domingo, 12 de outubro de 2008

Grande Prêmio Cheio de Confusões Marca o Dia da Criança

Apesar da torcida querer uma corrida tranqüila, a Sétima Etapa da FKP foi tão cheia de confusões como o Grande Prêmio de F1 no Japão. Acontecimentos desde antes da prova começar agitaram uma corrida que prometia fortes emoções. Dois desfalques aconteceram nessa etapa. O primeiro foi Carlos Araújo, da Equipe Erasmo, que não apareceu na corrida e o segundo foi Rodrigo Gomes, da CPM, que foi vetado pelo departamento médico da equipe por dores nas costas. Assim, seus companheiros acabaram saindo em desvantagem na pontuação final.

Na classificação, sobrou o pior para Lucas Neto e Deivis Monteiro. Ambos tiveram problemas com os sensores dos karts e todo seu trabalho foi jogado no lixo. Acabaram amargando a contra gosto as duas últimas posições do grid. Lá no outro lado, Maycon Schumacher, que não tinha nada a ver com a história, marcou sua primeira pole. Atrás dele vinham Douglas Andrade, Rodrigo Ribeiro, Elio Fontoura e Edson Barbosa. Logo na largada, dois pilotos acabam se acidentando. Barbosa se enrosca com Monteiro logo no fim da reta e fica parado preso aos pneus, junto de Fontoura que fica parado ao contrário na primeira curva do circuito.

Isso acabou formando um pelotão dianteiro, composto por Maycon Phelps, Andrade e Ribeiro. Porém, Andrade tinha uma carro muito mais lento que os demais e acaba se distanciando do primeiro colocado, ficando com Ribeiro colado na traseira. Não demorou muitas voltas e os toques começaram a acontecer. O primeiro foi Maycon Douglas, que tentando ultrapassar o retardatário Barbosa, quase fica preso nos pneus. Depois, Monteiro e Neto encostaram em Andrade e Ribeiro e começaram a pressionar os dois. Não demorou muito e Neto consegue ganhar a posição de Monteiro. Porém, duas voltas depois, Monteiro dá o troco e rouba a posição de volta.

A corrida ficou tranqüila durante algumas voltas, até que Andrade e Ribeiro alcançassem Barbosa mais lento. Andrade consegue se livrar rapidamente do retardatário, mas Ribeiro fica preso e deixa Monteiro encostar novamente. Não demorou muito e Monteiro aproveita uma oportunidade e passa Ribeiro, ficando logo atrás de Barbosa. Mas, ao tentar ultrapassa-lo, Monteiro é surpreendido por um toque e acaba rodando, perdendo duas posições para Ribeiro e Neto. Enquanto isso, Maycon Jackson reinava absoluto na frente de todos, conseguindo a bandeirada algumas voltas depois.

Resultado Final
Posição. Piloto (Equipe)
1. Maycon Matos (Eq. E)
2. Douglas Andrade (DDR)
3. Rodrigo Ribeiro (E2)
4. Lucas Neto (CPM)
5. Deivis Monteiro (DDR)
6. Elio Fontoura (E2)
7. Edson Barbosa (Eq. D)

E quando todos os pilotos achavam que as emoções tinham terminado, o resultado oficial da corrida acaba todo embaralhado na ficha, obrigando a todos a redefinirem as suas posições. Com essa etapa completa, Andrade se aproxima ainda mais do título, ampliando a liderança do campeonato. No campeonato de construtores as coisas ficam ainda mais acirradas, com uma diferença de apenas 2 pontos entre DDR e E2. Com isso tudo, todos esperam ansiosamente pela próxima etapa, que deve acontecer em 09 de Novembro.

15 comentários:

  1. Essa turminha do barulho aprontou altas confusões nesta última etapa...

    A criançada estava animada... na tomada de tempo fiquei copiando o traçado do Lucas e o passei numa errada dele. Tentei alcançar Barbosa, mas sem chances...

    Quando chamararam o Maycon pra pole fiquei bastante surpreso, eu estava mais à frente do pessoal e pensei: lá vem o Edson Rodrigo, o Deivis ou o Lucas.

    Larguei em segundo, dei uns pulos com o kart e emparelhei com o Maycon... mas a curva era dele... tirei o pé e segurei minha vaga de segundo mesmo, pois o Edson Rodrigo já vinha atrás.

    Pressionei o Maycon por algumas voltas, mas depois de quase uma volta nossa atrás do Barbosa, o Maycon forçou a ultrapassagem. Emparelhou com ele e tentou colocar por dentro.. só tirei o pé, pois imaginei que ia dar algo... e deu... o Barbosa rodou. O Maycon escapou (por pouco), pisei no freio, o Edson Rodrigo me empurrou um pouco e ainda acertei Barbosa de leve, pra nossa sorte.

    Depois dessa o Maycon sumiu da minha frente, e eu só consegui vê-lo quando chegava perto dos retardatários... Falando nisso, alcancei de novo o Barbosa e ele abriu totalmente a curva para a ultrapassagem, lhe agradeci com um cumprimento.

    Consegui distanciar um pouco dos demais, e só vi no retão dos boxes, o Deivis, Edson Rodrigo e Barbosa numa confusão, onde o Deivis acabou parando ao contrário da pista.

    Com o Maycon longe e muito rápido, tirei um pouco o pé, e o Edson Rodrigo manteve quase o tempo todo o kart colado no meu... inclusive, era mais de um "totó" por volta... ainda bem que não deu nenhum problema por conta disso, embora eu seja contra este tipo de pilotagem. Teve momentos que olhei para trás para vê-lo e só enxergava o Monteiro (quarto colocado) de tão colado que o Edson Rodrigo estava.

    De tão colado, fizemos (ele e eu) os melhores tempos da pista nesta noite...

    Foi muito boa a corrida, e repetindo o que disse nas outras etapas: largar bem (na frente) e ter cautela na corrida, são as chaves para se dar bem nas etapas da FKP, já que o nível está muito bom entre todos os pilotos.

    P.S.: DDR na frente de novo! Falei que não precisava arrumar a ordem dos logotipos no campeonato de equipes?

    É nóis no blu-ray que dvd é coisa ultrapassada!

    Abraços,

    Douglas A.B.

    ResponderExcluir
  2. A minha corrida se resume a duas palavras azar e deslealdade.

    Azar de pegar um kart horrível que fez o pior tempo, com certeza só não larguei em último porque o sensor do Deivis e o Lucas estragou.

    E Deslealdade por parte do meu companheiro de equipe que não conseguiu perceber que já estava a frente dele na curva.

    ResponderExcluir
  3. Direção da FKP informa: "acidente envolvendo os carros da Equipe E2 Motors está sob investigação. Aguardemos o vídeo..."

    Bom, acidentes acontecem... vamos aguardar o vídeo para termos idéia do que aconteceu... eu não estava ali no momento, portanto não posso dar minha opinião... agora, não vão (des)estabilizar a equipe logo agora que faltam duas corridas?!?

    Abraços,

    Douglas A.B.

    ResponderExcluir
  4. A quebra do sensor na classificação vai pro meu arquivo de "quebras". Mais uma pra pasta. O pior é que meu kart não era dos melhores e eu tinha que acertar a freiada com exatidão pra ele não fechar demais a curva ou esparramar a traseira. Tanto que o Douglas conseguiu a ultrapassagem assim, com o kart entrando desequilibrado na curva. Mas o pior mesmo foi conseguir acertar 2 voltas, com o kart desse jeito e isso tudo ser jogado fora. Bem chatinho.

    Durante a corrida em si, eu dei o máximo de mim mesmo. Fiquei 100% do tempo concentrado na corrida. Na tangência das curvas ou na distância que o piloto da minha frente estava. Foi bom, consegui uma boa ultrapassagem (pena que vacilei depois).

    Nas próximas vezes vou ir com mais gana. Sinto que estou melhorando a cada corrida e resolvendo meus próprios erros. Um de cada vez...

    ResponderExcluir
  5. São pontos de vista.
    Meu companheiro de equipe, sai da quarta posição logo na largada e quer ganhar minha colocação, me ultrapassar em uma curva q estava pro meu lado, e eu ainda tinha q frear? Dinovo não! é dinovo, corrida retrasada foi a mesma coisa, fui cauteloso e generoso e deixei vc ir, qnd agente começou a entrar no box eu vi q não ia caber, mais eu não ia deixar novamente, se tivesse espaço deixaria vc passar. É isso, por sermos companheiro de equipe vc não deveria forçar em mim pra ultrapassar, não vou ficar toda vez sendo o único a abrir.


    E Douglas, os toquinhos fazem parte, até pq tenho certeza q nenhum toque atrapalhou seu traçado, ou mesmo algum toque me deu a chance de te ultrapassar. A pista é muito trancada, são pouquissimas oportunidade de ultrapassagem, soh se ultrapassa forçando ao erro, e por oportunidade, talvez por isso está havendo tantas discussões. Sou contrar forçar e td, mas a pista ta propiciando isto, quem sabe não começar a alternar com a ceara novamente?


    E eu protesto ha quem quer avacalhar o campeonato!! No ritimo que vai ano que vem eu to fora!! hauhau em vez de nos divertimos estamos brigando!!! Ou correr sem campeonato algum!! só de brincadeira

    ResponderExcluir
  6. pra mim foi uma corrida muito surpreendedora..... Eu fiu determinado a marcar pelo menos um pontinhu.... mais depois que eu fiz a poli.... vi que tinha chance de vitoria....
    Ai eu so mantive a liderança.. cada vez mais mih afastando do segundo colocado.. e assim foi ate o final...

    AH lembrando.......
    Essa vitoria foi dedicada ao
    MONTEIRO.. que havia dito que eu nao ia conseguir marcar nem um ponto....

    ESSA FOI PRA VOCÊ DEIVIS.

    ResponderExcluir
  7. Só vou dizer isso: Aguardem a próxima corrida!

    Maycon aceito vc ter dedicado a vitoria a min, dedica ela também ao sensor do meu kart que quebrou pq se ele não tivesse quebrado vc não largaria na frente!! Falow meu pexe!!!

    ResponderExcluir
  8. Maycon, esqueci de colocar no meu resumo, mas repito aqui os parabens que te dei pessoalmente... foi excelente a sua ultima corrida.

    Edson Rodrigo, acho que voce e o Elinho tem que conversar mais, assim como fazem os pilotos da DDR... ANTES da corrida. Pois os dois tem chance de serem campeoes, mas tem que se ajudar... Rodei o Deivis na penultima corrida, mas nem por isso tivemos problemas mais serios na equipe. Quanto aos toques, todos que ouviram a nossa conversa e conversaram sobre discordam de voce... como tudo decidimos na democracia, vamos conversar sobre isso antes da proxima etapa.

    O objetivo do campeonato eh a brincadeira, como foi desde o comeco. So precisamos respeitar a opiniao dos demais, e evitar os "atritos" que tem acontecido entre os pilotos, para que continuemos com essa diversao saudavel que temos...

    Deivis, duvido a DDR fazer outra dobradinha como no comeco do campeonato!!!

    ResponderExcluir
  9. o que foi decidido na "democracia"? hehehe
    tem q ser transparente...
    to vendo q vai fura antes de chegar ao final...

    ResponderExcluir
  10. Traduzindo: "como tudo decidimos na democracia, vamos (todos os pilotos) conversar sobre isto ANTES da proxima etapa (ou seja, antes que ela aconteca... com todos os pilotos presentes... pode ser minutos antes da prova)

    ResponderExcluir
  11. Esse é o espaço que temos para discutir e conversar, toda a discussão é valida...tudo que acontece na hora da corrida é valido, são acidentes, incidentes, estratégias, bem ou mal intenciondas. É uma disputa esportiva e tudo faz parte. Na hora da corrida estamos com os nervos a flor da pele..é muito foda vc ver sua corrida ir pro espaço na primeira curva... mais foda do que a que quando eu me ferrei na segunda curva.

    No meu caso só achei podia ganhar a ultrapassagem pois já estava a frente do Rodrigo, concordo que vinha por dentro, mas se nao for assim fica muito dificil ultrapassar. A única coisa que temos que combinar é se em uma pista tao dificil de ultrapassar é justo usar do toque para se prevalecer. Acho que temos que discutir sobre isso, porque de fato eu nao tenho uma opinião formada...

    Mas podemos promover uma discussão afim de montar um regulamento para o próximo campeonato, assim estipulamos algumas regras.

    Vou montar uma matéria para discutirmos o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Eu protesto....

    Obs: é só pra deixar meu recado..kkkkk

    Elinho concordo com vc e os dmais...monta uma matéria para chegarmos a um denominador comum. Acho que devemos montar algumas “regrinhas” básicas para não ficarmos no disque me disque... fulano ta errado....
    Como diz o Arnaldo Cezar Coelho “A regra é clara”

    ResponderExcluir
  13. exatamente aonde eu queria chegar!! Acho q se a manobra com toque não influenciar, ou prejudicar alguem ela não tem importancia alguma,o que não pode é dar toque para rodar a pessoa..
    Outra questão, não gosto que forcem ultrapassagem.Contudo, quem forçar ta propiciando a incidentes, e não deveria reclamar. (o que espero em senso comum concordar em não forçar, pois vai virar uma arena gladiadora, pois o cara força na curva 1, o otro força ele na 2, até o final da corrida)
    Alias, aguardo a matéria para opinar mas... hehehe


    Ah, e Douglas generalizando todo mundo neh? Pois pelo q conversei o Deivis e o meu pai não vê problema algun nesses toquinhos.
    E pelo que tinha lindo, pensei q ja haviam decididos e iriam avisar na proxima corrida!
    Ah e eu tbm duvido a DDR dobrar, agora é E2MOTORS na frente.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que criar regras para as ações dentro da corrida, uma coisa não muito prática. Aliás, eu desaprovo completamente a idéia.

    Como não tem uma pessoa neutra para julgar os incidentes, quem teria a palavra final? Ficaria uma briga da palavra de um contra o outro e, isso sim poderia acabar o campeonato, por que haveria muito mais ressentimento em outras etapas por regras quebradas e desanimo por parte de quem foi prejudicado. Outro ponto... se for comprovado que alguém sacaneou outra pessoa, qual vai ser a punição? Perca de posições? Ai todo mundo vai parar de ultrapassar e vamos passar 15 minutos brincando de carrossel.

    As rixas e discussões que estão acontecendo no final das corridas são completamente normais para uma competição que tenha um campeonato envolvido. Todo mundo quer vencer e ser prejudicado acaba irritando as pessoas. Ora, se estão te atrapalhando tanto assim, corra melhor e faça essas pessoas comerem poeira. Isso é automobilismo e, se você não quer encrenca, não deixe ninguém alcançar você.

    Eu disputo curva, forço a tangencia, fecho outros pilotos e até já empurrei e fui empurrado. Acontece. Corridas são assim. O que eu faço depois desse tipo de coisa é pensar em como ficar na frente sem precisar usar esses artifícios. E, modéstia a parte, sempre que eu chego perto da traseira de alguém na corrida, eu paro para olhar QUEM está na minha frente antes de decidir como proceder.

    Resumindo tudo... Todo mundo aprendeu a fazer as curvas, agora é aprender a lidar com os outros karts que estão na pista. Não precisa de regra, só precisa ter calma e saber a hora de agir.

    ResponderExcluir
  15. Sou a favor de criarmos um regulamento para 2009, e colocarmos lá algumas matérias...

    Enquanto isso, não precisamos mudar a forma de conduzir nossas corridas (com toques ou forçadas brutas), como vêm acontecendo nas últimas etapas... acidentes acontecem, como sempre, mas podemos evitá-los. Coincidência que isso aumentou com a proximidade do fim do campeonato... acho que não ia ser muito legal alguém ganhar ou perder o campeonato por atitudes assim... risos

    O nosso nível está muito parelho, por isto está difícil fazer as ultrapassagens... existem formas de fazê-las sem destruir a corrida do adversário sim, a questão é: como e quando, o cada piloto deve descobrir em cada corrida, já que as condições (kart, preparo físico, retardatários, etc...) variam muito.

    Uma simples reunião e votação no dia da prova, imediatamente antes dela acontecer resolve... podemos avisar os fiscais de pista que fiquem atentos ao que combinamos, para coibir e punir as ocorrências, afinal eles estão lá pra isso.

    ResponderExcluir