segunda-feira, 4 de março de 2013

Adquirindo seu Equipamento [Pt1 Sapatilhas]

Com a entrada de muitos pilotos e a nova regra de vestimenta para a FKP, muitos participantes se perguntam onde conseguir bons equipamentos para se aprimorar e melhorar a pilotagem e o conforto durante as corridas. Para isso, estamos fazendo esse artigo para guiar o pessoal e apresentar boas alternativas soluções para a necessidade de cada um. Vamos item por item, indicando quais as vantagens e de se ter um equipamento próprio e quanto vale investir em cada um.

Uma coisa que o piloto deve ficar atento é para equipamentos de kart e equipamentos de corrida de carros. Os equipamentos para as corridas de carro possuem nomex, uma fibra a prova de fogo exigida pela maioria das organizações. Esse tipo de equipamento normalmente é muito mais caro que o equipamento de kart.

SAPATILHA

A sapatilha é um dos itens mais dispensáveis do piloto de kart, porém tem sua finalidade e jamais será substituída por um tênis. Elas são construídas para serem um calçado leve e confortável, que vai ajudar na sensibilidade dos pés dos pilotos em contato com os pedais. Com um tênis de solado grosso ou com muito amortecimento você pode simplesmente não saber o quanto está acelerando ou deixando de acelerar.

São muitas as opções no mercado e você pode encontrar algumas boas opções até mesmo aqui em Campo Grande mesmo. Aliás, são as únicas coisas que você irá encontrar aqui na cidade. Porém, não se iluda. As sapatilhas a venda por aqui são modelos básicos, feitos mais pro dia a dia que automobilismo. Para o piloto da FKP, que não quer gastar muito e não exige um equipamento de primeira, esse tipo de calçado é suficiente. As duas coisas que ele precisa procurar é o solado fino, para dar uma boa sensibilidade, e o calcanhar emborrachado que vai estabilizar o pé no kart sem deixar ele ficar escorregando.



Para quem quiser partir para algo mais profissional, a Corsa e Sparco tem boas opções a preços não tão caros. Porém, a segunda tem sempre uma seleção muito curta de números a venda, o que dificulta muito achar o modelo escolhido no tamanho certo.
 

Corsa XK1 - R$189

Caso o piloto queira algo de primeiro nível, ele pode procurar diversas marcas. Sparco, OMP, Puma e Alpinestars são excelentes opções. Porém, aqui vale uma ressalva. Sapatilhas profissionais possuem solados bem finos para serem o mais leve possível, então normalmente elas não duram muito se você ficar caminhando.


OMP One Evo K - R$409  

Esses são preços de base, por que existem muitas opções no mercado. Se você quiser, pode até mesmo importar de outros países, onde os preços costumam ser bem mais baixos e a variedade é bem maior, com milhares de marcas no mercado.

As meias por baixo pouco importam. O importante é o conforto do piloto, que deve estar despreocupado e concentrado na corrida.