quarta-feira, 29 de julho de 2009

FKP Entrevista - Lucas Neto


A AIFKP consegue mais uma exclusiva, agora com o piloto da BBT, Lucas Neto. O competidor deu uma pausa em sua vida atribulada para nos conceder essa entrevista no saguão do Hotel Hyatt em São Paulo. Contando com o apoio da polícia militar de SP para conter a entrada dos fãs, pudemos saber um poucos mais sobre esta figura da FKP.

FKP - Continuando a o esquema da última entrevista, se apresente e conte como chegou até a FKP.

Lucas - Bom, meu nome é Lucas Neto de Emilio, tenho 25 anos, sou um dos pilotos da Big Block Team e corro na FKP desde o ano passado. Eu fui convidado pelo Rodrigo Ribeiro e pelo Elio para correr com eles e fazer parte do campeonato logo que ele começou mesmo. Ai já fui dando pitacos, sugerindo coisas, mexendo em tabelas e comecei a fazer parte da organização.

FKP - Na temporada de 2008 você foi o piloto que mais abandonou, disparado dos outros pilotos. Você acha que isso foi apenas má sorte ou houve sabotagem?

Lucas - Foi comprovado depois da terceira quebra que estava havendo sabotagem. Depois de ver a telemetria e conversar com a equipe, descobriu-se que o piloto imbecil estava enfiando o pé no acelerador com tanta força que o cabo do acelerador escapava. Com as provas em mãos, foi feita uma reunião com todos os responsáveis (ou seja, só eu) e ficou decidido que se acontecesse mais alguma vez, ele ia ter que pagar uma multa e ir aprender a dirigir de novo. Sob ameaça, tudo voltou ao normal.

FKP - Em Janeiro deste ano você marcou o recorde de volta da FKP e ele se manteve por 3 meses. Em abril o recorde foi quebrado e depois dessa etapa vem sendo superado praticamente a cada etapa. A que você atribui essa competitividade tão grande na atualidade da FKP?

Lucas - Sinceramente? Não sei. Eu cheguei a comentar com o Edson depois da última prova que o nível da FKP está muito alto e subindo ainda mais. Seria uma coisa completamente normal se essa melhora fosse gradual, mas a coisa está indo de forma exponencial. Chegamos no fim do ano passado com apenas 2 pilotos que tinham seu recorde na casa de 21.9 e hoje todo mundo já quebrou esse recorde (e a maioria fica decepcionada quando vira esse tempo), então alguma coisa deve estar acontecendo. Talvez sejam aliens, mas eu acredito que ta baixando o santo em todo mundo na hora de correr e o pessoal ta ficando possuído e cheio de sangue nos olhos. Parece mais lógico.

FKP - Quais são as suas metas no campeonato de 2009 para você e sua equipe?

Lucas - Minha meta pessoal é voltar a brigar pelo pódios da B1, baixar o recorde que eu fiz no começo do ano e brigar pelo menos pelo 5º lugar do campeonato. Para a BBT, eu espero que a gente ainda brigue diretamente pelo 3º lugar.

FKP - A KRM e a BBT tem brigado o campeonato todo, praticamente, pela terceira posição por equipes. Quem você acha que vai levar esse caneco?

Lucas - Eu espero que a BBT consiga ganhar o terceiro lugar, mas estamos tendo sorte com as faltas do Maycon Schumacher, que só gosta de correr na B2. Se ele tivesse participado com afinco, provavelmente teriamos problemas muito maiores para alcança-los.

FKP - Você é um dos pilotos que está incentivando a FKP a sair do indoor. Você acha que a liga pode um dia se tornar um campeonato com karts particulares?

Lucas - Sim. Atualmente, nossa limitação é claramente física, com falta de karts e espaço para mais provas. Temos gente interessada, lugar e até um certo apoio da federação. Além disso, eu vejo essa mudança de Indoor para Amador como uma evolução que poderia trazer muitos frutos e que ainda manteria todo o pessoal unido. É claro que isso leva tempo. Eu tenho uma estimativa de que uns 2 anos no mínimo até termos competidores suficientes, mas ninguém está com presa.

É claro que se abrissem um kartódromo decente com karts para aluguel, nada disso seria necessário.

FKP - Agradeço sua presença e disponibilidade. Quem será seu entrevistado?

Lucas - Nosso amigo pelo, também conhecido como Rodrigo Ribeiro.