segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Entrevista parte 2 - Edson Barbosa

Edson Barbosa entrou na FKP na 3º etapa do campeonato de 2008, de lá pra cá, vem sendo um dos pilotos mais atuantes no campeonato. Embora não tenha realizado um grande campeonato no ano passado, terminando em último lugar, em 2009 já começa se destacando muito e ficando a frente da grande maioria dos pilotos que estiveram a sua frente na temporada anterior.

Confira a entrevista abaixo, Barbosa fala um pouco sobre sua perspectiva para o campeonato de 2009:

FKP - E. Barbosa, em 2008 você não fez uma boa temporada, teve alguns pequenos percausos, mas resistiu bravamente. Como foi o campeonato de 2008 para você?

BARBOSA - 2008 foi um ano de aprendizagem, correr em um kart é totalmente diferente de dirigir, demorei um pouco a encontrar o domínio do kart, agora e só administrar e ver o que espera em 2009.


FKP - Como você viu o campeonato de 2008 com relação as brigas das equipes e pilotos pelo título?

BARBOSA - Como eu vários pilotos tiveram inicio neste campeonato, alguns se destacaram e foram mais competitivos, como tínhamos um campeonato aberto sem regulamento favoreceu algumas discussões, mas foi emocionante a briga pelo titulo e das equipes.


FKP - Em 2009 a sua situação é completamente diferente do ano passado, você é o 4º (segunda etapa) do campeonato com apenas 2 pontos de diferença do primeiro, já tem uma vitória, o que você espera para esta temporada?

BARBOSA - Acredito que todos tem boas chances neste ano, espero que consiga outras vitorias e assim manter a possibilidade de terminar o campeonato no pódio.


FKP - Você é um dos membros mais ativo e atuante da FKP, contribuiu muito para a formulação das regras e normas, como você vê a organização deste ano (2009), tendo em vista que o campeonato agora tem 18 pilotos?

BARBOSA - Como exemplo do ano anterior algumas atitudes na pista geraram polemicas, desta forma com o aumento de pilotos e a competência dos pilotos o regulamento é imprescindível para o bom andamento do campeonato, o regulamento ainda tem pontos não abordados que teremos que tratar durante o campeonato.

FKP - Sempre que se joga na mesa de discussão as regras de conduta, toques e rodadas gera-se muita polêmica, cada um tem uma opinião. A pista em que acontece o campeonato é estreita exige muita habilidade e sorte para ultrapassar sem que ocorram batidas ou toques. O que você vê desta situação, acredita que até agora as corridas estam sendo justas e as punições aplicadas estão dentro do esperado?

BARBOSA - Vejo com normal, afinal tivemos a entrada de 8 novos pilotos que não estavam acostumados com as regras do FKP, alguns pilotos nunca tinham corrido, o regulamento foi publicado e é do conhecimento de todos, as punições aplicadas estão coerente e levam em conta não só o toque originário da reclamação como toda a corrida do reclamado. O toque é inevitável, mas tirar proveito deste não é permitido. A preferência da curva é de quem esta com o carro na frente, se rodar alguém ou deslocar deve permitir a retomada da posição, assim evitamos as punições.


FKP - Para você quem são os fortes concorrentes ao título, dada a sua experiencia em 2008 e incluido os "novatos"?

BARBOSA - Em minha opinião todos os pilotos que participaram do campeonato anterior e alguns novatos têm condições de ser campeão.


FKP - Quem será o seu entrevistado (não pode ser da sua ou da equipe de quem te entrevistou)?

BARBOSA - Ivan Torres