domingo, 7 de junho de 2009

Resumo da 8ª Etapa - A despedida de Elio

A oitava etapa da FKP foi cheia de emoção, tanto na primeira bateria quanto na segunda. Ambas as corridas tiveram vários momentos emocionantes, tanto nos pelotões que andavam na frente, quanto com os pelotões que andavam atrás. Para adicionar ainda mais pimenta, tivemos uma nova equipe. Era a Lentos 4 Drag fazendo sua estréia.

Bateria 01
Andrade não comete erros e vence de ponta a ponta


Mais uma vez, Douglas Andrade mostrou que é um dos pilotos mais difíceis de ser ultrapassado. Mesmo largando na pole e sofrendo pressão durante as 48 voltas, Andrade conseguiu se manter na liderança sem errar, com um kart visivelmente inferior ao de seus adversários. O grid era formado assim: 1) Douglas Andrade, 2) Victor Costa, 3) Deivis Monteiro, 4) André Licks, 5) Adriano Oliveira, 6) Leandro Navarro, 7) Rafael Alves e 8) Luca Facchin.

Na largada, Facchin consegue surpreender Alves e entrega pra ele a lanterna da bateria. Na outra ponta, Andrade larga bem e consegue um mínimo de distância de Costa, que sofre pressão de Monteiro, vindo rápido logo atrás. Porém, com um kart com um retomada ruim, logo não demorou para formar o trenzinho. Era Andrade, Costa, Monteiro e Licks, todos andando rápidos e juntos. Atrás, Facchin conseguia imprimir um bom ritmo e tentava ultrapassar Navarro.

Depois de várias voltas e muitos toques, uma mudança de posição acontece. Depois de uma freada mais forte de Andrade e Costa na curva 5, Monteiro acaba travando suas rodas e quase roda, fazendo perder muita velocidade. Licks, que vinha logo atrás, consegue fazer um traçado melhor e sai com muito mais tração, ganhando a posição com certa facilidade. Na outra ponta, é Facchin que consegue superar Navarro, aproveitando uma espalhada na curva 4 pra aproveitar, emparelhar os karts e supera-lo na curva 5.

Enquanto isso, Andrade continuava com seus adversários na sua cola. Apesar da pressão, quem acaba cometendo um erro é seu companheiro de equipe, Monteiro. Na mesma curva 5, ele acaba derrapando demais e fica parado de cara para os pneus. Oliveira, que não vinha muito atrás, aproveita e ultrapassa para ganhar a 4ª posição. Poucas voltas depois, é a vez de Licks aproveitar um erro e ganhar uma posição. Depois de tomar uma bandeirada de advertência, Costa acaba se descuidando e deixando a porta aberta para Licks que aproveita e toma a segunda posição. Andrade, um pouco mais a frente, ganha um suspiro, mas não por muito tempo. Rapidamente Licks alcança-o e passa a exercer pressão, chegando a quase ultrapassar Andrade várias vezes.

No meio do pelotão, Monteiro consegue alcançar Oliveira e algumas voltas depois ganha a posição. Ele ainda consegue tempo para voltar a fazer um pouco de pressão em cima de Costa, mas a corrida acaba antes das posições serem trocadas mais alguma vez.





Resultado Final
Primeira Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. Douglas Andrade (DDR)
2. André Licks (Trident)
3. Victor Costa (Brow GP)
4. Deivis Monteiro (DDR)
5. Adriano Oliveira (MKT)
6. Luca Facchin (ET)
7. Leonardo Navarro (Brow GP)
8. Rafael Alves (ET)


Bateria 02
Ultrapassagens de todos os tipos


A segunda bateria já começava diferente, por que tinha os dois pilotos da L4D correndo pela primeira vez no final do pelotão, junto de vários pilotos experientes da FKP formando uma salada com estilos de pilotagem variados. O grid era formado assim: 1) Edson Barbosa, 2) Rodrigo Ribeiro, 3) Maycon Matos, 4) Elio Fontoura, 5) Vinícius Martinez, 6) Rodrigo Gomes, 7) Paulo Souza, 8) Artur Licks e 9) Lucas Neto.

Logo na largada já houve troca de posições. Matos e Souza comem mosca e Fontoura e Licks se aproveitam e ganham uma posição cada. Algumas voltas depois, Neto consegue superar Souza e começa a tentar ganhar terreno para chegar no pelotão que tinha se formado com os outros pilotos. Martinez também já aproveita e começa a subir algumas posições, também ultrapassando Matos. Logo em seguida, uma espalhada de Ribeiro na curva 4 faz ele perder a posição para Fontoura e Martinez. Ribeiro, com a cabeça quente, acaba errando outra vez, mas dessa vez na curva 2. Ele fica virado de cara para os pneus e cai para a última posição.

Brigando pela ponta, Martinez continua sua subida e consegue ultrapassar Fontoura, passando a pressionar o líder Barbosa. No outro lado, Licks acaba dando um toque em Gomes no final da reta, jogando o mesmo para os pneus. Preocupado com o outro piloto, ele diminui a velocidade na curva 2 para observar se estava tudo bem com Gomes, mas Neto aparece e se aproveita da situação para ganhar a quinta posição. Pouco tempo depois, Barbosa acaba cedendo a pressão e perde a posição para Martinez, porém, mesmo com a troca de líderes, a ação na diminuiu.

Agora, eram Fontoura, Matos, Neto e Licks que perseguiam Barbosa. E numa disputa, a pista ficou pequena. Logo após a curva 5, na frente das "arquibancadas", Fontoura tenta ultrapassar Barbosa pelo lado de fora e acaba espremido nos pneus, perdendo vários segundos importantes e caindo para sétimo. Com Matos pilotando logo atrás de Barbosa, ele passa a usar um traçado mais defensivo para proteger seu companheiro de equipe. Porém, Neto vem colado logo atrás dele e tenta a ultrapassagem na curva 2, mas com os freios ruins, ele acaba dando um toque mais forte e resolve deixar Matos ficar com sua posição, mas ao devolver, acaba deixando a porta aberta e perde a posição para Licks.

Depois, uma situação inusitada. Neto percebe a aproximação de Fontoura logo atrás dele, mas acaba confundindo o piloto da E2 com o líder da prova e cede a posição sem oferecer resistência. Fontoura então passa a perseguir Licks e sem muita demora, toda a posição para brigar com Matos pela 4ª posição. As posições se encaminhavam para terminar dessa maneira, mas Fontoura força uma passagem em cima de Matos na última curva, jogando o piloto da KRM nos pneus e ganhando a posição de forma violenta. Neto, que vinha logo atrás de Matos, também não consegue freiar e também acaba batendo, mas por ficar mais livre, consegue se safar e também ganha a posição de Matos antes de cruzar a linha de chegada.



Resultado Final
Segunda Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. Vinicius Martinez (Trident)
2. Edson Barbosa (KRM)
3. Elio Fontoura (E2)
4. Artur Licks (L4D)
5. Lucas Neto (BBT)
6. Maycon Matos (KRM)
7. Rodrigo Gomes (BBT)
8. Rodrigo Ribeiro (E2)
9. Paulo Souza (L4D)



Resultado Geral


No campeonato de pilotos, a saída de Elio Fontoura esfria a disputa e deixa Deivis Monteiro com uma mão no caneco de 2009. O mesmo acontece com o título de equipes, onde a DDR acaba de perde seu principal rival na disputa e dispara com uma larga vantagem, caso a E2 não consiga alguém para completar a vaga ao lado de Rodrigo Ribeiro. A próxima etapa acontece no fim do mês, dia 28, e terá como grids de largada, essas posições:


Bateria 01
1. Deivis Monteiro (21.51) DDR
2. André Licks (21.62) Trident
3. Victor Costa (21.70) Brow GP
4. Elio Fontoura (21.76) E2
5. Artur Licks (21.82) L4D
6. Vinicius Martinez (21.83) Trident
7. Douglas Andrade (22.01) DDR
8. Edson Barbosa (22.41) KRM

Bateria 02
1. Maycon Matos (21.84) KRM
2. Lucas Neto (21.87) BBT
3. Rodrigo Ribeiro (21.88) E2
4. Adriano Oliveira (21.97) MKT
5. Luca Facchin (22.12) ET
6. Rodrigo Gomes (22.16) BBT
7. Leonardo Navarro (22.17) Brow GP
8. Rafael Alves (22.43) ET
9. Paulo Souza (22.96) L4D

FKP informa: o hábito faz o monge

Fontes ligadas ao S.I.F.K.P. (Serviços de Informações da FKP) mostram o que muitos já sabiam:

André Licks Viciado O hábito faz o monge…