terça-feira, 28 de maio de 2013

Rumo ao Velopark - Entrevista com Rodrigo Stephanini


Rodrigo Stephanini, promotor de justiça, 41 anos é um grande incentivador do kartismo em Mato Grosso do Sul, piloto desde os 18 anos é sem dúvida o mais experiente da equipe do estado que vai à seletiva do mundial em Nova Santa Rita. Stephanini coleciona uma série de títulos em competições pela FASP e FAMS entre eles destacam-se os quatro campeonatos estaduais no MS (2007, 2009, 2010, 2011); outros quatro campeonatos do Troféu Kart Ms; Campeão SF4 da Copa Pantanal de Kart (aquela da Via Park); Vice Campeão Paulista KGV categoria SF4 Light (2009); Vice Campeão Paulista KGV categoria Pro 500 Light (2008); Vice Campeão Paulista KGV categoria Rental 400 (2003); Vice Campeão Estatual 2012 categoria SF4A.

Stephanini leva toda sua experiência pela segunda vez ao Velopark e promete dificultar a vida dos outros competidores.

AFKP - Rodrigo o que lhe motivou a participar da seletiva em 2012?

Rodrigo Stephanini - Participar da seletiva em 2012 trouxe uma grande alegria pra mim pois tive a oportunidade de reviver o início da minha história como piloto de kart, ainda no kart rental. Além disso, o grande número de participantes no evento e a possibilidade de estar na seletiva ao lados de amigos que fazem parte de família do kart sulmatogrossense trouxe ainda mais satisfação à minha pessoa.


AFKP - Você cravou tempos excelentes nos treinos dos dias anteriores, mas na corrida teve azar de cair a corrente do seu kart, conte um pouco de como foram suas corridas?

Rodrigo Stephanini - De fato, nos treinos livres anteriores às provas acabei conseguindo cravar bons tempos, o que me deixou bastante confiante. Acho que esta confiança acabou provocando uma desatenção da minha parte e a falta de concentração acabou comprometendo o resultado na primeira prova que disputei, pois quando brigava pela terceira posição meu kart acabou sofrendo duras batidas que culminaram com a queda da corrente, o que poderia ter sido evitado se eu estivesse pilotando de forma mais atenta e defensiva. Na segunda prova acabei recebendo um kart que visivelmente apresentava um dos piores rendimentos entre todos os disponíveis e não tive muito o que fazer. Na última prova, praticamente sem chances de passar à próxima fase, acabei me divertindo um pouco mais e tive um resultado razoável.



AFKP - Você é um piloto muito experiente, com vários títulos de kart no currículo, porém pôde sentir que a competição cobra um pouco mais do que somente a habilidade do piloto, como você avalia o grau de dificuldade de um evento como este com pilotos de todos os níveis em karts que aleatórios?

Rodrigo Stephanini - O grande diferencial em uma competição como esta, onde os karts não pertencem aos pilotos e são disponibilizados de forma aleatória, é que você tem que se adaptar rapidamente ao conjunto kart/motor que recebe e tirar o máximo do equipamento, independente da colocação final que venha a alcançar na prova. Como a fase classificatória é composta por três baterias, cada ponto obtido é valioso pois nem sempre estará a nosso favor a sorte de receber os melhores conjuntos de kart/motor.

AFKP - O que te motivou a retornar ao Velopark para a seletiva este ano?

Rodrigo Stephanini - Antes de pensar em competir com meus adversários, sempre busco atingir os meus limites físicos e técnicos. Assim, a primeira competição acaba sendo comigo mesmo. Como em 2012 meu desempenho ficou bem abaixo das minhas possibilidades, voltei para pilotar com máxima concentração e garra.



AFKP - Tendo como referência a sua observação da competição em 2012, quais dificuldades você acha que a equipe do MS enfrentará em 2013?

Rodrigo Stephanini - Por mais que o traçado do evento tenha circulação invertida e trechos inéditos, não há como negar que os pilotos que frequentam o Velopark com mais assiduidade levam uma ligeira vantagem, inclusive pela adaptação à pista e às condições térmicas. Mas outro fator que causa ainda mais preocupação é o trabalho em dupla ou trio que pilotos da região acabam fazendo durante as provas, pois é muito difícil superá-los nestas situações.

AFKP - Quais são seus objetivos para esta seletiva?

Rodrigo Stephanini - Chegar à semi-final e lutar como nunca para ir à final. Vou para a batalha com todas as armas que tenho. Espero receber um kart que me dê condições para tanto.