segunda-feira, 20 de maio de 2013

AFKP Rumo à Seletiva - Entrevista com André Licks



Estreamos aqui uma série de entrevistas com os pilotos que irão à Seletiva do Mundial de Kart Indoor do Velopark, organizado pela Amil Kart Show (http://www.amilkartshow.com.br).

A Seletiva Velopark é uma competição que acontece em Nova Santa Rita (RS), em um dos maiores complexos automobilísticos das américas, que premia o vencedor com passagem, hospedagem e inscrição para o campeonato mundial de kart indoor (KWC), neste ano acontecerá na Dinamarca de 21 à 26 de julho.

André Licks, 29 anos é piloto da FKP desde 2009, já correu campeonato estadual e é muito conhecido pelo Brasil por suas video-aulas postadas no Youtube, onde ele apresenta várias dicas sobre pilotagem.

Licks participou da primeira edição do evento em 2011 e foi o principal motivador da equipe que representará Mato Grosso do Sul no evento.



AFKP - Licks, você já é piloto experiente no evento, tendo participado das edições de 2011 e 2012, como você analisa este grande campeonato, que é um sucesso e o que espera da organização do evento para este ano?

Licks - Eu considero a Seletiva do Velopark um campeonato obrigatório para todos pilotos amadores. Primeiro porque a organização é exemplar, segundo o parque do Velopark tem a melhor estrutura do Brasil e você fica muito confortável nos 3 dias de evento. Até mesmo os espectadores tem muito conforto. E terceiro porque é a nossa chance de enfrentar pilotos mais rápidos e tentar aprender um pouco mais de pilotagem. Eu espero este ano que a direção de prova seja mais rígida, como foi em 2011, para que as disputas em pista fiquem mais sadias.

AFKP - O evento contará com a presença de aproximadamente 240 pilotos, tendo campeões de kart de diversos estados e até mesmo o campeão mundial de kart indoor de 2009, que também foi vice em 2010 e 2011 (brasileiro Maxwell Jansley), isso significa que assim como nos outros anos o nível será altíssimo, você acha que os pilotos de MS, incluido você claro estão preparados para atingir quais resultados?

Licks - Eu acho que nós ainda não temos um piloto capaz de chegar a final do campeonato, a concorrência é muito forte por lá. Como o campeão mundial, o campeão da seletiva 2011 Luis Vargas Jr. Mas nosso piloto João Marcelo já chegou numa semi-final, e acho que esse ano vamos colocar mais pilotos na segunda fase, e quem sabe alguém surpreenda e chegue na final.




AFKP - Conte um pouco de como foi sua trajetória na Seletiva nos anos anteriores?

Licks - No primeiro ano eu descobri o campeonato na internet e me inscrevi. Fábio Ferelli me acompanhou nessa jornada. Eu tinha fé que no mínimo na semi-final eu chegaria, mas eu não tinha idéia do nível da competição e principalmente, a dificuldade da pista do Velopark. Durante o evento a pista muda muito a temperatura e o clima, pode chover e até fazer geada! No primeiro ano eu fiz as duas primeiras corridas bem, 1 segundo lugar na chuva e um 11º na segunda bateria no seco. Na terceira bateria, pista molhada, eu estava andando em quinto, praticamente classificado para a semi-final, mas rodei sozinho numa curva de alta velocidade quando peguei uma poça d'água. fiquei em 5º do grupo 2. Em 2012 fiz 3 baterias cerebrais, sem rodadas sem incidentes, mas acabei ficando em sétimo do grupo 2 e fora da semi-final de novo. Dessa vez o problema foi se livrar do tráfego e conseguir alcançar os ponteiros.

AFKP - Nos anos anteriores você não conseguiu passar para a semi-final, o que espera para este ano e qual a sua meta?

Licks - Esse ano tem que acontecer! Em 2011 eu bati na trave. Mas para 2013 eu acho que estou pilotando melhor e já conheço as dificuldades da fase classificatória. Espero não ter mais surpresas e passar para a semi. Se não acontecer, com certeza terei algo pra aprender e levar para a Seletiva 2014!!


Este foi o Piloto André Licks, todos os dias teremos novidades por aqui!