terça-feira, 21 de maio de 2013

AFKP Rumo à Seletiva - Entrevista com o Semi Finalista João Marcelo




João Marcelo (37 anos) é piloto da FKP desde 2011, e apesar do curto período no Automobilismo vem colecionando uma série de conquistas, em 2012 foi o único piloto de Mato Grosso do Sul a passar de fase e correr a semifinal, foi vice-campeão estadual na categoria Super F4 e é sem dúvida um dos pilotos mais enganjados do desenvolvimento do kartismo no estado.

AFKP - João Marcelo foi sem dúvida o grande destaque da equipe de Mato Grosso do Sul na Seletiva de 2012, como estava sua expectativa para o evento no ano passado e como você avalia seu desempenho?

João Marcelo -  Sinceramente, fiquei surpreso com o meu desempenho, ser o primeiro de MS a chegar a um semifinal no Velopark, foi realmente empolgante, não imaginava que chegaria tão longe, mas após a primeira bateria ruim, resolvi relaxar e me divertir e para mim foi a grande tática para chegar a semifinal. Em nossa equipe haviam pilotos mais experiente e melhores tecnicamente, mas o emocional atrapalhou demais a todos.

AFKP - Este ano já mais experiente o que você espera do campeonato e qual a sua meta?

João Marcelo - Esse espero pelo menos chegar a semifinal novamente, e chegar entre os oito primeiro da semifinal. Para isso os erros que cometi o ano passado estou tentando corrigir. Vou chegar 2 dias antes para poder treinar e conchecer a pista com calma. Darei muita atenção a primeira bateria, devido ao frio e ao gelo nas zebras, isso atrapalhou demais a nossa equipe que esta acostuimada a correm a quaser 40 graus de Campo Grande.



AFKP - Quais as maiores dificuldades que você espera enfrentar na Seletiva?

João Marcelo -  Com certeza a maior dificuldade é controlar a ansiedade e o emocional, como no kart as corridas são curtas e o nível dos pilotos e muito similiar, um erro por mais que seja leve é fatal.

AFKP - Em 2012 você foi vice-campeão estadual de kart na categoria Super F4, este título somado ao seu desempenho no ano passado trás uma carga maior de responsabilidade perante aos outros pilotos da equipe, neste aspecto como está seu emocional com relação a este peso a mais?

João Marcelo - A pressão esse ano será sem dúvida maior, sem falar que serei o primeiro a entrar na pista. Novamente enfatizo, o trabalho do emocional é fundamental, e focar que apesar de ser um competição séria, todos estamos lá para nos divertir. 
Antes das corridas gosto muito de me afastar dos outros pilotos, ouvir musica, pois o nervosismos de alguns pilots podem te contagiar. A alimentação pré e pós a corridas é mutito importante, pois o desgate fisico é intenso.  Tudo vale para manter a calma e tem um lema: "eu só quero andar de kart, o meu maior adversário sou eu mesmo".

AFKP - É provável que caia em um grupo com alguns pilotos de Mato Grosso do Sul, no seu grupo ou mesmo em uma provável semi-final ou final, tem algum específico que gostaria de enfrentar ou mesmo correr junto?

João Marcelo - Não tenho predilição por disputar com nenhum piloto, quando vestimos o capacete e entramos na pista todos são adversários e somente um chegará em primeiro, claro que torço para que o meus companheiros se classifiquem, e até nos ajudamos na pista.



AFKP - No ano passado o que mais te chamou a atenção na Seletiva?

João Marcelo - Sem dúvida a qualidade da pista e a infra estrutura do velopark, simplismente um show.

AFKP - O que mais gostou e o que não gostou da Seletiva em 2012?

João Marcelo -  Gostei da orpotunidade de dsiputar com pilotos de diversos estado e mesmo sabendo das dificuldade que temos em correr de kart em MS, não fizemos feio. O ponto negativo infelizmente foi a falta de fair play de alguns competidores e falta do cumprimentos de algumas regras por parte da organização.