segunda-feira, 14 de julho de 2008

Acidentes definem a quarta etapa da FKP

Nesse segundo domingo de julho ocorreu a quarta etapa da FKP. Correndo pela primeira vez no Speed Kart Indoor, os pilotos tiveram que enfrentar uma pista diferente da que eles estão acostumados em uma noite friorenta. Uma pista mais técnica e escorregadia, que desafiou a habilidade dos pilotos.


Após a largada sendo capitaneada por Elio Fontoura, tudo corria bem até um acidente com os líderes na segunda curva. Um toque entre Douglas Andrade, Carlos e o próprio Elio Fontoura fez criar um pequeno engarrafamento na pista, forçando a parada de quase todos os pilotos. Quase todos, por que Rodrigo Ribeiro, Lucas Neto e Edson Barbosa aproveitaram a confusão para pularem dos últimos lugares diretos para segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, passando a perseguir Douglas Andrade, que conseguiu se livrar da confusão a tempo de se manter na briga direta pela primeira posição.

Com isso, o pelotão traseiro, formado por Deivis Monteiro, Rodrigo Gomes, Carlos e Elio Fontoura passaram a ter uma disputa intensa por posições, com trocas acontecendo em cada volta. Porém, Fontoura volta a rodar e dessa vez perde muito tempo, caindo para a última posição. Mas a bruxa estava solta na prova e muitas surpresas ainda vieram, fazendo com que o piloto ganhasse posições.

Após o início turbulento, os pilotos que brigavam pela ponta se distanciavam. Ribeiro e Andrade faziam voltas cada vez mais rápidas e abriam uma distância cada vez maior de Neto e Barbosa. Só que depois de algumas voltas, Barbosa teve seu kart chamado para os boxes com um problema na carenagem. "Uma das travas se soltou, fazendo a carenagem raspar no chão. A equipe me chamou para os boxes e fez os reparos, mas infelizmente demoraram demais", conta ele. Com isso, Barbosa cai do quarto para o penúltimo lugar, tendo que amargar ver seus concorrentes abrindo cada vez mais espaço.

Aproveitando as disputas, Neto fazia uma corria tranqüila em terceiro lugar sem ser ameaçado. Com um carro mais lento, ele apenas se preocupava em manter distância dos pilotos que vinham atrás. Infelizmente, na volta 26 ele é obrigado a abandonar, devido a um problema no cabo do acelerador. Segundo ele "entrei na reta com o pé embaixo e ouvi um estalo. Na hora o pedal do acelerador ficou frouxo e o kart não dava mais resposta. Percebi que era o cabo do acelerador, mas a equipe não pode fazer nada e tive que abandonar". Com esse segundo abandono, Neto se distancia dos líderes do campeonato e quase dá adeus a briga.

A corrida parecia decidida até as voltas finais. Com Andrade e Ribeiro andando rápido, eles começaram a pegar cada vez mais tráfego. Com os retardatários muito próximos, as ultrapassagens ficaram cada vez mais complicadas. Faltando pouco menos de 10 voltas, Andrade vem lento atrás de Monteiro na primeira curva, quando Gomes acaba acertando ele pela traseira, fazendo-o rodar. Ribeiro, aproveitando a oportunidade, consegue sair mais rápido da curva e ultrapassa Andrade, ganhando a primeira posição.

Dai em diante, as posições se manteram graças ao desgaste físico dos pilotos, que relataram várias dores após a prova. As posições finais ficaram assim:

1. Rodrigo Ribeiro
2. Douglas Andrade
3. Deivis Monteiro
4 . Carlos Eduardo
5 . Rodrigo Gomes
6 . Elio Fontoura
7 . Edson Barbosa
8. Lucas Neto


Com essa vitória de Ribeiro, o campeonato fica ainda mais embolado na segunda posição, com uma diferença de apenas 7 pontos entre o 2º e o 4º lugares, garantindo uma boa disputa para as próximas provas.