segunda-feira, 18 de junho de 2012

Era uma vez nove heróis


Em uma cidade distante, um frio avassalador congelava aos poucos cada um dos nove heróis da FKP. Era uma sexta-feira (08/06) aos poucos iam chegando em um Kartódromo, próximo a Porto Alegre, mas precisamente em Nova Santa Rita no Rio Grande do Sul, nove bravos homens, cujas armaduras são compostas de macacão, sapatilha, capacete e luva. Seu nomes são, Rodrigo Stephanini, Elio Fontoura, André Licks, Fábio Ferelli, Diego Guedes, Lucas Neto, João Marcelo Cunha, Edson Barbosa e Rodrigo Ribeiro. Quatro deles já haviam pisado nessas terras antes e não se surpreenderam tanto com a beleza do lugar, quanto os outros cinco.

O Velopark (lugar) é um complexo automobilístico considerado o melhor da américa latina, um lugar de infra-estrutura impecável, pistas com asfalto perfeito, banheiros, vestiários, lanchonete (ou lancheria como chamam por lá), sala de briefing, 2 pistas de kart, um pista de kart oval, pista para provas de arrancada, pista para crianças além do autódromo e toda sua estrutura. Encontravam-se estes guerreiros para treinar na sexta, visando um melhor preparo para um evento que acontecera no sábado e domingo (dias 09 e 10 de junho).

Não parecia uma tarefa fácil, seriam mais de 200 pilotos disputando a Seletiva para o Mundial de Kart Indoor que premia com uma vaga e todas as despesas para o piloto campeão disputar o KWC 2012 que acontece em Essen na Alemanha. Mas lá estavam os nove marcando presença.
No treino para a maioria um certo fantasma começou a rodear, com muitos pilotos treinando, com karts totalmente desiguais, os tempo teimavam em não aparecer no placar eletrônico que só marca os 10 primeiros.

No sábado todo tiveram que madrugar para estar às 7 horas e fazer o checkin. O termômetro marcou naquela hora 0º, a grama, os pneus de proteção e a pista estavam congelados. Agora pare tudo e reflita, você piloto da FKP acostumado a correr debaixo daquele sol que tem lá no Kartódromo Ayton Senna, sim é um só próprio. Como pode imaginar as dificuldades começam aí. Bom mas é claro que também não foi fácil pra ninguem.

Os primeiros heróis a entrarem na pista foram João Marcelo Cunha e Elio Fontoura, que tarefa árdua, pista congelada e escorregadia, motores e freios frios, vento hiper gelado, seriam eles os primeiros a dar a cara a tapa. A corrida não foi fácil para nenhum dos dois que largaram respectivamente em terceiro e quarto. Fontoura que chegou a estar em terceiro brigando pela 2ª posição rodou e foi parar em sexto e Cunha acabou rodando mais vezes e perdeu várias posições terminando em 13º.

O segundo grupo contava com os dois experientes da equipe, que em 2011 participaram da seletiva, André Licks e Fábio Ferelli traziam consigo um desafio pessoal maior e talvez um pouco mais de responsabilidade. Muito parecido com os pilotos do primeiro grupo erros e rodadas levaram Licks e Ferelli a 6ª e 18ª posições, respectivamente.

Quase metade dos pilotos da FKP já haviam corrido até aqui e a responsabilidade de fazer melhor já pesava para o restante da equipe. No grupo 3 Edson Barbosa foi para a pista mas também não conseguiu bom desempenho, nem perto da bela campanha que vem fazendo em Campo Grande, terminou em 14º.

O próximo a estrear na pista foi o Rodrigo Ribeiro, a tensão e o nervosismo mais uma vez entraram em cena e lhe presentearam com apenas o 12º lugar.

No grupo 6 os olhos da FKP estavam todos virados para Rodrigo Stephanini e Lucas Neto. Stephanini mais experiente, havia feito um tempo excelente no treino e estava com o traçado ideal na cabeça, porem o azar resolveu aparecer na seletiva e a corrente de seu kart caiu e ele terminou em último (14º),  já Neto travava uma batalha contra seu equilíbrio emocional e apesar de ter largado em quarto terminou em 9º.

Toda responsabilidade da estréia ficou sobre Diego Guedes, que largara em 2º, mas os percausos ocorreram e ele marcava uma excelente 5ª posição quando o azar mostrou sua face novamente e na última volta cai a corrente, nosso último héroi acabou nem chegando.

Na segunda Bateria do sábado a tarde as tensões já estavam menores João e Elio entrariam para começar tudo de novo. João Marcelo conseguiu uma excelente corrida, largando lá atrás e chegando em 2º lugar. Já Fontoura se envolveu em um acidente logo na largada onde um kart rodou em sua frente e o fez perder tempo, apesar disso buscou algumas posições mas acabou rodando novamente por excesso de ousadia.

Mais uma vez a responsabilidade recaiu sobre os experiêntes da FKP, Licks e Ferelli buscariam a recuperação, mas rodadas fizeram Ferelli terminar em 10º e o kart mais lento do André não deixou ele passar de 13º, já que tinha largado em último (19º). Segundo Licks nessa corrida ele fez tudo que podia fazer, mas o kart não tinha desempenho para mais.

No grupo 3 Barbosa conseguiu melhorar seu tempo, mas manteve a mesma posição e novamente temina em 14º.

No grupo 5 Ribeiro fez uma bela corrida com ultrapassagens emocionantes, terminou em 5º e garantiu uns pontos para respirar, além de cravar um excelente tempo (53.834s).

Largando para trás Stephanini e Neto enfrentariam todo um pelotão pela frente se quisessem marcar alguns pontinhos. Rodadas também fizeram eles terminarem apenas em 11º e 13º respectivamente.

Guedes largando lá atras também teria que pedalar bastante para marcar pontos, e foi o que ocorreu correu muito bem mas terminou apenas em 10º.

A terceira e última rodada para quase toda FKP começou, exceto o João Marcelo que fez outra bela corrida e terminou em 4º garantindo pontos para se classificar e encarar a semi-final. Já Fontoura que largou em 9º pegou um kart bem ruim que fazia mais de 1 segundo mais lento que o primeiro por volta terminou apenas em 10º e foi o primeiro a terminar com a brincadeira.

Licks e Ferelli já com chances remotas de classificação fizeram uma corrida mais conscientes e com menos responsabilidade, conseguiram cravar 7º e 9º respectivamente.

Barbosa nitidamente mais cansado chegou a ter bons momentos na corrida mas terminou em 15º. Ribeiro no grupo 5 também teve ótimos momentos mas não conseguiu passar de 12º.

Rodrigo Stephanini e Lucas Neto fizeram uma belíssima corrida, se alternando nas posições e sem nenhuma rodada, se ajudando conseguiram terminar em 6º e 7º respectivamente.

Diego Guedes também cresceu e fez outra bela corrida baixando muito seu tempo de volta mais rápida e terminou sua participação em 8º.

Restava agora reunir a equipe para torcer pelo João Marcelo na semi-final, que teve 3 minutos de voltas para classificação. João ficou amarrado atrás de alguns karts e não conseguiu cravar um bom tempo. Largando em último classificar para a final passou a ser um desafio quase impossível, apesar disso João fez um ótimo tempo (o melhor da FKP na Seletiva) e terminou a sua participação em 19º.

A participação da FKP na seletiva foi mediana, os nosso pilotos não garantiram as primeiras posições em seus grupos, mas a maioria se mantiveram no meio da tabela. O nervosismo, a ansiedade e o azar foram os principais culpados, por isso essa experiencia fortalece cada um para que no próximo evento o desempenho seja com certeza melhor.



Ranking Geral da FKP na Seletiva:

1º - João Marcelo Cunha - 22 pts (Melhor volta 53.491s)
2º - André Licks - 14 pts (53.577s)
3º - Elio Fontura - 11 pts (53.605s)
4º - Rodrigo Ribeiro - 10 pts (53.834s)
5º - Rodrigo Stephanini - 10 pts (53.899s)
6º - Lucas Neto - 9 pts (53.720s)
7º - Diego Guedes - 9 pts (54.887s)
8º - Fábio Ferelli - 8 pts (53.577s)
9º - Edson Barbosa - 1 pt (54.677s)

Pela participação da FKP na seletiva foi escolhida a trilha sonora que você poderá conferir asseguir por votação unanime.



Artista de rua conhecido como Zé da Folha que encontramos tocando no calçadão em Porto Alegre/RS.

Sucesso a todos na próxima.