segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FKP Entrevista: Ribeiro e Monteiro



*Esta imagem é meramente ilustrativa...


1. Conte-nos um pouco sobre você, apresente-se para os demais e para não quebrar a tradição diga-nos como chegou à FKP?

Bom, tenho 25 anos, 60 kg, meu signo é de touro,  sou flamenguista roxo e minha grande paixão é a velocidade tenho (gasolina nas veias). Comecei a correr de kart com os meus primos fui gostando e me interessando cada vez mais, passamos a correrde kart com mais frequência e depois decidimos organizar um campeonato, no começo não era nada demais começamos com uma tabelinha no  excel só com os nomes dos pilotos e a pontuação à partir dai as coisas foram tomando proporções maiores até chegarmos onde estamos hoje.

2. Deivis, o ano passado você ficou em 4º lugar com 41 pontos. Você ja era um dos pilotos mais rápido na ocasião. Esse ano o campeonato está com o nível mais alto, onde na temporada passada o melhor tempo era de 21.90s e hoje já chega a casa de 21.20s.
Ou seja, o campeonato está muito mais dificil do que o da temporada passada e mesmo assim você conseguiu se manter estável e está em 1º com 93 pontos.
Na sua opinião, quais os motivos para isso? Alguma sugestão aos novatos?


Realmente esse ano as coisas estão mais difíceis do que o ano passado, pra mim a temporada de 2008 foi mais um treino, ano de estréia em campeonato não é nada fácil, fui me adaptando aos poucos pegando o macete do carro e da pista. Estou vivendo um bom momento nessa temporada que começou logo na segunda etapa e foram três vitórias consecutivas e isso me transformou como piloto ali eu vi que tinha chances diretas e que podia brigar pelo título é tudo uma questão de estado emocional depois das três vitórias comecei a ficar mais focado tentando buscar o melhor tempo e o melhor traçado sempre observando onde eu poderia melhorar ainda mais isso te motiva e de um gás maior. Outro motivo foi a entrada dos novos pilotos tive que dar meus pulos para manter a liderança. Para os novatos o que posso dizer é que só errando é que agente aprende.

3. O seu parceiro (de equipe!!!) está em 2º Lugar sendo ameaçado pelo piloto André Licks, na sua opinião quem sairá melhor nessa?


Acredito que o Andrade vai levar a melhor ele é um bom piloto e atual campeão da categoria vai saber administrar isso com certeza, mas não vai ser nada fácil o A.Licks vai dar trabalho.

4. Como ja foi dito, e os números nos provam que o nível da FKP está muito alto, onde 6 pilotos a cada Grande prêmio disputam milésimos à milésimos dos melhores tempos, a próxima temporada promete muita disputa. Na sua opinião qual o favorito à vencer e o que você espera para a temporada de 2010?


Bem, é difícil falar um favorito pelo o nível dos pilotos que temos, acredito que a briga pela liderança o ano que vem vai ser intensa do começo ao fim, estou com a expectativa de que vai ser a melhor e mais emocionante temporada da FKP, eu espero poder diminuir ainda mais o meu tempo de volta rápida e ficar na briga entre três primeiros colocados. 

5. Está havendo muitas discussões sobre a diferença de peso entre os competidores (chega a 35kg do mais pesado para o mais leve) , onde os mais leves saem em vantagem, pois um kart mais leve tem um melhor rendimento (óbvio). Todos que estão abaixo de 70kg têm conseguido tempos baixos constantemente. Já se levanta a necessidade de lastros de pesos para igualar o peso dos pilotos e tornar essa luta ainda mais equilibrada e justa (tem sido a principal missão dos organizadores da FKP), qual sua opinião sobre isso? Você é a favor?


Penso que o fator peso é relativo pois o recorde de tempo é do piloto A. Freitas 21.200 e ele não é o mais leve do campeonato, outro fator que ainda ajuda sobre a diferença de peso é a escolha do kart na ordem inversa de largada ou seja quem tem o pior tempo escolhe o kart primeiro, mas não sou contra a colocação dos lastro por mim não tem problema, acho que vai ser até melhor todos os pilotos com o mesmo peso ai não teremos mais aquelas velhas desculpas sobre peso.

6. Você acha que o sistema atual de formação do grid de largada está justo? Acredita que tem como melhorar? Surgiu-se uma idéia ainda muito imatura sobre a volta da tomada de tempo para cada corrida e manter a disputa dos melhores tempos em paralelo, estipularia-se então, pontuações para os 6 melhores tempos de cada corrida  para se somar ao total de pontuação geral. Hoje na FKP a maioria das melhores voltas baixas foram alcançadas acima da metade da prova, quando o piloto já se acostumou com o kart, quando o kart já está aquecido o suficiente e com a vantagem de peso os mais leves estão conseguindo "facilmente" tempos baixos. A proposta para a volta da tomada de tempo é que os "mais lentos" se aproximem mais e igualar ainda mais as chances de todos chegarem a 1º fila. Portanto, qual sua opinião?


Sim. Não sei depende do que será proposto. Eu prefiro a tomada tempo assim como está hoje me adapto melhor a ela, já na tomada de  tempo pelo sistema de classificação antes da corrida não me dou muito bem, prefiro que não mude pode fazer com que caia o rendimento  de voltas rápidas na  FKP uma vez que o piloto não precise fazer voltas rápidas durante a corrida para largar bem na próxima etapa a não ser que faça o sistema de classificação antes da corrida para definir a posição de largada e durante a corrida o piloto que fizer a volta mais rápida ganhe um ponto à parte independente da posição de chegada ou seja um ponto extra, assim acredito que não perderemos o nível de voltas rápidas porque os pilotos vão estar motivados a conseguir um ponto a mais.

7. Quem será o próximo entrevistado?


Artur Licks será o próximo entrevistado.