terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Baterias da Segunda Etapa

A primeira etapa da FKP, realizada no dia 11 de janeiro levou as pistas 12 pilotos de 6 equipes diferentes para disputar as curvas do Speed Kart. Tudo correu normalmente e a etapa foi realizada com sucesso, mas agora chegamos a pouco mais de 10 dias antes da próxima etapa e um pequeno problema bate a nossa porta.

O regulamento previa a participação de 16 pilotos na primeira etapa e os quatro primeiros e os quatro últimos de cada bateria formariam as novas baterias da segunda etapa. Caso quem faltou da primeira vez compareça na segunda etapa, não há nenhum problema. Os quatro "ausentes" vão pro fim do pelotão e tudo se encaixa. Mas e se novamente houver faltas?

Daqui pra frente, são minhas opiniões. Postem as suas nos comentários.

Eu vejo como essencial dividir as duas baterias com a mesma quantia de pilotos. Uma corrida com apenas 4 corredores ficaria um pouco chata, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora. Então, as possibilidades ficariam assim:

(Para motivos de desambiguação, eu vou chamar as baterias da primeira etapa como B01 e B02.)

12 pilotos.
Dividi-se em 2 grupos de seis, com a primeira bateria formada pelo 3 melhores da B01 junto dos 3 melhores da B02 e a segunda bateria formada pelos 3 piores da B01 e os 3 piores da B02.

14 pilotos.
Aqui temos o formato mais complexo, por que as baterias seriam formadas por um número ímpar de pilotos. O que eu proponho é que a primeira bateria seja formada pelos 3 primeiros da B01 junto dos 4 melhores da B02. A segunda ficaria com os 4 últimos da B01 e os 3 últimos da B02.

16 pilotos.
O mais simples. Como eu já disse, jogamos os 4 ausentes da primeira etapa para o final do grid da segunda bateria e pronto, o resto fica como foi decidido.

Por que eu quero decidir isso? Por que NÃO FOI DISCUTIDO (viu, Edson?) o caso de faltas na reunião que fizemos e isso pode ser uma constante durante o ano.