domingo, 12 de outubro de 2008

Grande Prêmio Cheio de Confusões Marca o Dia da Criança

Apesar da torcida querer uma corrida tranqüila, a Sétima Etapa da FKP foi tão cheia de confusões como o Grande Prêmio de F1 no Japão. Acontecimentos desde antes da prova começar agitaram uma corrida que prometia fortes emoções. Dois desfalques aconteceram nessa etapa. O primeiro foi Carlos Araújo, da Equipe Erasmo, que não apareceu na corrida e o segundo foi Rodrigo Gomes, da CPM, que foi vetado pelo departamento médico da equipe por dores nas costas. Assim, seus companheiros acabaram saindo em desvantagem na pontuação final.

Na classificação, sobrou o pior para Lucas Neto e Deivis Monteiro. Ambos tiveram problemas com os sensores dos karts e todo seu trabalho foi jogado no lixo. Acabaram amargando a contra gosto as duas últimas posições do grid. Lá no outro lado, Maycon Schumacher, que não tinha nada a ver com a história, marcou sua primeira pole. Atrás dele vinham Douglas Andrade, Rodrigo Ribeiro, Elio Fontoura e Edson Barbosa. Logo na largada, dois pilotos acabam se acidentando. Barbosa se enrosca com Monteiro logo no fim da reta e fica parado preso aos pneus, junto de Fontoura que fica parado ao contrário na primeira curva do circuito.

Isso acabou formando um pelotão dianteiro, composto por Maycon Phelps, Andrade e Ribeiro. Porém, Andrade tinha uma carro muito mais lento que os demais e acaba se distanciando do primeiro colocado, ficando com Ribeiro colado na traseira. Não demorou muitas voltas e os toques começaram a acontecer. O primeiro foi Maycon Douglas, que tentando ultrapassar o retardatário Barbosa, quase fica preso nos pneus. Depois, Monteiro e Neto encostaram em Andrade e Ribeiro e começaram a pressionar os dois. Não demorou muito e Neto consegue ganhar a posição de Monteiro. Porém, duas voltas depois, Monteiro dá o troco e rouba a posição de volta.

A corrida ficou tranqüila durante algumas voltas, até que Andrade e Ribeiro alcançassem Barbosa mais lento. Andrade consegue se livrar rapidamente do retardatário, mas Ribeiro fica preso e deixa Monteiro encostar novamente. Não demorou muito e Monteiro aproveita uma oportunidade e passa Ribeiro, ficando logo atrás de Barbosa. Mas, ao tentar ultrapassa-lo, Monteiro é surpreendido por um toque e acaba rodando, perdendo duas posições para Ribeiro e Neto. Enquanto isso, Maycon Jackson reinava absoluto na frente de todos, conseguindo a bandeirada algumas voltas depois.

Resultado Final
Posição. Piloto (Equipe)
1. Maycon Matos (Eq. E)
2. Douglas Andrade (DDR)
3. Rodrigo Ribeiro (E2)
4. Lucas Neto (CPM)
5. Deivis Monteiro (DDR)
6. Elio Fontoura (E2)
7. Edson Barbosa (Eq. D)

E quando todos os pilotos achavam que as emoções tinham terminado, o resultado oficial da corrida acaba todo embaralhado na ficha, obrigando a todos a redefinirem as suas posições. Com essa etapa completa, Andrade se aproxima ainda mais do título, ampliando a liderança do campeonato. No campeonato de construtores as coisas ficam ainda mais acirradas, com uma diferença de apenas 2 pontos entre DDR e E2. Com isso tudo, todos esperam ansiosamente pela próxima etapa, que deve acontecer em 09 de Novembro.

Corrida de hoje promete

Com todos os pilotos prontos, pista lotada, hoje (12) às 19h30 acontece a sétima etapa deste campeonato que está esquentando e promete ótimas disputas para as últimas provas. Segundo o matemático Oswald de Souza os cinco primeiros colocados do campeonato ainda possuem chances reais de vencer o campeonato, é claro que isso vai depender de muitas variáveis.
O piloto Andrade continua sendo o grande favorito, com 6 pontos a frente do segundo colocado (Ribeiro) e com 8 pts. de vantagem para o terceiro (Fontoura), tendo liderado o campeonato inteiro ainda colhe os frutos da estabilidade nas posições, embora tenha vencido apenas as duas primeiras etapas. Ribeiro teve alguns problemas no início do campeonato mas vem se destacando muito nas últimas etapas, principalmente com a mudança da pista para a Calógeras. O piloto conhecido também como Capitão Caverna tem grandes chances de assumir a liderança ainda na etapa de hoje.
Quanto ao Fontoura manteve um campeonato estável (2, 3, 2, 6, 4, 2), mesmo sem nenhuma vitória as três vezes em segundo lugar garantem a ele estar sempre na briga e também tem chances de assumir a liderança nas próximas etapas.

Para hoje espera-se uma corrida menos confusa do que a etapa do Japão de F1 onde muitos toques e rodadas definiram a corrida. Boa sorte a todos!