segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Diretoria estuda criação de regras contra toques

Depois de uma temporada inteira, percebemos que toques são uma coisa constante na categoria e é praticamente impossível uma corrida inteira sem eles. Muitas vezes eles não são intencionais, mas sempre pode existir aquela pessoa que, na falta da habilidade, tenta compensar utilizando alguma artimanha para conseguir ganhar uma posição a frente. Para evitar esse tipo de acontecimento, proponho colocar um regulamento paralelo para estudar acidentes e acusações de cada corrida e impedir alguma pessoa de levar vantagem de forma imoral.



Abaixo, mostro a minha proposta para esse Regulamento Extra.

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Regulamento Extra

1. Comissão Julgadora
1.1 - Por meio de uma votação com todos os participantes antes da primeira etapa da temporada 2009, será criada uma comissão julgadora entre os pilotos com 7 participantes, sendo 5 majoritários e 2 suplentes, de equipes diferentes.

1.2 - Essa comissão julgadora será mantida durante toda a temporada.

1.3 - Os participantes majoritários ficarão com a tarefa de analisar os acidentes, ouvindo ambas as partes afetadas, testemunhas e videos do acontecimento, para então debater entre si e votar no resultado final e punições (se houver).

1.4 - Para manter a imparcialidade, os participantes majoritários serão substituídos pelos suplentes sempre que sua equipe (o próprio membro da comissão ou seu parceiro) estiver envolvida. Essa substituição também pode acontecer caso o participante majoritário falte, etc.

2. Debate
2.1 - Sempre que um piloto tiver uma reclamação em relação aos atos de outro piloto, essa reclamação deve ser levada à comissão julgadora para ser discutida após o final da segunda bateria daquela etapa.

2.2 - Durante o debate, cada piloto vai expor seu lado da história e chamar possíveis testemunhas para comprovar os acontecimentos do seu ponto de vista. Caso o acontecimento tenha sido filmado, também será utilizado para esclarecimento dos fatos.

2.3 - Após os dois lados terem se explicado e colocado seus pontos, a comissão julgadora irá deliberar em segredo e analisar os acontecimentos. Ainda em segredo, ela deverá votar para determinar se vai haver punição ou não, e qual será essa punição.

3. Punições
3.1 - Ficam estabelecidas as seguintes punições:

3.1.1 - Punição Leve - Piloto tem 0.5 segundos acréscido no seu tempo de volta rápida.
3.1.2 - Punição Média - Piloto tem 0.5 segundos acréscidos no seu tempo de volta rápida e perde uma posição na corrida.
3.1.3 - Punição Moderada - Piloto tem 1 segundo acrescido no seu tempo de volta rápida e perde três posições.
3.1.4 - Punição Pesada - Piloto tem 1 segundo acrescido no seu tempo de volta rápida e perde todas as posições na corrida, caindo para o último lugar.

4. Casos Pré-Definidos
4.1 - Os seguintes casos estão proibidos na FKP e serão punidos diretamente quando comprovados, sem direito a debate para argumentação:

4.1.1 - Ações de má fé que empurrarem o adversário nos pneus ou fizer ele rodar, seja por meio de toque, fechada ou afins.
4.1.2 - Qualquer forma de ganhar tempo na corrida de forma ilegal.
4.1.2 - Qualquer forma de impulsão do kart sem que seja pelo motor ou pelos conhecidos "pulinhos".