domingo, 7 de junho de 2009

Resumo da 8ª Etapa - A despedida de Elio

A oitava etapa da FKP foi cheia de emoção, tanto na primeira bateria quanto na segunda. Ambas as corridas tiveram vários momentos emocionantes, tanto nos pelotões que andavam na frente, quanto com os pelotões que andavam atrás. Para adicionar ainda mais pimenta, tivemos uma nova equipe. Era a Lentos 4 Drag fazendo sua estréia.

Bateria 01
Andrade não comete erros e vence de ponta a ponta


Mais uma vez, Douglas Andrade mostrou que é um dos pilotos mais difíceis de ser ultrapassado. Mesmo largando na pole e sofrendo pressão durante as 48 voltas, Andrade conseguiu se manter na liderança sem errar, com um kart visivelmente inferior ao de seus adversários. O grid era formado assim: 1) Douglas Andrade, 2) Victor Costa, 3) Deivis Monteiro, 4) André Licks, 5) Adriano Oliveira, 6) Leandro Navarro, 7) Rafael Alves e 8) Luca Facchin.

Na largada, Facchin consegue surpreender Alves e entrega pra ele a lanterna da bateria. Na outra ponta, Andrade larga bem e consegue um mínimo de distância de Costa, que sofre pressão de Monteiro, vindo rápido logo atrás. Porém, com um kart com um retomada ruim, logo não demorou para formar o trenzinho. Era Andrade, Costa, Monteiro e Licks, todos andando rápidos e juntos. Atrás, Facchin conseguia imprimir um bom ritmo e tentava ultrapassar Navarro.

Depois de várias voltas e muitos toques, uma mudança de posição acontece. Depois de uma freada mais forte de Andrade e Costa na curva 5, Monteiro acaba travando suas rodas e quase roda, fazendo perder muita velocidade. Licks, que vinha logo atrás, consegue fazer um traçado melhor e sai com muito mais tração, ganhando a posição com certa facilidade. Na outra ponta, é Facchin que consegue superar Navarro, aproveitando uma espalhada na curva 4 pra aproveitar, emparelhar os karts e supera-lo na curva 5.

Enquanto isso, Andrade continuava com seus adversários na sua cola. Apesar da pressão, quem acaba cometendo um erro é seu companheiro de equipe, Monteiro. Na mesma curva 5, ele acaba derrapando demais e fica parado de cara para os pneus. Oliveira, que não vinha muito atrás, aproveita e ultrapassa para ganhar a 4ª posição. Poucas voltas depois, é a vez de Licks aproveitar um erro e ganhar uma posição. Depois de tomar uma bandeirada de advertência, Costa acaba se descuidando e deixando a porta aberta para Licks que aproveita e toma a segunda posição. Andrade, um pouco mais a frente, ganha um suspiro, mas não por muito tempo. Rapidamente Licks alcança-o e passa a exercer pressão, chegando a quase ultrapassar Andrade várias vezes.

No meio do pelotão, Monteiro consegue alcançar Oliveira e algumas voltas depois ganha a posição. Ele ainda consegue tempo para voltar a fazer um pouco de pressão em cima de Costa, mas a corrida acaba antes das posições serem trocadas mais alguma vez.





Resultado Final
Primeira Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. Douglas Andrade (DDR)
2. André Licks (Trident)
3. Victor Costa (Brow GP)
4. Deivis Monteiro (DDR)
5. Adriano Oliveira (MKT)
6. Luca Facchin (ET)
7. Leonardo Navarro (Brow GP)
8. Rafael Alves (ET)


Bateria 02
Ultrapassagens de todos os tipos


A segunda bateria já começava diferente, por que tinha os dois pilotos da L4D correndo pela primeira vez no final do pelotão, junto de vários pilotos experientes da FKP formando uma salada com estilos de pilotagem variados. O grid era formado assim: 1) Edson Barbosa, 2) Rodrigo Ribeiro, 3) Maycon Matos, 4) Elio Fontoura, 5) Vinícius Martinez, 6) Rodrigo Gomes, 7) Paulo Souza, 8) Artur Licks e 9) Lucas Neto.

Logo na largada já houve troca de posições. Matos e Souza comem mosca e Fontoura e Licks se aproveitam e ganham uma posição cada. Algumas voltas depois, Neto consegue superar Souza e começa a tentar ganhar terreno para chegar no pelotão que tinha se formado com os outros pilotos. Martinez também já aproveita e começa a subir algumas posições, também ultrapassando Matos. Logo em seguida, uma espalhada de Ribeiro na curva 4 faz ele perder a posição para Fontoura e Martinez. Ribeiro, com a cabeça quente, acaba errando outra vez, mas dessa vez na curva 2. Ele fica virado de cara para os pneus e cai para a última posição.

Brigando pela ponta, Martinez continua sua subida e consegue ultrapassar Fontoura, passando a pressionar o líder Barbosa. No outro lado, Licks acaba dando um toque em Gomes no final da reta, jogando o mesmo para os pneus. Preocupado com o outro piloto, ele diminui a velocidade na curva 2 para observar se estava tudo bem com Gomes, mas Neto aparece e se aproveita da situação para ganhar a quinta posição. Pouco tempo depois, Barbosa acaba cedendo a pressão e perde a posição para Martinez, porém, mesmo com a troca de líderes, a ação na diminuiu.

Agora, eram Fontoura, Matos, Neto e Licks que perseguiam Barbosa. E numa disputa, a pista ficou pequena. Logo após a curva 5, na frente das "arquibancadas", Fontoura tenta ultrapassar Barbosa pelo lado de fora e acaba espremido nos pneus, perdendo vários segundos importantes e caindo para sétimo. Com Matos pilotando logo atrás de Barbosa, ele passa a usar um traçado mais defensivo para proteger seu companheiro de equipe. Porém, Neto vem colado logo atrás dele e tenta a ultrapassagem na curva 2, mas com os freios ruins, ele acaba dando um toque mais forte e resolve deixar Matos ficar com sua posição, mas ao devolver, acaba deixando a porta aberta e perde a posição para Licks.

Depois, uma situação inusitada. Neto percebe a aproximação de Fontoura logo atrás dele, mas acaba confundindo o piloto da E2 com o líder da prova e cede a posição sem oferecer resistência. Fontoura então passa a perseguir Licks e sem muita demora, toda a posição para brigar com Matos pela 4ª posição. As posições se encaminhavam para terminar dessa maneira, mas Fontoura força uma passagem em cima de Matos na última curva, jogando o piloto da KRM nos pneus e ganhando a posição de forma violenta. Neto, que vinha logo atrás de Matos, também não consegue freiar e também acaba batendo, mas por ficar mais livre, consegue se safar e também ganha a posição de Matos antes de cruzar a linha de chegada.



Resultado Final
Segunda Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. Vinicius Martinez (Trident)
2. Edson Barbosa (KRM)
3. Elio Fontoura (E2)
4. Artur Licks (L4D)
5. Lucas Neto (BBT)
6. Maycon Matos (KRM)
7. Rodrigo Gomes (BBT)
8. Rodrigo Ribeiro (E2)
9. Paulo Souza (L4D)



Resultado Geral


No campeonato de pilotos, a saída de Elio Fontoura esfria a disputa e deixa Deivis Monteiro com uma mão no caneco de 2009. O mesmo acontece com o título de equipes, onde a DDR acaba de perde seu principal rival na disputa e dispara com uma larga vantagem, caso a E2 não consiga alguém para completar a vaga ao lado de Rodrigo Ribeiro. A próxima etapa acontece no fim do mês, dia 28, e terá como grids de largada, essas posições:


Bateria 01
1. Deivis Monteiro (21.51) DDR
2. André Licks (21.62) Trident
3. Victor Costa (21.70) Brow GP
4. Elio Fontoura (21.76) E2
5. Artur Licks (21.82) L4D
6. Vinicius Martinez (21.83) Trident
7. Douglas Andrade (22.01) DDR
8. Edson Barbosa (22.41) KRM

Bateria 02
1. Maycon Matos (21.84) KRM
2. Lucas Neto (21.87) BBT
3. Rodrigo Ribeiro (21.88) E2
4. Adriano Oliveira (21.97) MKT
5. Luca Facchin (22.12) ET
6. Rodrigo Gomes (22.16) BBT
7. Leonardo Navarro (22.17) Brow GP
8. Rafael Alves (22.43) ET
9. Paulo Souza (22.96) L4D

10 comentários:

  1. Lucas corrige a B2, o Paulo é da L4D e vai largar em último.
    Essa prova foi emocionante como prometia.
    Tive que jogar no erro dos pilotos a frente porque sabia que não iam deixar barato a ultrapassagem.
    Eu avisei o Monteiro "sai da frente que minha briga no campeonato é com o Costa". E outro aviso foi para o Costa "Quando vc ver meu capacete atrás de vc é melhor não errar".
    Profecia cumprida. Podia ter vencido mas a arma secreta do Douglas era imbatível (curva 5 com velocidade para idosos).
    Mas foi muito divertida. Assistir a B2 então? Parecia briga de facão, o povo tava querendo passar de tudo que era jeito.

    E temos que arrumar outro nome para meu irmão, no resumo tá parecendo que eu corri duas vezes.
    Tudo bem que eu sou fominha, mas não pra tanto hauhauhaua.

    E parabéns ao Martinez meu companheiro de equipe! Que vitória linda! Largou em quinto e venceu uma bateria com um tráfego extremamente confuso e difícil. Nosso diretor esportivo, A. Jah Sacco ficou com lágrimas nos olhos, pois além da vitória ele bateu a meta de volta rápida estabelecida pela equipe. Mas quem mandou bater a meta tão cedo no ano? Vai receber uma nova!

    ResponderExcluir
  2. ehuehue
    Ratificando... EU não espalhei, fui tocado pelo Elinho que se beneficiou com minha posição junto com o Maycon, já q o toque me mandou la pra pqp.... e depois teve a segunda batida, eu fui babando no Maycon retardei a freiada e retardei demais pra nao bater nele bati nos pneus...dai endiante foi corrida por volta rápida e por surpresa logo logo cheguei no Paulo Souza, nao me lembro ao certo se ele teve q abrir e na mesma hora eu aproveitei e passei ele ou se ele só foi lento atras de algum na curva, enfim voltei as voltas rapidas e encontrei o paredão do Rodrigão, uma disputa q nao valia nem 1 ponto, mais pessoalmente é inevitavel pra mim ter alguem a frente e tentar ultrapassa-lo.. Rodrigao sem errar nada, quando errou foi um erro pequeno q não deu chance de ultrapassar e depois na afobação acabei errando e o toquei(era a curva q mais ganhava velocidade em cima dele, tentei retardar a freiada pra sair forte e nao funcionou... heheheh)
    Bom a corrida se resumiu a isso pra mim, irresponsabilidades de alguns, demorei para chegar onde eu tava e retorno td dinovo largando em terceiro com 2 pilotos dificies...

    ResponderExcluir
  3. Realmente MUITO emocionante a corrida, parabéns a todos da FKP, sinceramente não achei que ia ser metade da emoção e da competição que foi, desde já agradeço a todos que aprovaram a entrada da nossa equipe no campeonato. E também aproveito para pedir desculpas novamente ao Rodrigo pela confusão na curva 1. Apesar da última volta assassina do Élio, começando com a tentativa de dividir meu kart ao meio na curva 2 e posteriormente mais outra ultrapassagem já narrada como violenta, parabéns, retomou as posições e levou para casa o pódio na sua última corrida deste ano na FKP. Comentário antes da corrida nos "boxes" o Rodrigo disse que seria impossível ultrapassá-lo (e realmente foi) aí eu disse que eu jogava Road Rash, e faria ultrapassagens a pontapé se fosse preciso, o Élio estava ali por perto e comentou: "Ele acha que só ele que jogava", eu achei que o Élio estava brincando, mas depois de sua performance na pista, não farei mais esse tipo de comentário. uehuehueh

    ResponderExcluir
  4. Bem...Com realção ao Rodrigo Ribeiro, realmente não lembro ao certo o que houve, sei que estavamos todos juntos ainda... (Barbosa, Ribeiro, eu e o Matos) eu e o Maycon vinhamos mais rápidos que os dois da frente, tanto é que toda hora eu encostava no rodrigo e o maycon me acertava...na hora que eu bati no Ribeiro foi muito rápido tenho que ver o vídeo, mas eu encostei nele e o Matos me acertou ai dobrou o impacto da batida, o que fez ele rodar...é complicado pq como maycon vinha logo atras eu fui para não deixar ele passar...é um milésimo de segundo que tem para pensar (sem contar o fato de ser a minha ultima corrida) mas na hora foi muito dificil eu perceber que foi um erro, e olha que eu sempre fui muito cauteloso, jamais faria sacanagem, ainda mais com meu companheiro de equipe...em fim...

    Depois eu dei outros toques no Edson e no Artur como ele mesmo colocou, mas não me prevaleci de nenhum deles, toquei por tentar ultrapassar, mas em todos que eu percebi que poreria prejudicá-los eu deixei eles seguirem...

    Tive uma oportunidade de passar o Edson Barbosa, mas quando percebi que podia fechar ele, exatamente como aconteceu com o Maycon (posteriormente), pois eu tomei a frente dele mas ele estava por dentro nos pneus... (isso acontece, foi o que aconteceu comigo e com o Douglas na 7ª etapa quando este me fechou na largada e eu encostei no pneu...então eu não quis fazer com o Barbosa...

    Mas poucas voltas depois ele que estava lado a lado comigo, jogou o kart para cima do meu quando a pista afunilou, o que me fez ficar preso nos pneus e depois rodar, aí um monte de gente me passou... até aí eu estava disputando a liderança com o Edson (foi aí que o Vinicius me passou e só depois passou o Edson, só pra corrigir o texto que coloca em outra ordem...)

    ResponderExcluir
  5. Bem, aí eu fiquei longe do pelotão, mas eu vinha mais rápido tirando o tempo volta a volta, até que cheguei no Lucas...ele em um ato muito bonito (e estranho) abriu para mim achando que era o líder que vinha... então cheguei no artur...dei uns toques nele tentando ultrapassar, mas não me prevaleci de nenhum...

    Até que na curva 2 ele espalhou um pouquinho e eu entrei por dentro...Limpo! O próximo era o Maycon...na ultima volta, ele fez a curva 4 mais abarta e eu fiz fechado, tomei a frente dele e aconteceu o mesmo que aconteceu comigo e com o Edson anteriormente, meu Kart estva a frente e na última curva fui fechando para não dar brecha pra ele me passar... não foi uma entrada assassina como estão colocando, segundo o regulamento kart o kart que está na frente leva a vantagem e baseado nisso o Edson me fechou, por tanto só vendo o vídeo para saber exatamente o que houve pq na hora agente não raciocina...

    Sobre a minha forma de pilotar, eu fiz uma corrida para vencer...mas aqueles 20 minutos parecem 2 horas e tanta coisa acontece...

    Se eu prejudiquei alguem injustamente, de antemão peço desculpas já que estou indo deixando o campeonato. Mas tbm me esforcei para fazer uma boa corrida...

    ResponderExcluir
  6. Opa, valeu pelo toque, André. Já arrumei. Aqui vão meus pitacos e opiniões pessoais.

    - A primeira bateria foi divertida de olhar por que com os quatro primeiros andando todos juntos, tudo pode acontecer. E com o André vindo forte e correndo bem, deu uma disputa bem emocionante pelo primeiro lugar.

    - O meu kart foi uma bagunça. No começo tava saindo MUITO de traseira. Depois, eu não sei se alguma coisa mudou nele ou eu consegui domar o bicho, mas acertei melhor o jeito e ele melhorou bastante. Só que no final da prova o "encosto" escapou pro lado e começou a me atrapalhar. Então foi algo como começo - ruim, meio - bom, final - mais ou menos.

    - Lembrando da corrida agora, eu percebo que tinha chances de chegar em segundo. Se eu não tivesse tentado ultrapassar o Maycon na hora errada e não tivesse dado a passagem pro Elio (DOH!), eu acho que ia passar o Maycon um pouco mais tarde e encostar no Edson, que disse que estava errando bastante. Meu consolo é que o kart não tava ajudando, então tudo bem.

    - Foi uma corrida muito divertida pra mim. Largando em último, meu objetivo era fazer um tempo bom pra próxima prova e só isso. Passei o Paulo (nem lembro como) e achei que minha corrida ia morrer nisso. Ai fui encostando, encostando... Artur e Rodrigo se tocaram, passei os dois (desculpa ai Artur, mas vc quase parou na pista, não podia desperdiçar a oportunidade HAHA) e ainda consegui chegar no Maycon. Foi muito bom. Acabou sendo o tipo de corrida que eu realmente gosto de fazer.

    ResponderExcluir
  7. Senta que lá vem estória...

    A B1 - Como eu (e todos) poderiam esperar, andaria mais lento que os demais... tentei por algumas voltas rodar no traçado ideal, mas perderia muitas posições, então parti para a defensiva. Como bem observou o Lucas, o kart 1 estava com retomadas ruins, inclusive ele meio que afogava depois da saída da curva 2 (depois dos boxes). Tive um momento de "tranquilidade" quando abri um pouco dos demais, mas foi toda corrida sob muita pressão. O André e o Victor, como era de se esperar, trocavam de posições várias voltas, e tentavam de todos os lados me passar, deram alguns toques (outros leves, outros mais pesados) mas eu também ajudei muito... risos...

    Fui pedindo ao Edson quanto tempo faltava para a corrida terminar, e ele me sinalizando (10, 7, 5, 3 minutos)... estava bem cansado de segurar os três pilotos mais rápidos da FKP, e invitavelmente tivemos mais um trem, com um vagão e três locomotivas atrás empurrando. Mas como o pessoal de 2008 sabe (vejam os resumos das etapas que ganhei neste ano), quando eu estou na frente geralmente é com um kart menos rápido, então tenho que defender para não ser ultrapassado.

    A B2 - eu queria correr na B2!!! Cada corrida é uma incerteza absoluta do que vai acontecer, diferente da B1, onde geralmente o grid da frente não se altera... Várias disputas muito boas, um trem de uns 7 pilotos em um momento da corrida...

    O Elinho estava emocionalmente afetado, e isso influenciou na sua forma de conduzir, deixando-o mais afoito e arrojado. Primeiro com o Edson Rodrigo, depois com o Edson Barbosa (que poderia tirar o pé pro cara ganhar a última corrida dele), e na penúltima curva com Maycon.

    Parabéns ao Vinícius que correu muito bem e rumou do quinto lugar à sua primeira vitória. E a todos os demais pilotos que fizeram a B2 valer o ingresso de novo.

    Quanto ao campeonato em geral, a situação é confortável para a DDR (Monteiro tem quase o dobro de pontos sobre o Ribeiro), mas não há nada decidido ainda, vamos manter a meta de pódio em todas as corridas. E se der, cravando o melhor tempo como fez o Monteiro nessa, quase quebrando o recorde da FKP novamente.

    ResponderExcluir
  8. O clube do 21.5 tem um novo membro depois dessa etapa. Mas quem vai abrir a porta do 21.4? Heheheh. Essa etapa eu não treinei, mas pra nona...

    ResponderExcluir
  9. 21.4 não existe (ainda) na FKP... tem por aí um resultado extraoficial... risos...

    ResponderExcluir
  10. Poisé Lucas, eu realmente quase parei, primeiro pra ver o Rodrigo estava bem e se num tinha se machucado, e depois eu ainda estava na esperança que ele teria o kart desvirado rápido e poderia retomar a posição. Só voltei a correr depois que você me passou e eu vi que o Rodrigo tinha ficado enroscado...

    Ajudaria e muito se os karts tivessem retrovisores! uahauhauhauhAUhahu

    Prometo desde já ser menos ousado nas ultrapassagens, não foi nada divertido nesta primeira tentativa.

    ResponderExcluir