segunda-feira, 14 de julho de 2008

Acidentes definem a quarta etapa da FKP

Nesse segundo domingo de julho ocorreu a quarta etapa da FKP. Correndo pela primeira vez no Speed Kart Indoor, os pilotos tiveram que enfrentar uma pista diferente da que eles estão acostumados em uma noite friorenta. Uma pista mais técnica e escorregadia, que desafiou a habilidade dos pilotos.


Após a largada sendo capitaneada por Elio Fontoura, tudo corria bem até um acidente com os líderes na segunda curva. Um toque entre Douglas Andrade, Carlos e o próprio Elio Fontoura fez criar um pequeno engarrafamento na pista, forçando a parada de quase todos os pilotos. Quase todos, por que Rodrigo Ribeiro, Lucas Neto e Edson Barbosa aproveitaram a confusão para pularem dos últimos lugares diretos para segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, passando a perseguir Douglas Andrade, que conseguiu se livrar da confusão a tempo de se manter na briga direta pela primeira posição.

Com isso, o pelotão traseiro, formado por Deivis Monteiro, Rodrigo Gomes, Carlos e Elio Fontoura passaram a ter uma disputa intensa por posições, com trocas acontecendo em cada volta. Porém, Fontoura volta a rodar e dessa vez perde muito tempo, caindo para a última posição. Mas a bruxa estava solta na prova e muitas surpresas ainda vieram, fazendo com que o piloto ganhasse posições.

Após o início turbulento, os pilotos que brigavam pela ponta se distanciavam. Ribeiro e Andrade faziam voltas cada vez mais rápidas e abriam uma distância cada vez maior de Neto e Barbosa. Só que depois de algumas voltas, Barbosa teve seu kart chamado para os boxes com um problema na carenagem. "Uma das travas se soltou, fazendo a carenagem raspar no chão. A equipe me chamou para os boxes e fez os reparos, mas infelizmente demoraram demais", conta ele. Com isso, Barbosa cai do quarto para o penúltimo lugar, tendo que amargar ver seus concorrentes abrindo cada vez mais espaço.

Aproveitando as disputas, Neto fazia uma corria tranqüila em terceiro lugar sem ser ameaçado. Com um carro mais lento, ele apenas se preocupava em manter distância dos pilotos que vinham atrás. Infelizmente, na volta 26 ele é obrigado a abandonar, devido a um problema no cabo do acelerador. Segundo ele "entrei na reta com o pé embaixo e ouvi um estalo. Na hora o pedal do acelerador ficou frouxo e o kart não dava mais resposta. Percebi que era o cabo do acelerador, mas a equipe não pode fazer nada e tive que abandonar". Com esse segundo abandono, Neto se distancia dos líderes do campeonato e quase dá adeus a briga.

A corrida parecia decidida até as voltas finais. Com Andrade e Ribeiro andando rápido, eles começaram a pegar cada vez mais tráfego. Com os retardatários muito próximos, as ultrapassagens ficaram cada vez mais complicadas. Faltando pouco menos de 10 voltas, Andrade vem lento atrás de Monteiro na primeira curva, quando Gomes acaba acertando ele pela traseira, fazendo-o rodar. Ribeiro, aproveitando a oportunidade, consegue sair mais rápido da curva e ultrapassa Andrade, ganhando a primeira posição.

Dai em diante, as posições se manteram graças ao desgaste físico dos pilotos, que relataram várias dores após a prova. As posições finais ficaram assim:

1. Rodrigo Ribeiro
2. Douglas Andrade
3. Deivis Monteiro
4 . Carlos Eduardo
5 . Rodrigo Gomes
6 . Elio Fontoura
7 . Edson Barbosa
8. Lucas Neto


Com essa vitória de Ribeiro, o campeonato fica ainda mais embolado na segunda posição, com uma diferença de apenas 7 pontos entre o 2º e o 4º lugares, garantindo uma boa disputa para as próximas provas.

17 comentários:

  1. O que mais pegou para todos os pilotos foi a dificuldade de parar na pista com certeza, o "asfalto" mto diferente da ceara com o que estavamos acostumados, era mto dificil se manter na pista sem escorregar em todas as curvas..

    ResponderExcluir
  2. "Andrade coloca por dentro de Gomes para fazer a ultrapassagem" hauhauhauhauahuah...
    Minha corrida acabou na 3ª curva então nem vou comentar... Mas valeu a experiência para esta pista. Com certeza não é fácil segurar na pista, acredito que mais até pela velocidade dos karts do que pelo piso... Mas o meu kart, triscava o pé no freio ele rodava...até eu aprender isso levou umas 15 voltas.

    ResponderExcluir
  3. Eu ia comentar dessa frase infeliz que você usou Elinho, até pq tenho que defender meu noivo e meu irmão tbm né!
    Muito boa a corrida de ontem, para quem gosta de velocidade, até agora a mais rápida do campeonato. Além das várias brigas pelas posições, em destaque coloco a de D. Monteiro e R. Gomes, um show a parte.
    A peço que atualizem o valor do caixinha que se encontra em R$ 130,00 - somando-se a quantia de R$ 35,00 de ontem.

    ResponderExcluir
  4. Comentei justamente porque foi o Lucas quem escreveu a matéria...Mas mantive porque a colocação foi interessante.

    ResponderExcluir
  5. Colocou por dentro, ué. Tudo linguagem de corrida, hehehehehe.

    Essa corrida foi bacana. Teve muita briga no pelotão intermediário e acabou não ficando definida no meio da corrida, como estava acontecendo antes. Infelizmente, eu tive que ficar de fora no meio da prova. Tava bem feliz com o 3º lugar, porque meu kart era igual o do Elinho. Não podia freiar e virar o volante que ele derrapava. Pena que o Murphy tava lá pra me sacanear denovo. Alias, eu fiz as contas aqui e se tivesse terminado em terceiro, o campeonato ia ficar muito embolado. Ficaria assim:
    Douglas - 30
    Elinho - 20
    Deivis - 20
    Rodrigo - 19
    Lucas - 19

    ResponderExcluir
  6. ahhh, acho melhor agente soh correr na calogeras! tem podium... heuahuea
    adorei estrear a foto :P, falando em Murphy, quem precisa que Murphy entre em ação é o Deivis, e o Douglas... hauhau.... eles ainda não tiveram nenhuma corrida ruim...

    ResponderExcluir
  7. Nao tive corrida ruim! Na corrida passada na tomada de tempo ia largar em treceiro lugar meu kart apaga na largada passo a ser o ultimo colocado da corrida, se nao fosse isso poderia ter brigado pelas primeiras posiçoes e outra na tomada de tempo o kart apagou duas vezes e ainda consegui o 3°melhor tempo!

    ResponderExcluir
  8. se isso é ruim... qual nome damos ao que aconteceu duas vezes com o Lukaz? hauhauua e comigo uma vez de parar totalmente o kart?
    Cuidado que pode piorar!!!

    ResponderExcluir
  9. todo mundo fica na sua aí.... o meu amor rodou ..... mas sempre será o melhor.hehehe!!

    ResponderExcluir
  10. Ribeiro vc disse corrida ruim, ter que abandonar a corrida é pessímo (risos) e niguem está isento disso, tem muita corrida pela frente só espero que eu não tenha esse azar.

    ResponderExcluir
  11. É meu caro, o problema é que vc tem que rezar para não ter azar e principalmente rezar para ninguém azarar sua corrida...

    ResponderExcluir
  12. Quem dera que eu tivesse tempo de fazer corrida de recuperação como o Deivis conseguiu nas vezes que meu kart quebrou. Somando as posições que eu perdi nas duas corridas, foram nada menos que 8 pontos pro buraco sem nenhuma chance de reação.

    Mas eu ainda vou ter muito tempo pra incomodar os primeiros colocados. O campeonato ainda nem chegou na metade.

    ResponderExcluir
  13. Lucas,

    só corrige aí: eu estava esperando o Deivis fazer a curva e o Rodrigo Gomes passou por cima (deu um toque) no meu kart, daí rodei,ficando ao contrário da pista, que nem o Felipe Massa (Elinho) na última corrida... perdi duas posições (para o Edson Rodrigo e o Carlos Eduardo).

    Quanto à primeira rodada do Elinho, vamos aguardar o vídeo... acho que ali teremos certeza do que aconteceu... risos... a segunda ele quase atravessa na pista, desviei mas ainda bati nele... e ele rodou de novo... muito azar.

    Essa pista e os karts são muito melhores... espero que façamos o campeonato só lá a partir de agora!

    ResponderExcluir
  14. Narrador da Sessão da Tarde: vocês não leram o que escrevi antes?

    "Essa turminha da pesada vai armar altas confusões, em mais um etapa alucinante deste campeonato eletrizante!"

    ResponderExcluir
  15. Já corrigi, Douglas. Valeu pela lembrança!

    ResponderExcluir