quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rumo ao Velopark - Entrevista com Diego Guedes

Com 27 anos Diego Guedes pilota kart há 4 anos e já coleciona uma série de bons resultados, em 2010 foi o novato do ano na FKP, ficou em 3º lugar no campeonato de pilotos e equipes no mesmo ano, em 2011 repetiu o resultado no campeonato de pilotos e em 2012 foi 2º colocado levando o título de campeão de equipes, também conquistou o 2º lugar no campeonato brasileiro de Kart Schmersal e 4º colocado no estadual de Kart MS em 2011.


AFKP - Ano passado chegou a travar boas disputas na pista mas não conseguiu passar para semi-final. A que você atribui a dificuldade de obter uma boa classificação na Seletiva?

Diego Guedes - mesmo tendo feito somente 1 treino estava muito focado,na primeira bateria, estava indo bem, em segundo quando ouvi um barulho estranho no kart e o rendimento começou a cair, cai para quarto, mesmo assim achava uma ótima posição, porém na última volta minha corrente caiu e fiquei em último. Na segunda bateria largando atrás peguei um kart razoável e ainda fui fechado na linha de chegada. Na terceira larguei de trás, na terceira volta estava em quinto, quando me rodaram e acabei caindo todas as posições que tinha conseguido, abalando totalmente meu psicológico. Creio que faltou um pouco mais de maturidade como piloto, não estava preparado para um nível tão alto quanto o da seletiva.

AFKP - Com certeza ter participado no ano passado lhe deu mais experiência, como o piloto Diego Guedes vem para a Seletiva 2013 e quais resultados pretende alcançar?

Diego Guedes - Nossa lembro-me que fiquei muito bravo com tudo que aconteceu, recebi vários conselhos da família FKP e muito apoio. Hoje, analisando melhor, vejo tudo com outros olhos, aquilo foi uma experiência extraordinária. Aprendi de um jeito bem difícil o nível que é um campeonato nacional. Outra coisa foi que ano passado acabei colocando um peso que me deixou como o mais pesado da minha categoria, enfrentei pessoas que tinham 5 quilos menos. Esse ano vou com outra cabeça para o campeonato, meu peso está certo, estou treinado e preparado, espero aprender o máximo possível, com os adversários que irei enfrentar e mesmo que não chegue em uma semi-final com certeza terei trazido muitas informações para aperfeiçoar minhas técnicas. Seria hipócrita para dizer que não quero chegar na semi-final, lógico que quero, mas ainda tenho o Diego do ano passado na cabeça, e esse sim eu quero vencer.


AFKP - Alguns pilotos entrevistados já citaram as possíveis vantagens que daqueles que são da região e estão mais acostumados com a pista do Velopark, mesmo sendo um traçado inédito para todos, em sua opinião como superar essa questão e ser competitivo na pista?

Diego Guedes - Minha tática é voltar ao básico, usar a teoria em cima da prática, curvas são curvas, tangências são tangências, ápices são ápices, com isso com certeza não serei um piloto rápido, mas tentarei ser constante. Com a teoria estudada podemos correr em qualquer pista, prezo muito a parte teórica por trás do estudo chamado kart, lógico que o pessoal acostumado com a pista e clima estão na frente, mas aí que está a graça da coisa, ter sempre alguém a superar, essa dificuldade me motiva. A palavra chave é VOLTAR AO BÁSICO.

AFKP - O que representa pra você participar de um evento como a Seletiva Velopark ao KWC?

Diego Guedes - É uma satisfação muito grande, como se fosse o grande dia do vestibular, da entrevista de emprego. Sou alto e pesado, não tenho característica física nenhuma de piloto, única coisa que tenho é o coração de um (Juliana petruschky abraços =) ), e nesse dia é que minhas habilidades e sorte serão colocadas a prova, afinal kart pra mim não é apenas hobby é paixão também.


AFKP - Em sua opinião quais são os pilotos da equipe de Mato Grosso do Sul com mais chances de passar para a semi-final?

Diego Guedes - Todos tem chance, nenhum que está indo é novo ou começou a pilotar ontem, todos tem experiência e vivência de kart, porém aposto minhas fichas, não somente para semi-final mas quem sabe mais além, no André Licks. Já é seu terceiro ano de seletiva, e ele é uma das pessoas que mais sabe sobre teoria de kart que conheço, sua bateria é mais difícil, tendo vários campeões, piloto contra ele desde 2010 (inclusive foi um dos responsáveis pela minha evolução no kart) e sei como ele é quando tem dificuldade contra ele, mas realmente quero que todos passem, todos tem capacidades suficientes para irem para semi. Temos pilotos rápidos, técnicos, experientes, arrojados, agressivos, enfim, uma equipe completa e espero muito que a sorte também esteja com todos nós, porque sem ela não adianta nada, MS NELES \o/.