrada. Parece exagero, mas não é. Uma pancada mais forte na lateral do kart pode causar um belo ferimento e as vezes, nem mesmo é necessário um acidente. Basta subir em uma zebra de um jeito errado que você pode ter um belo machucado.

Se nos outros guias eu indicava os modelos por faixa de preço, aqui vou fazer um pouco diferente. Isso por que só existem 3 modelos de protetores de costela no mercado e diversas marcas que fazem cada um deles, e cada marca tem suas características. As marcas mais comuns e acessíveis pros brasileiros são a Targa, a Ciao e a Sparco.

A primeira opção é feita exclusivamente pela Targa, mas é a mais comum nos karts.É uma placa de propileno com espuma de alta densidade que envolve as costas e costelas do piloto. Simples. Porém, como esse colete tem muita saída nas lojas físicas, nem sempre está disponível pela internet.



A segunda opção é a que tem a maior variedade de fabricantes. Sparco, Targa e Ciao (além de várias outras marcas internacionais) produzem esse modelo, cada uma com sua característica. Ele é formado por duas placas de propileno com espuma de alta densidade em cada costela, com elástico nas costas e frente, além das alças pros ombros.



Por último, temos o colete completo. Diferentemente dos outros, ele não protege somente as laterias do corpo, como ombros e costas também. A maior parte de suas placas são flutuantes e separadas, para o piloto poder se mover livremente com o colete, porém muitos afirmam que o tamanho incomoda enquanto se usa na pista.


Para escolher qual colete se encaixa mais no perfil, só há uma maneira. Experimentar. Além da proteção, o protetor de costela deve deixar o piloto confortável para não atrapalhar a concentração e a pilotagem. Considerando que da para trincar uma costela simplesmente subindo em uma zebra do jeito errado, um pouco de proteção nunca é demais.


Veja Também:
Adquirindo seu Equipamento: Parte 1 - Sapatilhas
Adquirindo Seu Equipamento: Parte 2 - Luvas