domingo, 5 de abril de 2009

Duas novas equipes e dois novos vencedores

A quinta etapa da temporada reservou várias novidades para o campeonato 2009 da FKP. O primeiro foi, obviamente, os quatro novos pilotos das equipes Trident Racing, com André Licks e Vinícius Martinez, e da Brow GP, com Victor Costa e Leonardo Navarro. Com as duas novas equipes, o campeonato ficou pela primeira vez com 18 pilotos (duas etapas com 9 participantes) chegando no limite estipulado pelos pilotos. Além disso, também pudemos ver dois novos vencedores subindo no lugar mais alto do pódio, o que agitou a torcida que estava assistindo.

Bateria 01

A primeira bateria começou animada desde a largada, com gente pressionando por posições em toda parte do grid inicial. O pole era (mais uma vez) Deivis Monteiro, seguido de Elio Fontoura, Leandro Fontoura, Luca Facchin, Rodrigo Ribeiro, Douglas Andrade, Leonardo Navarro, Victor Costa e Ivan Torres. E não demorou nem uma volta para completa para essa ordem ficar diferente.

Na frente, Elio Fontoura pressionava Monteiro para conseguir a primeira posição. No pelotão do meio, Andrade escalava o pelotão e não tomava conhecimento de ninguém. Na primeira volta, foi Facchin. Depois ele ainda consegue passar por Ribeiro e Leandro Fontoura, chegando até a terceira posição.

Na frente, a disputa entre Monteiro e Fontoura se mostrava emocionante a cada volta. Fontoura, com a mão machucada, perseguia Monteiro e fazia pelo menos uma tentativa a cada volta. Monteiro tinha um kart pior e brigava consigo próprio para conseguir se manter na frente. No primeiro erro, ele ainda consegue se defender e sair na frente, mas na segunda vez foi inevitável. Fontoura conseguiu colocar de lado depois que Monteiro espalhou na curva 4 e tomou a frente da prova. A partir dai, ele só precisou guiar com um pouco mais de cautela e levar seu kart até a bandeirada.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Elio Fontoura (E2)
2. Deivis Monteiro (DDR)
3. Douglas Andrade (DDR)
4. Leandro Fontoura (MKT)
5. Rodrigo Ribeiro (E2)
6. Luca Facchin (ET)
7. Leonardo Navarro (Brow)
8. Ivan Torres (LesManos)
9. Victor Costa (Brow)



Bateria 02

A segunda bateria da noite se mostrou um pouco mais fria que a primeira, mas também teve disputas desde a largada. A pole era de Maycon Matos e depois vinham Rodrigo Gomes, Lucas Neto, Edson Barbosa, Adriano Oliveira, Rafael Alves, André Licks, Vinícius Martinez e Edson Torres. Na parte da frente, Matos consegue uma boa largada e Gomes não consegue fazer muita presão, mas atrás dele Barbosa consegue uma largada forte e quase passa Neto antes da primeira curva. Porém, o feitiço se vira contra o feiticeiro e Barbosa acaba sendo ultrapassado por Oliveira, que acaba segurando o pelotão de trás e vê os líderes se distanciarem.

Depois de algumas voltas, um susto. Edson Torres acaba levando um toque na entrada da reta e fica preso nos pneus. Alguns pilotos conseguem desviar, mas Neto acaba não conseguindo e acerta a traseira do kart de Torres com bastante força. Torres, que já estava sentindo dores do primeiro acidente, acaba abandonando a prova. Para realizar toda a saída do piloto, a prova é interrompida e uma nova largada, obedecendo as posições atuais da corrida, é organizada.

Com um piloto a menos, a corrida recomeça. A largada é limpa, mas na passagem pela curva 4, Oliveira acaba tocando Neto e ele espalha na curva. Licks, que vinha em 7º, atrás de Barbosa, aproveita a confusão e pula direto para terceiro, ganhando as posições praticamente de graça. Neto então passa a perseguir Licks e Gomes, mas com o decorrer da corrida vai ficando pra trás e se acomoda em 4º lugar. Atrás dele, Barbosa ainda tentava a ultrapassagem em cima de Oliveira, mas acaba não conseguindo e a corrida termina com as mesmas posições.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Maycon Matos (KRM)
2. Rodrigo Gomes (Big Block)
3. André Licks (Trident)
4. Lucas Neto (Big Block)
5. Adriano Oliveira (MKT)
6. Edson Barbosa (KRM)
7. Vinícius Navarro (Trident)
8. Rafael Alves (SPS)
9. Edson Torres (LesManos)




Resultado Geral

No campeonato, a primeira vitória de Elio Fontoura depois de 5 segundo lugares seguidos foi comemorada por todos. Ela acaba tirando um pouco da diferença entre ele e Deivis Monteiro, mas ainda restam 4 pontos entre os dois. A surpresa é Maycon, que com a vitória vai para 4º lugar brigar diretamente com Douglas Andrade. No campeonato de construtores, tudo na mesma com E2 e DDR fazendo a mesma quantia de pontos. Para a próxima etapa, que acontece no dia 26 de Abril, as baterias ficam assim:

Bateria 01
1. Elio Fontoura (E2) 21.82
2. Maycon Matos (KRM) 21.82
3. André Licks (Trident) 21.84
4. Deivis Monteiro (DDR) 21.89
5. Douglas Andrade (DDR) 21.95
6. Rodrigo Gomes (Big Block) 22.06
7. Leandro Fontoura (MKT) 22.09
8. Lucas Neto (Big Block) 22.30
9. Adriano Oliveira (MKT) 22.48

Bateria 02
1. Rodrigo Ribeiro (E2) 21.74
2. Victor Costa (Brow) 22.01
3. Edson Barbosa (KRM) 22.15
4. Luca Facchin (ET) 22.22
5. Ivan Torres (LesManos) 22.23
6. Leonardo Navarro (Brow) 22.30
7. Edson Torres (LesManos) 22.30
8. Vinícius Martinez (Trident) 22.56
9. Rafael Alves (SPS) 23.86

Para mais detalhes sobre colocações e voltas rápidas, visite a tabela do campeonato. Agora ela também possui o histórico dos pilotos que participam da FKP, com dados completos de cada um.

Corrida de hoje conta com novos pilotos e equipes

Está marcado o início da primeira Bateria, pontualmente às 18h30, a direção da FKP pede que os pilotos, principalmente os novatos cheguem por volta das 18 para que haja tempo de organizar as baterias e fazer as fichas.