domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Primeira Vitória a Gente Nunca Esquece

A segunda etapa teve a entrada de vários pilotos na categoria. A Engenheiros Turbinados colocou na pista Luca Facchin e Ricardo Patai. A LesManos Racing trouxe apenas 1 piloto, Ivan Torres. E a Scuderia Pilotos de Segunda fez sua estréia com Rafael Alves e Cézar Maia. Mas não teve jeito. A vitória em ambas as baterias ficaram com pilotos experientes mas que, coincidentemente, nunca haviam vencido.

Pela segunda vez os pilotos da FKP enfrentaram a pista de baixo de chuva. Se os planos eram de inverter a corrida e colocar a pista no sentido horário, São Pedro discordou e molhou tudo por lá, proibindo (segundo as regras do autódromo) de se correr com o traçado invertido. Se por um lado isso tranquilizou os pilotos que estavam preocupados, deixou muita gente que estava ansiosa pela nova pista, insatisfeita.


Bateria 01

Com a chuva caindo, todos estavam apostando para que as posições ficassem as mesmas durante a corrida, mas isso não durou nem uma única volta. O grid era assim: 1) Lucas Neto, 2) Deivis Monteiro, 3) Douglas Andrade, 4) Elio Fontoura, 5) Rodrigo Ribeiro, 6) Rodrigo Gomes, 7) Ivan Torres, 8) Cézar Maia e 9) Ricardo Patai.

A largada é tranquila e passa sem nenhum acidente, mas até a curva quatro. Ao tentar frear um pouco mais forte, Neto acaba escorregando e roda, dando de presente a posição para Monteiro e Andrade. Enquanto Monteiro passava a apertar o passo e melhorar seu tempo, Andrade escolhe um traçado defensivo e passa a segurar a maioria dos pilotos. Na parte de trás, Torres consegue ultrapassar Gomes e ganha a sexta posição.

Maia e Patai, estreantes na categoria, estavam com grandes dificuldades para conduzirem seus karts com a pista molhada e não ofereciam nenhum perigo aos outros corredores. Monteiro superou os dois com certa facilidade, mas como os outros pilotos andavam todos juntos, as ultrapassagens ficavam complicadas. Numa dessas ocasiões, Fontoura se aproveita do tráfego lento e supera Neto, usando uma manobra arriscada e passando por fora na curva 2.

Fontoura, vendo que a tática escolhida dá certo, consegue ultrapassar Andrade e ganha a segunda posição. Um pouco mais atrás, também acontecia uma ultrapassagem. Torres aproveita o tráfego lento e supera Ribeiro, para colar em Neto. E não demorou muito para que o líder alcançasse essa turma toda, colocando volta em vários competidores, aumentando ainda mais a fila que se formava na pista. Algumas voltas depois, Torres e Ribeiro aproveitam uma pequena bagunça no miolo do circuito para também ultrapassarem Neto e jogar o piloto da Big Block para a sexta posição.

Torres então cola em Andrade, que também não consegue oferecer muita resistência e cede a terceira posição. Após isso, as posições acabaram não mudando, mas um fato inusitado acabou acontecendo. Monteiro, tranquilo com a distância que tinha aberto para o segundo colocado, resolve ficar atrás de Ribeiro sem forçar a ultrapassagem. Enquanto isso Ribeiro, que não sabia da sua posição na corrida (e nem a de Monteiro) tenta de todas as formas se defender do líder da prova, pensando que estava disputando sua posição. As posições finais ficaram assim:

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Deivis Monteiro (DDR)
2. Elio Fontoura (E2)
3. Ivan Torres (LesManos)
4. Douglas Andrade (DDR)
5. Rodrigo Ribeiro (E2)
6. Lucas Neto (BBT)
7. Rodrigo Gomes (BBT)
8. Cézar Maia (SPS)
9. Ricardo Patai (ET)

Bateria 02

Com a falta da equipe Anhanduí, alguns pilotos acabaram ganhando posições extras antes da largada de graça e o grid ficou desfalcado, com apenas 6 pilotos na pista. O grid ficou assim: 1) Maycon Matos, 2) Edson Barbosa, 3) Leandro Fontoura, 4) Adriano Oliveira, 5) Luca Facchin e 6) Rafael Alves. E logo na largada, Oliveira pula na frente de seu companheiro de equipe (L. Fontoura) e ir buscar a posição de Barbosa na curva 4, pulando na primeira volta de quarto para segundo! Atrás dele, Facchin também pressiona e se mantém perto dos líderes.

Mas tudo que é bom dura pouco, e na volta seguinte, na mesma curva quatro, Oliveira acaba rodando e levando Matos junto dele, deixando a pista livre para Barbosa conquistar a primeira posição. Oliveira ainda consegue se recuperar rapidamente e fica em segundo lugar, mas Matos se enrosca nos pneus e cai para a última posição.

Oliveira então passou a tentar forçar mais, mas sua inexperiência acabou sendo sua inimiga e ele acaba rodando de novo e perdendo a posição para L. Fontoura. Enquanto Barbosa guiava tranquilo na frente, Matos imprimia um ritmo forte do outro lado da pista e superava Rafael com facilidade. No meio, Oliveira passava a sofrer com a pressão que Facchin colocava em cima dele e os dois passam a se tocar constantemente no miolo da pista, ocasionando acenos indignados de ambas as partes. Matos, que não tinha nada a ver com a história, aproveita a disputa para alcançar os dois e esperar o momento certo para tentar a ultrapassagem.

Com Oliveira e Facchin já de cabeça quente, não demorou muito e o pior aconteceu. Eles se tocam e rodam, deixando a pista livre para Matos. Facchin ainda consegue sair na frente e Oliveira tem que amargar a quinta posição da corrida. Do outro lado, L. Fontoura consegue tirar a diferença até Barbosa e começa a se aproximar perigosamente do líder da corrida. Mas novamente é Matos quem leva a sorte grande. L. Fontoura acaba perdendo o controle do seu kart na curva 1 e fica preso nos pneus, perdendo a segunda posição e Matos conseguir pular para a segunda posição.

Com os dois pilotos da Erasmo na liderança, a corrida esfriou. Matos até consegue alcançar Barbosa em alguns momentos, mas nem tenta a ultrapassagem. L. Fontoura, que vinha atrás deles, acaba não conseguindo alcança-los até o fim da corrida e belisca o lugar mais baixo do pódio.

Resultado Final da Segunda Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Edson Barbosa (KRM)
2. Maycon Matos (KRM)
3. Leandro Fontoura (MKT)
4. Luca Facchin (LesManos)
5. Adriano Oliveira (MKT)
6. Rafael Alves (SPS)

Resultado Geral

Com os dois primeiros colocados fora do pódio, o campeonato de pilotos da FKP embola. Deivis Monteiro por enquanto está na frente, mas a diferença entre ele e o 6º colocado (Maycon Matos) é de apenas 5 pontos. No campeonato de construtores, a Erasmo consegue se aproximar dos líderes com a dobradinha da segunda bateria e empata no segundo lugar com a E2. A DDR fica na liderança com uma pequena vantagem de 5 pontos. Isso com certeza já garante um pouco da emoção para a próxima corrida, que vai ser dia 22 de Fevereiro. O grid para a terceira etapa é o seguinte:

Bateria 01
1. Ivan Torres (LesManos) 30.75
2. Deivis Monteiro (DDR) 30.78
3. Elio Fontoura (E2) 30.83
4. Maycon Matos (KRM) 30.93
5. Leandro Fontoura (MKT) 31.32
6. Douglas Andrade (DDR) 31.41
7. Edson Barbosa (KRM) 31.71

Bateria 02
1. Lucas Neto (BBT) 31.59
2. Luca Facchin (ET) 31.63
3. Rodrigo Gomes (BBT) 31.71
4. Rodrigo Ribeiro (E2) 31.79
5. Adriano Oliveira (MKT) 32.43
6. Rafael Alves (SPS) 32.93
7. Cézar Maia (SPS) 34.41
8. Ricardo Patai (ET) 35.71

Faça chuva ou sol

Aos novos pilotos a direção da FKP informa que com chuva ou sol acontecerá a 2ª etapa do campeonato. A direção ainda reforça o alerta para a pista no sentido horário e sugere a leitura do artigo "Hora de reaprender" postado aqui no site.

Pontualmente as 18h30 será feito o sorteio para encaixar os pilotos que não correram na última etapa, em seus respectivos lugares no grid.

Muita emoção está reservada para esta etapa, já que com exceção dos pilotos das equipes que não correram na primeira etapa, todos irão correr com seus parceiros. Camaradagem ou disputa por posições, em 2008 isso já rendeu pano pra manga.

Boa sorte aos pilotos e muita prudência.