domingo, 7 de dezembro de 2008

Comprovado! No seco, escovão sai mais cedo da faxina!

Quem pensava que já tinha visto de tudo no campeonato da FKP, estava enganado. A última corrida do campeonato ficou marcado por um acontecimento inédito. Rodrigo Ribeiro, que brigava diretamente pelo título, foi punido pela comissão de prova e obrigado a ser retirar da corrida por insistentemente não obedecer a bandeira azul dos comissários de pista. Porém, essa não foi a única novidade que aconteceu na última etapa da FKP.

A corrida já começou de forma inusitada. O grid de largada tinha no primeiro lugar, ninguém menos Rodrigo Gomes. Ao lado dele, outro estreante das primeiras filas da largada, Edson Barbosa. Atrás dele, vinham Elio Fontoura e Douglas Andrade. Na terceira fila, Deivis Monteiro e Lucas Neto, a frente de Rodrigo Ribeiro e Maycon Matos. A largada, apesar de tensa, correu limpa e sem acidentes. Fontoura consegue a ultrapassar Barbosa e pula para o segundo lugar e, na segunda curva, Andrade disputa a curva e leva a melhor em cima de Barbosa.

Gomes e Fontoura mostraram que tinham karts mais rápidos que o resto e abriram grande vantagem em relação aos outros pilotos. Porém, a briga era intensa no pelotão intermediário. Ribeiro consegue ultrapassar Matos e alcança Neto, que pressionava fortemente Monteiro. Na frente dos dois, Andrade e Barbosa mantinham uma guerra de nervos na expectativa do primeiro erro do outro. Os dois mantinham Monteiro, Neto e Ribeiro muito próximos um dos outros, o que possibilitou muitas ultrapassagens entre os três, que trocavam de posição freneticamente.

Depois de algum tempo nessa situação, um acidente acontece logo na curva 1 entre Barbosa, Monteiro e Ribeiro. Monteiro consegue sair limpo e Ribeiro acaba perdendo a posição para Neto, mas é Barbosa que leva a pior e acaba ficando ao contrário na pista, caindo para a última posição. Com um piloto a menos, as disputas no pelotão intermediário diminuem, mas ainda acontecem. Numa dessas disputas, Neto e Monteiro se tocam na entrada do curvão e Monteiro acaba rodando, perdendo a posição para Ribeiro também.

Nesse meio tempo, Gomes e Fontoura encostam nos retardatários e vão os deixando para trás um a um. Quando chega a vez de Ribeiro abrir caminho, Neto se confunde pensando que a bandeira azul era para ele e acaba deixando Ribeiro passar, perdendo a quarta posição. Algumas voltas depois ele abre passagem, dessa vez na hora certa, e os líderes colam na traseira de Ribeiro, para tentar ultrapassa-lo. Porém, Ribeiro não conseguia ver quem estava atrás deles e após várias voltas tomando bandeira azul e bandeiras de advertências, a corrida é parada. Após uma discussão entre pilotos e comissão de pista, ele acaba punido por atitude anti-desportiva (não deixar os líderes da corrida passarem) e amarga a desclassificação na etapa.

Com a corrida parada, uma nova largada é organizada com as posições atuais dos pilotos. Gomes em primeiro, Fontoura em segundo, Andrade em terceiro, Neto em quarto, Monteiro em quinto, Matos em sexto e Barbosa em sétimo. Na largada, Monteiro consegue tracionar melhor e ultrapassa Neto, para quase no final da volta Andrade ver seu companheiro de equipe e abrir passagem, para ele tentar brigar pelo segundo lugar na corrida e o terceiro lugar no campeonato. Na volta seguinte, foi a vez de Matos dar o bote e conseguir a ultrapassagem em Neto. Neto, forçando para tentar recuperar a posição, acaba perdendo o controle do kart e acertando a barreira de pneus logo após o curvão. Barbosa, que vinha rápido atrás, não consegue desviar e acaba acertando o kart de Neto em cheio. Com a pancada, Barbosa se machuca e resolve sair da corrida, enquanto Neto se mantém, mas com o kart avariado pela pancada. Como Ribeiro ainda tinha uma volta de vantagem em relação à Barbosa, ele ainda consegue acabar na frente de Barbosa.

E assim as posições se manteriam até o fim da prova, garantindo o campeonato para Douglas Andrade. O título de equipes, por outro lado, acabou com a E2, que ganhou com uma diferença de apenas 1 ponto em relação a DDR.

Resultado Final da Corrida
Posição. Piloto (Equipe)
1. Rodrigo Gomes (CPM)
2. Elio Fontoura (E2)
3. Deivis Monteiro (DDR)
4. Douglas Andrade (DDR)
5. Maycon Matos (Eq. E)
6. Lucas Neto (CPM)
7. Rodrigo Ribeiro (E2)
8. Edson Barbosa (Erasmo)

Resultado Final do Campeonato de Pilotos
Posição. Piloto (Equipe) - Pontuação Final

Campeão
Douglas Andrade
(DDR) - 56 Pontos

2. Rodrigo Ribeiro (E2) - 50
3. Elio Fontoura (E2) - 43

4. Deivis Monteiro (DDR) - 41
5. Lucas Neto (CPM) - 32
6. Rodrigo Gomes (CPM) - 30
7. Maycon Matos (Eq. E) - 13
8. Edson Barbosa (Erasmo) - 09
9. Carlos Eduardo (Erasmo) - 06

Resultado Final do Campeonato de Construtores
Posição. Equipe - Pontuação Final

1. E2 - 83
2. DDR - 82
3. CPM - 59
4. Erasmo - 15
5. Equipe E - 13

Com o fim de campeonato, os pilotos e organizadores se preparam para a festa de encerramento. Porém, os pilotos já se perguntam quando será a próxima corrida. Será em janeiro? Será em fevereiro? Será que eles não conseguem parar quietos?