quarta-feira, 22 de maio de 2013

Velopark entrevista André Licks

O Velopark e a Amilkartshow são referência em Kart Indoor e de Aluguel. Com a seletiva se aproximando, estão fazendo várias entrevistas com os pilotos que participarão, assim como estamos fazendo com os nosso pilotos. André Licks falou ao Velopark sobre a Seletiva e a origem da AFKP.
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Rumo ao Velopark - Entrevista com Elio Fontoura





Elio Fontoura, 30 anos, piloto da FKP desde 2008, um dos fundadores do nosso campeonato, ele é um dos primos que deram nome AO nosso certame. Em 2012 também iniciou no kart profissional, participou de algumas corridas do campeonato estadual e está preparado para participar do campeonato completo em 2013.


AFKP - Elio, você vai para a sua segunda Seletiva em 2013. Como você avalia sua participação em 2012 e o que é a Seletiva para você?

Elio Fontoura - Foi uma experiência incrível, sem dúvida foi a melhor desde 2008 quando comecei a pilotar kart com o objetivo de competir e me aprimorar a cada volta na pista. Minha participação foi um grande aprendizado, tanto em ver pilotos mais experientes quanto no duelo entre eu e meu equilíbrio emocional e psicológico, este segundo que é sem dúvida o mais difícil para qualquer piloto.
Em 2012 tudo era muito novo, a certeza que você tem é que vai entrar na pista três vezes e correr 15 minutos cada bateria, não conhece os adversários e tem muito pouca experiência no traçado e na pista (principalmente para nós de fora).

Quando entramos na pista tudo acontece muito rápido, e você conquista os resultados nos detalhes, na primeira bateria larguei em quarto e terminei em sexto, na segunda tinha um kart muito bom nas mãos e realmente senti que poderia ter ficado entre os três primeiros mas fui muito afoito e tentei ultrapassar mais de um kart ao mesmo tempo isso me custou várias posições devido a um toque que me fez rodar. Aí as chances diminuíram e não consegui mais que o nono lugar na terceira bateria. Se tivesse mantido o equilíbrio teria uma chance real de pontuar bem na bateria B e quem sabe se classificar.

Assim a seletiva pra mim é um grande aprendizado, além de ser uma experiência fantástica pela organização do evento, pela estrutura e pelo momento como um todo, amigos, kart, kart e kart.

AFKP - Em 2012 você declarou que tinha chances de passar para semi-final, porém foi vítima da traiçoeira pista do Velopark. O que torna tão difícil a pilotagem na VP 1500, na sua opinião?

Elio Fontoura - É uma pista bastante técnica, não tive a oportunidade de correr no sentido horário (sentido normal da pista), mas o traçado invertido para o evento sem dúvida faz a pista te reservar grandes surpresas, para mim dois pontos são bem decisivos, 1º a curva no final da reta e chicane antes da reta dos boxes. No meu caso a curva pra esquerda no final da reta que exigia uma zebra maior para um traçado mais suave (zebra que foi feita nos últimos dias porém não secou e começou a despedaçar), fez eu perder diversas posições em pelo menos duas corridas, não exatamente por erro, mas alí se tornou um ponto muito bom de ultrapassagem e alguns pilotos exageraram na ousadia e por duas vezes fui vítima disso.

AFKP  - E o que mudou no piloto Elio depois desse campeonato?

Elio Fontoura - Mudou muito, meu equilíbrio nas disputas hoje é outro, vou ser arrojado quando precisar ser mas bastante ponderado quando não precisar jogar fora a corrida por uma posição. Todo piloto que vencer e chegar na ponta, mas arriscar um campeonato por uma posição nem sempre vale a pena.

AFKP - Quais são suas expectativas para a Seletiva em 2013? Você recomenda a experiência para outros pilotos?

Elio Fontoura - Estou bastante ansioso  realmente é um momento muito esperado, o frio, o ambiente, a competição, os treinos, as disputas na pista, todo o clima envolto é muito bom. Recomendo fortemente o evento, a todos os pilotos que conheço faço questão de apresentar e incentivá-lo a ir, todos que já são pilotos e os que querem ser com toda certeza devem participar deste evento.

Adquirindo seu Equipamento [Pt. 4 Protetor de Pescoço]

Nós comentários do último item, o Ricardo Galassi falou sobre o protetor de pescoço. Aproveitando que estamos falando sobre a seletiva, vou falar dessa peça de proteção. Por que no Velopark esse é um item obrigatório.

A utilidade do protetor de pescoço é fazer com que essa parte do seu corpo não sofra (tantos) trancos no caso de algum acidente. Funciona? Sim. Durante uma pancada (seja sozinho num pneu ou com outro kart) o pescoço do piloto sofre bastante com o movimento da cabeça do piloto sendo jogada pros lados com o peso do capacete. O protetor segura a cabeça numa posição muito mais segura e evita movimentos bruscos que podem machucar seriamente o piloto.

Mas se é tão bom, por que todos os pilotos não usam? O objetivo do protetor é limitar a mobilidade do pescoço do piloto durante um acidente, mas ele está presente durante toda a corrida. Muita gente se sente incomodada com o protetor limitando alguns movimentos da cabeça durante a prova. Isso divide opiniões e coloca o protetor de pescoço em uma categoria que varia entre dispensável e algo que pode salvar sua vida.

Existem 2 tipos de protetor de pescoço. Um mais simples, que é basicamente um colar de espuma firme em volta do pescoço e um mais elaborado, que se apoia nos ombros dos pilotos, abraçando a clavícula também. Os dois funcionam igual. Você leva o tranco e ao invés do capacete balançar livremente, ele esbarra no protetor.

Fredy Kart R$93
Box Race R$900
Orange Racing R$1345


Qual você deve comprar?Se for para kart indoor, o mais básico é suficiente. Se for pro profissional, um nível extra de proteção nunca é demais. Meu conselho? Não bata.

Veja também:
Adquirindo seu Equipamento - Pt. 1 Sapatilhas
Adquirindo seu Equipamento - Pt. 2 Luvas
Adquirindo seu Equipamento - Pt. 3 Protetor de Costela