sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FKP Entrevista - Parte 1 - Andrade e Fontoura


Aproveitando o ocaso propício do ócio com o mês de Janeiro, reinauguramos a séria "FKP Entrevista" (você pode ler a primeira aqui). A idéia é simples: um de nós irá entrevistar o outro com sete perguntas, e vamos fazendo isso até acabarem as entrevistas ou o campeonato ou os dois. Só não vale entrevistar o piloto da mesma equipe que te entrevistou.

Para iniciar, Andrade entrevista Fontoura, segundo primogênito da família, segundo a ficar noivo, segundo mais alto na FKP...


1. Quem é você?

Nome e Equipe (e posições na FKP 2008): Elio Fontoura (Elinho ou Fontoura) da E2Motors. Em 2008 as posições foram: 3º no campeonato de pilotos e 1º no de equipes
Cidade onde nasceu: Campo Grande
Profissão: Publicitário e Piloto
Signo: Aries
Time(s) de Futebol: São Paulo e Operário
Diversão (fora o kart): Alimentar o blog do Kart e jogar futebol.
Musa inspiradora: Cecília Rocha

2. Como surgiu a idéia da FKP? E do blog?

A Federação nasceu da idéia de tornar mais séria uma brincadeira que se tornou um grande hobby de todos os participantes iniciais, eu, Douglas, Lucas, Rodrigo's, Deivis e Edson. O blog foi a ferramenta fundamental para organizar toda a "brincadeira" e embora com muita descontração, tambem com muita seriedade e organização, fazendo o nosso pequeno campeonato tomar dimensões cada vez maiores. O blog é um sucesso, acessado por pessoas do Brasil e do mundo que se interessam pelo assunto. Em torno do assunto Kart e do campeonato surgem muitas pautas e acontecimentos discutidos no blog de forma muito interessante e divertida. Resumindo, ele faz com que matemos nossa vontade de correr alimentando nossas expectativas para a próxima corrida.

3. Como foi o campeonato de 2008? O que espera de 2009?

Na minha visão 2008 foi um grande início, foi muito interessante e disputado. Das 9 etapas tive problemas em 3 com incidentes que me fizeram perder muitas posições, não fosse por isso talvez terminasse o campeonato melhor colocado. Mas são fatos que acontecem e todos estão suscetíveis a isso, o próprio Lucas Neto que se mostrou muito competente por vários momentos, conseguiu ter tanto azar que só de quebras foram mais de três que eu lembre. No início do campeonato de 2008 estava em uma briga para alcançar o Andrade, mas depois Ribeiro, meu companheiro de equipe começou a se destacar com vitórias consecutivas, e a minha briga passou a ser com Monteiro. Quero parabenizar a todos os pilotos por proporcionar uma disputa muito interessante ao campeonato que no fim das contas ficou muito competitivo, com brigas em todos os lados da tabela, ao Douglas que manteve a regularidade e no fim das contas isso que importa para vencer um campeonato assim e ao Ribeiro que garantiu o segundo lugar brigando pelo primeiro até a última corrida.

Acredito que 2009 não será diferente, com o dobro de pilotos correndo a disputa será muito acirrada. Nesse ano o campeonato está mais organizado e muitas regras foram criadas para manter o equilíbrio, tenho certeza que isso trará muitas surpresas. Comecei 2009 igual comecei 2008, em segundo atrás do Douglas, isso não é bom, mas muitas coisas vão acontecer ainda. Qual a sensação de ganhar o campeonato de equipes de 2008 por um mísero ponto?


4. Qual a sensação de ganhar o campeonato de equipes de 2008 por um mísero ponto?

Um mísero ponto é o que basta, mas isso foi uma dose de adrenalina a mais com certeza, brigando até a conferência (somatória) dos pontos na última corrida, assim como a minha disputa particular com Monteiro. Levar o titulo de equipes foi importante para a E2M mostrar que apesar de pequenos problemas entre os pilotos tudo terminou bem.

5. Como você se sente sendo o VASCAÍNO da FKP (o maior número isolado de segundos lugares)? O que vai fazer quando finalmente ganhar sua corrida?

Olha, realmente tem uma maldição pairando... Fiz a poli position 2 vezes em 2008 e em uma terminei em segundo e na outra em sexto graças a toques e acidentes, em ambas poderia ter ganho e a história seria outra, mas são coisas que acontecem, 4 segundos lugares e 2 poli e 2 melhores voltas são sinais de certa regularidade, é isso que importa, a vitória virá, hora ou outra e quem sabe a catiça sai de vez. O que eu vou fazer quando isso acontecer, no mínimo vou ficar muito feliz!

6. A E2 Motors (sua equipe) já aprendeu a dividir as curvas na disputa entre os seus pilotos?

A minha euforia pela primeira vitória e o salto que Ribeiro deu no campeonato nos fez lutar pelo mesmo objetivo que era uma posição melhor no campeonato, no caso a liderança, para isso acontecer tinhamos que vencer e passar Andrade, isso nos fez lutar na pista como rivais não como parceiros cavalheiros. Tal fato não ocorreu com as outras equipes, talvez por isso que a E2 venceu o campeonato de equipes.

7. Quem será o seu entrevistado (não pode ser da sua ou da equipe de quem te entrevistou)?

Meu entrevistado será o Edson Barbosa (Equipe Erasmo)