domingo, 7 de dezembro de 2008

Comprovado! No seco, escovão sai mais cedo da faxina!

Quem pensava que já tinha visto de tudo no campeonato da FKP, estava enganado. A última corrida do campeonato ficou marcado por um acontecimento inédito. Rodrigo Ribeiro, que brigava diretamente pelo título, foi punido pela comissão de prova e obrigado a ser retirar da corrida por insistentemente não obedecer a bandeira azul dos comissários de pista. Porém, essa não foi a única novidade que aconteceu na última etapa da FKP.

A corrida já começou de forma inusitada. O grid de largada tinha no primeiro lugar, ninguém menos Rodrigo Gomes. Ao lado dele, outro estreante das primeiras filas da largada, Edson Barbosa. Atrás dele, vinham Elio Fontoura e Douglas Andrade. Na terceira fila, Deivis Monteiro e Lucas Neto, a frente de Rodrigo Ribeiro e Maycon Matos. A largada, apesar de tensa, correu limpa e sem acidentes. Fontoura consegue a ultrapassar Barbosa e pula para o segundo lugar e, na segunda curva, Andrade disputa a curva e leva a melhor em cima de Barbosa.

Gomes e Fontoura mostraram que tinham karts mais rápidos que o resto e abriram grande vantagem em relação aos outros pilotos. Porém, a briga era intensa no pelotão intermediário. Ribeiro consegue ultrapassar Matos e alcança Neto, que pressionava fortemente Monteiro. Na frente dos dois, Andrade e Barbosa mantinham uma guerra de nervos na expectativa do primeiro erro do outro. Os dois mantinham Monteiro, Neto e Ribeiro muito próximos um dos outros, o que possibilitou muitas ultrapassagens entre os três, que trocavam de posição freneticamente.

Depois de algum tempo nessa situação, um acidente acontece logo na curva 1 entre Barbosa, Monteiro e Ribeiro. Monteiro consegue sair limpo e Ribeiro acaba perdendo a posição para Neto, mas é Barbosa que leva a pior e acaba ficando ao contrário na pista, caindo para a última posição. Com um piloto a menos, as disputas no pelotão intermediário diminuem, mas ainda acontecem. Numa dessas disputas, Neto e Monteiro se tocam na entrada do curvão e Monteiro acaba rodando, perdendo a posição para Ribeiro também.

Nesse meio tempo, Gomes e Fontoura encostam nos retardatários e vão os deixando para trás um a um. Quando chega a vez de Ribeiro abrir caminho, Neto se confunde pensando que a bandeira azul era para ele e acaba deixando Ribeiro passar, perdendo a quarta posição. Algumas voltas depois ele abre passagem, dessa vez na hora certa, e os líderes colam na traseira de Ribeiro, para tentar ultrapassa-lo. Porém, Ribeiro não conseguia ver quem estava atrás deles e após várias voltas tomando bandeira azul e bandeiras de advertências, a corrida é parada. Após uma discussão entre pilotos e comissão de pista, ele acaba punido por atitude anti-desportiva (não deixar os líderes da corrida passarem) e amarga a desclassificação na etapa.

Com a corrida parada, uma nova largada é organizada com as posições atuais dos pilotos. Gomes em primeiro, Fontoura em segundo, Andrade em terceiro, Neto em quarto, Monteiro em quinto, Matos em sexto e Barbosa em sétimo. Na largada, Monteiro consegue tracionar melhor e ultrapassa Neto, para quase no final da volta Andrade ver seu companheiro de equipe e abrir passagem, para ele tentar brigar pelo segundo lugar na corrida e o terceiro lugar no campeonato. Na volta seguinte, foi a vez de Matos dar o bote e conseguir a ultrapassagem em Neto. Neto, forçando para tentar recuperar a posição, acaba perdendo o controle do kart e acertando a barreira de pneus logo após o curvão. Barbosa, que vinha rápido atrás, não consegue desviar e acaba acertando o kart de Neto em cheio. Com a pancada, Barbosa se machuca e resolve sair da corrida, enquanto Neto se mantém, mas com o kart avariado pela pancada. Como Ribeiro ainda tinha uma volta de vantagem em relação à Barbosa, ele ainda consegue acabar na frente de Barbosa.

E assim as posições se manteriam até o fim da prova, garantindo o campeonato para Douglas Andrade. O título de equipes, por outro lado, acabou com a E2, que ganhou com uma diferença de apenas 1 ponto em relação a DDR.

Resultado Final da Corrida
Posição. Piloto (Equipe)
1. Rodrigo Gomes (CPM)
2. Elio Fontoura (E2)
3. Deivis Monteiro (DDR)
4. Douglas Andrade (DDR)
5. Maycon Matos (Eq. E)
6. Lucas Neto (CPM)
7. Rodrigo Ribeiro (E2)
8. Edson Barbosa (Erasmo)

Resultado Final do Campeonato de Pilotos
Posição. Piloto (Equipe) - Pontuação Final

Campeão
Douglas Andrade
(DDR) - 56 Pontos

2. Rodrigo Ribeiro (E2) - 50
3. Elio Fontoura (E2) - 43

4. Deivis Monteiro (DDR) - 41
5. Lucas Neto (CPM) - 32
6. Rodrigo Gomes (CPM) - 30
7. Maycon Matos (Eq. E) - 13
8. Edson Barbosa (Erasmo) - 09
9. Carlos Eduardo (Erasmo) - 06

Resultado Final do Campeonato de Construtores
Posição. Equipe - Pontuação Final

1. E2 - 83
2. DDR - 82
3. CPM - 59
4. Erasmo - 15
5. Equipe E - 13

Com o fim de campeonato, os pilotos e organizadores se preparam para a festa de encerramento. Porém, os pilotos já se perguntam quando será a próxima corrida. Será em janeiro? Será em fevereiro? Será que eles não conseguem parar quietos?

11 comentários:

  1. Lucas,

    só algumas correções:

    1 - O Edson largou em terceiro, atrás do Gomes e do Elinho
    2 - passei ele na segunda curva da primeira volta, assumindo o terceiro lugar
    3 - Esse acidente que você mencionou eu não estava, deve ter sido do Edson para trás...

    ResponderExcluir
  2. Lucas, desconsidera o item 1, o Edson realmente largou em segundo, perdendo a posição para o Elinho na largada, e para mim na segunda curva na primeira volta...

    ResponderExcluir
  3. huehue..
    nao poderia acabar a ultima corrida assim..
    desculpas ao Elinho e ao Rodrigo... os principais afetados pela desatenção.....
    agora.. a falta de credibilidade dos fiscais de provas.. e o jeito como foram aplicadas as bandeiradas confudiram demais..
    eu em momento nenhum me vi ameaçado pelos lideres de provas em minha posição.. estava o tempo todo andando forte pra me recuperar.. não via porque abrir passagem..
    fora q tdo hra q eu via alguem atraz de mim, era briga de posição... ah nao ser que tenha sido o Elinho.. e eu confundi por causa da camisa do sao paulo... q ele e o lucas estavam usando.. mas enfim desculpas novamente.. se eu tivesse a par da situação teria aberto.... eu estava alucinado e achei que os cara estavao loucos! hauhsuhuahu
    fora q os cara nunca dao bandeirada.. sempre foi desorganizada essas bandeiras.. é foda.. enfim.. um radio nessa hra tinha ajudado pra caralho... pq não um radio heim?

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizar o R. Gomes pela excelente corrida... Brigamos até o fim de ponta a ponta, tanto é que fizemos o mesmo tempo. Os Karts estavam muito bons. Tive momentos que estava mais rápido e tive a oportunidade de passar, mas não quis arriscar o campeonato. Mas também o Rodrigo teve os momentos em que se distanciava... Ai quando chegavam os retardatários eu colava novamente. Vinhamos tão embalados que eu cheguei a dar uns toques nele... Mas foi um bela corrida ainda com a punição do Ribeiro ficou muito emocionante, a relargada gerou tensão e mudanças significantes...

    ResponderExcluir
  5. como ficou a festa de confraternização??????

    ResponderExcluir
  6. Bom, vai minha versão da corrida.

    Na largada, o Edson estava mais lento, então o Elinho tomou a ponta. O Edson não fechou a porta pra curva dele, então entrei, disputamos na segunda curva (a da saída da tomada de tempo), eu por dentro e ele por fora, então ele cedeu, com jogo limpo das duas partes.

    Umas duas voltas depois os líderes dispararam, não tinha mais como alcançá-los. Então tirei o pé, sempre de olho no Edson Rodrigo. Como ele estava lá atrás do pelotão intermediário, fui tocando sem forçar...

    O Edson chegou a dar um tranco no meu kart, fazendo com que eu espalhasse na pista, mas permitiu que eu retomasse o traçado e a posição. Estas atitudes é que fazem a diferença na disputa de um esporte...

    Foram várias voltas com a turma atrás (acho que tinha que ter retrovisor no kart) trocando de posição, e o Edson Rodrigo começou a chegar mais perto.

    Então ele colou. Tentou ultrapassagens dos dois lados, deu alguns toquinhos (bem menos que na penúltima prova, ainda bem...) e começaram as bandeiras azuis. Depois da terceira que ele levou, até eu comecei a ficar desconfiado as posições, pois o cara não dava passagem... olhando para trás algumas vezes, e no placar com o número dos karts, confirmei que o Edson Rodrigo estava enganado... as bandeiras eram pra ele mesmo. Tanto que após algumas voltas ele recebia a indicação direta que deveria dar passagem, depois foi penalizado, devendo ir para os boxes (com indicações claras que era pra ele), e por último, que estava desclassificado da corrida...

    Com a corrida paralisada, tentei explicar pra ele que a ordem era aquela mesma, e que ele não tinha acatado... tentamos convencer os fiscais deixarem ele sair dos boxes atrás de todos, mas eles não quiseram, e o Edson Rodrigo também não ajudou na negociação...

    Retomada a corrida, combinei com o Lucas pra deixarmos o Rodrigo e o Elinho saírem, tanto que retardamos nossa largada, para que eles brigassem sozinhos, já que estavam nos dando uma volta de vantagem...

    Logo no fim da primeira volta vi o Deivis vindo e abri para ele passar e tentar alcançar o Elinho, para lutar pelo terceiro lugar no campeonato.

    Depois foi só tocar tranquilo até a bandeirada final.

    Parabéns ao Rodrigo, pela excelente corrida, de ponta a ponta, com a pole e a vitória.

    Parabéns ao Elinho, pela prova perfeita também.

    Agradeço ao Edson e ao Lucas pelas atitudes sempre positivas nos momentos mais nervosos das corridas, o que se repetiu nesta.

    O Maycon não foi muito bem, mas tentou me tirar o quarto lugar, que eu não ia deixar escapar por causa do campeonato de equipes...

    E finalmente, parabéns ao Deivis, meu companheiro de equipe, que se não fossem os acidentes em mais uma etapa poderia ter conquistado o terceiro lugar no campeonato, e a nossa vitória nas duplas.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Douglas, pelas correções. É complicado ver o que acontece na largada. Alias, nesse acidente que teve entre Deivis, Edson e Rodrigo, eu vibrei muito (por dentro), por que a ultrapassagem foi completamente limpa em cima do Rodrigo, com ele passando o Edson por fora e eu por dentro, o que ainda me deixou mais rápido na saída de curva e fez eu encostar no Deivis. Essas disputas, inclusive, foram as mais bacanas de todo o campeonato pra mim. Houve toques, houve briga, houve disputa e houve muita emoção. Foi foda bagaraio. Pena mesmo que eu acabei desconcentrando na relargada, o que acabou fazendo eu bater. Se eu tivesse terminado em terceiro ou quarto, como estava naquele momento, essa com certeza seria pra mim a melhor corrida do campeonato.

    ResponderExcluir
  8. Para mim não resta dúvida de que foi a melhor corrida do campeonato, alias pro Rodrigo também. Por muita sorte o Edson acabou abandonando, pois senão o campeonato de equipes terminaria empatado, o que também seria muito legal (alias eu só fiquei sabendo hoje que ele tinha abandonado). Mas quero parabenizar o Douglas pela excelente estabilidade no campeonato, tornou-se campeão merecidamente, afinal foi muito regular. O Ribeiro deu uma arrancada muito forte no final se eu não tivesse ido tão mal em duas provas provavelmente brigaria pela segunda posição, mas parabéns a ele também pelas vitórias e boas posições apartir da segunda metade do campeonato. Ano que vem promete muito.

    ResponderExcluir
  9. cara...arrancada eu dei na ultima corrida.. eu sai em penultimo, nao me lembro o que aconteceu e fui pra ultimo.. de ultimo eu consegui chegar em 4 colado no Douglas.. e começou a confusão de bandeira...se eu tivesse aberto e deixado tinha brigado pela posição do Douglas... o que seria inutil tbm... pois o Rodrigo e o Elio estavam andando mto fortes e nunca eu iria ultrapassar.. e a unica chance era ganhar em primeiro...
    essa ultima corrida demonstrou o ritmo forte q agente ta andando.. se os karts fossem equilibrados.. a briga seria boa... tive altas brigas com o Lukaz durante a corrida... que foi mto massa... e o mais massa que agente nao se tocou.. tomamos espaço um do outro mais nao houve toque.. esse tipo de briga é mto massa... tomara que vá pra esse nivel.

    ResponderExcluir
  10. Seguinte galerinha do mal....
    O Caixa da FKP ficou fechado em R$ 315,00. O gasto com os trófeus, impressões e medalhas ficou em R$ 130,00. Temos R$ 185,00 para a comemoração que poderá ser no ano que vem por mim sem problema algum. E pode ser aqui em casa também....não vejo problema quanto a isso! Nem o Elmes nem a Jura....kakakak
    Alguém consegue o Data Show?
    Outra coisa, parabéns pela corrida sensacional que vocês fizeram, acho que nós que estávamos de fora ficamos mais nervosas que vocês, vendo que estavam praticamente se matando na pista.
    Parabéns ao Rodrigo noivo, pela excelente corrida, falou que ia ganhar e ganhou mesmo!
    Bjusss a todos.

    ResponderExcluir
  11. Atualizada a foto do Rodrigão, vencedor da última etapa de 2008!

    Parabéns novamente!!!

    ResponderExcluir