sexta-feira, 24 de maio de 2013

Amanhã é a quarta etapa


Pilotos da FKP preparam-se para mais uma disputa empolgante na pista do kartódromo Ayrton Senna em Campo Grande, MS. As corridas começam amanhã a partir das 14 horas, na ponta do certame está o atual campeão Billy Gaúna seguido por Maycon Matos e Thiago Cezar.

A notícia ruim da etapa é que o peruano Eric Oyague da Tupac Elfo Racing sofreu uma queda de bicicleta e fraturou a clavícula, segundo a assessoria da equipe ele já está em recuperação mas seu retorno ainda não tem data.

Os pilotos que vão pra seletiva prometem entrar fortes para seu último "treino" antes do torneio que leva o campeão para o mundial de kart indoor que este ano será na Dinamarca.

Entrevista Velopark - Rodrigo Ribeiro

Edson Rodrigo Ribeiro Gomes, 26 anos, é filho do piloto Edson Barbosa e também é um dos fundadores da FKP em meados de 2008. É um piloto que sempre buscou o aprimoramento constante na pista e nas técnicas mecânicas. Rodrigo foi vice-campeão de pilotos e de equipes em 2008, quarto colocado em 2009 e vice-campeão por equipes em 2009 na FKP, é sem dúvida um piloto que se supera a cada dia.

AFKP - Rodrigo, ano passado você fez uma belíssima corrida largando atrás do pelotão e chegando entre os primeiros, poderia nos contar um pouco mais como foi?

Rodrigo Ribeiro - Foi uma surpresa. Logo percebi que estava com um kart bom, na mão e um motor com boa resposta. Porém lembrando cada momento da corrida e vídeo, considero a causa “extra” do bom desempenho o arrojo. Todo ponto de frenagem eu sempre levava no limite, sempre tentando retardar ao máximo, o que me possibilitava atacar na entrada de curva.
Começaram as ultrapassagens e fui ganhando confiança, até chegar a um piloto “dos bons”. O kart dele estava bem parelho, o que nos rendeu várias trocas de posição e juntos fomos escalando as posições.
Lembro-me como ontem, esse mesmo piloto, após me ultrapassar apontou o dedo ao capacete, chamando a atenção da minha visão ao adesivo provocativo que ele tinha. Não me recordo 100% do adesivo, mas era algo que instigava a ir pra cima (chamar pra briga). Isso me pilhou por uns momentos e fez com que eu cometesse alguns erros e afastasse dele. Após isso, pedi calma a mim mesmo e comecei a recuperação. O alcancei e o passei novamente e dessa vez foi a minha vez de apontar o capacete, e chamar a atenção do mesmo para o “Cavalinho Rampante” da Ferrari (capacete do Massa, presente do D. Monteiro).

Após isso, na próxima vez que chegamos à curva ao final da reta, o piloto errou feio e me desgarrei de vez. (Feitiço contra o feiticeiro.).

Foi uma excelente corrida, que só de ver o vídeo fico nervoso novamente.

No vídeo, depois pude ver, a família FKP torcendo fervorosamente. O Eduardo Lopes, mesmo em Campo Grande nos acompanhando e nos dando aquela força de longe.

Isso é surreal e desejo a todo piloto passar por isso.


AFKP - Como está sua expectativa para a seletiva neste ano, e como espera superar seus resultados do ano anterior?

Rodrigo Ribeiro - A ansiedade aumenta a cada dia, a vontade de voltar no Velopark com todos esses amigos (e agora mais unidos ainda) é enorme.
Espero ao menos chegar na semi-final. Após a divulgação da organização que os chassis e motores serão NOVOS a expectativa é que as brigas sejam de igual para igual. Karts parelhos, sobressaindo assim o famoso “braço”.
Espero superar o resultado anterior com muito arrojo, vou pra cima e brigar por cada posição que seja valiosa.

A todos, novatos ou não, eu digo com plena confiança: Temos a mesma média da maioria de lá, podemos brigar de igual pra igual, confiança e avante!

AFKP - Em 2012 algum piloto lhe chamou atenção na pista?

Rodrigo Ribeiro – Sim, Juliana Petruschky, a única piloto que chegou a final. Foi emocionante sua semi-final, total controle e consciência de desempenho. Manteve-se atrás (não me lembro de posições exatas) o tempo todo de uma posição o qual ela tinha plena condição de estar, mas optou por não sofrer a pressão e deixou para a ultrapassagem nas últimas voltas, o qual fez com sucesso.


AFKP - Qual a maior dificuldade que você enfrentou ano passado, acha que pode chegar a semi-final?

Rodrigo Ribeiro - A ansiedade e nervosismo tomavam conta. A autoconfiança era baixa, me achava inferior a todos os outros competidores.
Acho que posso sim chegar a semi-final esse ano, o qual é meu objetivo. Vou fazer o que estiver ao meu alcance e estou rezando para não cometer nenhum erro grosseiro (hehe).


AFKP - Você é um dos pilotos mais completos da AFKP, conhece como poucos a mecânica de um kart, correndo em kart indoor você sabe que poderá influenciar no funcionamento do kart, ainda assim como acha que sua experiência técnica pode lhe ajudar?

Rodrigo Ribeiro – Dessa vez, muito mais familiarizado com a mecânica espero perceber o comportamento do motor ao longo da corrida (frio, quente, condição da embreagem) e conseguir adaptar uma pilotagem que tire vantagem disso.

AFKP - Como um piloto que conhece bem mecânica de kart e também organizador da AFKP, avalia a dificuldade de fazer um evento como a Seletiva do Velopark e que atribui o sucesso da competição?

Rodrigo Ribeiro – A dificuldade é enorme. São 240 pilotos a receber, um cronograma complexo a cumprir. Muitas atividades a gerenciar. Com certeza demandará muita mão de obra e profissionalismo. A organização está de parabéns, pois no geral ocorreu tudo de forma brilhante em 2012.
A montagem, regulagem e equalização de 30 equipamentos é totalmente onerosa. São meses de preparação, adaptação da pista ao traçado e atividades administrativas.

O sucesso com certeza é fruta de todo esse trabalho e investimento realizado, além do melhor prêmio oferecido entre as seletivas brasileiras.