domingo, 5 de abril de 2009

Duas novas equipes e dois novos vencedores

A quinta etapa da temporada reservou várias novidades para o campeonato 2009 da FKP. O primeiro foi, obviamente, os quatro novos pilotos das equipes Trident Racing, com André Licks e Vinícius Martinez, e da Brow GP, com Victor Costa e Leonardo Navarro. Com as duas novas equipes, o campeonato ficou pela primeira vez com 18 pilotos (duas etapas com 9 participantes) chegando no limite estipulado pelos pilotos. Além disso, também pudemos ver dois novos vencedores subindo no lugar mais alto do pódio, o que agitou a torcida que estava assistindo.

Bateria 01

A primeira bateria começou animada desde a largada, com gente pressionando por posições em toda parte do grid inicial. O pole era (mais uma vez) Deivis Monteiro, seguido de Elio Fontoura, Leandro Fontoura, Luca Facchin, Rodrigo Ribeiro, Douglas Andrade, Leonardo Navarro, Victor Costa e Ivan Torres. E não demorou nem uma volta para completa para essa ordem ficar diferente.

Na frente, Elio Fontoura pressionava Monteiro para conseguir a primeira posição. No pelotão do meio, Andrade escalava o pelotão e não tomava conhecimento de ninguém. Na primeira volta, foi Facchin. Depois ele ainda consegue passar por Ribeiro e Leandro Fontoura, chegando até a terceira posição.

Na frente, a disputa entre Monteiro e Fontoura se mostrava emocionante a cada volta. Fontoura, com a mão machucada, perseguia Monteiro e fazia pelo menos uma tentativa a cada volta. Monteiro tinha um kart pior e brigava consigo próprio para conseguir se manter na frente. No primeiro erro, ele ainda consegue se defender e sair na frente, mas na segunda vez foi inevitável. Fontoura conseguiu colocar de lado depois que Monteiro espalhou na curva 4 e tomou a frente da prova. A partir dai, ele só precisou guiar com um pouco mais de cautela e levar seu kart até a bandeirada.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Elio Fontoura (E2)
2. Deivis Monteiro (DDR)
3. Douglas Andrade (DDR)
4. Leandro Fontoura (MKT)
5. Rodrigo Ribeiro (E2)
6. Luca Facchin (ET)
7. Leonardo Navarro (Brow)
8. Ivan Torres (LesManos)
9. Victor Costa (Brow)



Bateria 02

A segunda bateria da noite se mostrou um pouco mais fria que a primeira, mas também teve disputas desde a largada. A pole era de Maycon Matos e depois vinham Rodrigo Gomes, Lucas Neto, Edson Barbosa, Adriano Oliveira, Rafael Alves, André Licks, Vinícius Martinez e Edson Torres. Na parte da frente, Matos consegue uma boa largada e Gomes não consegue fazer muita presão, mas atrás dele Barbosa consegue uma largada forte e quase passa Neto antes da primeira curva. Porém, o feitiço se vira contra o feiticeiro e Barbosa acaba sendo ultrapassado por Oliveira, que acaba segurando o pelotão de trás e vê os líderes se distanciarem.

Depois de algumas voltas, um susto. Edson Torres acaba levando um toque na entrada da reta e fica preso nos pneus. Alguns pilotos conseguem desviar, mas Neto acaba não conseguindo e acerta a traseira do kart de Torres com bastante força. Torres, que já estava sentindo dores do primeiro acidente, acaba abandonando a prova. Para realizar toda a saída do piloto, a prova é interrompida e uma nova largada, obedecendo as posições atuais da corrida, é organizada.

Com um piloto a menos, a corrida recomeça. A largada é limpa, mas na passagem pela curva 4, Oliveira acaba tocando Neto e ele espalha na curva. Licks, que vinha em 7º, atrás de Barbosa, aproveita a confusão e pula direto para terceiro, ganhando as posições praticamente de graça. Neto então passa a perseguir Licks e Gomes, mas com o decorrer da corrida vai ficando pra trás e se acomoda em 4º lugar. Atrás dele, Barbosa ainda tentava a ultrapassagem em cima de Oliveira, mas acaba não conseguindo e a corrida termina com as mesmas posições.

Resultado Final da Primeira Bateria
Posição. Piloto (Equipe)
1. Maycon Matos (KRM)
2. Rodrigo Gomes (Big Block)
3. André Licks (Trident)
4. Lucas Neto (Big Block)
5. Adriano Oliveira (MKT)
6. Edson Barbosa (KRM)
7. Vinícius Navarro (Trident)
8. Rafael Alves (SPS)
9. Edson Torres (LesManos)




Resultado Geral

No campeonato, a primeira vitória de Elio Fontoura depois de 5 segundo lugares seguidos foi comemorada por todos. Ela acaba tirando um pouco da diferença entre ele e Deivis Monteiro, mas ainda restam 4 pontos entre os dois. A surpresa é Maycon, que com a vitória vai para 4º lugar brigar diretamente com Douglas Andrade. No campeonato de construtores, tudo na mesma com E2 e DDR fazendo a mesma quantia de pontos. Para a próxima etapa, que acontece no dia 26 de Abril, as baterias ficam assim:

Bateria 01
1. Elio Fontoura (E2) 21.82
2. Maycon Matos (KRM) 21.82
3. André Licks (Trident) 21.84
4. Deivis Monteiro (DDR) 21.89
5. Douglas Andrade (DDR) 21.95
6. Rodrigo Gomes (Big Block) 22.06
7. Leandro Fontoura (MKT) 22.09
8. Lucas Neto (Big Block) 22.30
9. Adriano Oliveira (MKT) 22.48

Bateria 02
1. Rodrigo Ribeiro (E2) 21.74
2. Victor Costa (Brow) 22.01
3. Edson Barbosa (KRM) 22.15
4. Luca Facchin (ET) 22.22
5. Ivan Torres (LesManos) 22.23
6. Leonardo Navarro (Brow) 22.30
7. Edson Torres (LesManos) 22.30
8. Vinícius Martinez (Trident) 22.56
9. Rafael Alves (SPS) 23.86

Para mais detalhes sobre colocações e voltas rápidas, visite a tabela do campeonato. Agora ela também possui o histórico dos pilotos que participam da FKP, com dados completos de cada um.

10 comentários:

  1. Quem é aquela mulher olhando por cima do ombro do Gomes no pódio? Hehehehe.

    Sem falar que eu fiquei com o capacete preto de tanto perseguir o Gomes e nem apareceu na notícia! Preciso aparecer senão os patrocinadores não pagam!! Hahahaha!

    Brincadeiras a parte, foi divertido correr, ansioso pra próxima! Se alguém tiver alguma crítica a minha forma de correr, sou todo ouvidos.

    ResponderExcluir
  2. E por que o Maycon não ficou feliz com a vitória? Hahaha.

    ResponderExcluir
  3. é o Maycon é humilde, olha a expressao dele..hheuheue

    AH na primeira bateria o Douglas me passou logo na largada, o kart dele saiu melhor e não no decorrer da corrida, e na segunda bateria esqueceu de mencionar que após vc (Lukaz) bater o Rafael tbm bateu... heuehuheu
    Bom a corrida foi mta boa, um tanto quanto tumutuada pra mim, pelotão de traz foi foda, tem gente ainda com o mesmo tipo de corrida que ja foi reprimido anteriormente, tive o toque com o Victor que eu considerei inevitavel, estava forte na curva ja "imbicando pra esquerda" pra tentar ultrapassagem e quando ele enrosca no pneu e eu bato forte atras, nao tive tempo de desviar, mais acho q tava dificil dele segurar o kart, varias voltas atrás ele sempre se enroscava no mesmo ponto...fora esses contratempos ganhei uma posição de graça por engano do Fachin... ehuehue o Douglas fez o que eu esperava, e não tava dificil, o Leando e o Fachin estavam com o kart ruim e o meu forte, bom vamos ver até qnd se mantem a ordem de largada(ehehehhe)
    ah e lembrando..."Reincidencias serão tratadas com maior rigor"

    ResponderExcluir
  4. ahhh e André Licks, vc respeitou direitinho como todo os outros novatos, mais ao mesmo tempo logo de inicio conseguiu ser forte e ameaçar dentro do que agente propoe, parabéns pela corrida...só uma dúvida no ar, na relargada vc soltou nitro e passou 3??? ou oq aconteceu?? hehehe deu a impressão q vc ja veio embalado...

    ResponderExcluir
  5. Bem, primeiro preciso cumprimentar os "iniciantes" que fizeram uma excelente corrida, limpa... o André correu muito bem, e só não passou o Rodrigo porque realmente não é fácil ultrapassalo (vide última corrida de 2008)... Na minha bateria a única coisa que aconteceu pra mim foi a briga com Monteiro, a hora que vi uma brecha entrei e consegui tomar a frente, depois ele ficou na minha cola até pegarmos retardatários e ele ficar um pouco mais distante...ali já pensei...ninguem me tira essa!!! Tbm percebi que o Douglas se aproximava, correu muito bem!!!

    Foi uma corrida muito bacana, fora algumas reclamações que serão devidamente avaliadas e julgadas pela comissão, agora o campeonato ta bonito...cheio e muito competitivo!!! Parabéns a todos os pilotos e A...a....Z!!!

    ResponderExcluir
  6. Então, queria deixar um aviso que com 18 pilotos correndo é praticamente impossível lembrar de tudo que acontece na pista. É muito toque, disputa, perseguição... não dá pra ficar olhando todo mundo e fica tudo muito embaralhado. Muita informação pra pouca cabeça, heheh.

    Bom, sobre a corrida, eu gostei. Meu kart não estava ruim e eu estava animado, mas o acidente me desconcentrou e acho que soltou alguma debaixo do kart, por que ele começou a fazer um barulho estranho, como se alguma coisa estivesse ralando no chão. Ai ficou foda e depois que me bateram o e o André me passou, eu não consegui mais acompanhar ninguém. Agora eu tenho que descobrir se sou eu ou o o kart, por que acho que estou fazendo a curva 2 errado.

    E parabéns aos novatos também. Corridas limpas e sem nenhum problema logo de primeira, tá ótimo. Agora é só pegar os esquemas e acertar o pé pra começar a andar na frente.

    ResponderExcluir
  7. Mais alguns pitacos:

    - Grande corrida do Douglas. Ele sempre é tido como um piloto lento que segura os outros, ontem foi o contrário. Passou meio mundo e só parou quando não conseguiu mais encontrar o Deivis.

    - Falando sobre o Douglas, meu foco era pegar o kart 05. Agora, depois da corrida, eu percebo que NINGUÉM pegou o 05. Por que eu deixei de pegar, não sei nem explicar...

    - Maycon Schumacher ataca novamente.

    - Não vi as bandeiras amarelas antes do acidente. Nem sinal delas em lugar nenhum. Não sei se estava concentrado demais ou algo do tipo, mas assustei quando vi o kart do Edson na minha cara. Não tive tempo nem pra freiar. Quase voei por cima do volante.

    - O nível nessa temporada deu um salto absurdo. Ano passado só Rodrigo Pelo conseguiu baixar de 22.00 e esse ano metade dos pilotos da categoria já estão abaixo disso. Fazer 22.00 não ganha mais pole, nem garante lugar entre os primeiros.

    - Largando em oitavo na próxima etapa, eu vou pro tudo ou nada, podem esperar.

    ResponderExcluir
  8. Na relargada eu sai rápido porque nas voltas anteriores eu consegui carregar o KERS. Aí foi só usar o equipamento. Heheheh.

    E parabéns para o Elio que ganhou a bateria com a mão machucada. Não deve ter sido fácil. Mas fica a pergunta no ar: será que era a mão direita que atrapalhava e fez ele ficar em segundo nas outras?

    ResponderExcluir
  9. Diga-se de passagem, eu peguei o kart 05, mas depois da batida o cabo do acelerador quebrou e eu tive que trocar de carro...

    O bandeirinha ficou na frente do carro do Edson e eu não o vi. Repito as palavras do Lucas: 'Não tive tempo nem pra freiar. Quase voei por cima do volante.'

    E respondendo a pergunta do André: se era a mão que atrapalhava eu não sei, mas surgem boatos que toda semana de corrida o Elio vai machucar a mão... risos

    ResponderExcluir
  10. Vamos às minhas opiniões:

    Bateria 1:

    - como eu não tinha nada a perder largando em último (desconsiderando os novos, sem desmerecê-los), e tinha o direito de escolher um bom kart, foi lá, 5 na cabeça... pneus novos nele, inclusive... risos...
    - antes da largada, eu perguntava pro Edson Rodrigo como manter o kart acelerado para a largada, ele me ensinou, e larguei mais rápido, com certeza o kart ajudou muito (podem ver no vídeo eu agradecendo o meu professor na largada)
    - na segunda ou terceira volta passei o Luca, o kart dele não estava bom mesmo
    - colei no Leandro, e depois de algumas voltas e tentativas, ele errou na subida dos boxes e eu aproveitei
    - já tinha visto o Elinho passando o Deivis, fiquei feliz por ele e triste pelo meu companheiro de equipe, mas tinha ainda muita corrida pela frente
    - quando chegaram os retardatários, pensei que chegaria no Deivis, mas não teve jeito... e o Elinho estava com um kart superior também, só me restava manter a vantagem para o Leandro e tentar fazer um bom tempo, que não ficou lá dos melhores...
    - pra mim, a minha corrida foi 100% de lucro, seria 200% com o Deivis em primeiro e eu em segundo
    - parabéns pela vitória merecida e mais que suada do Elinho, depois de 14 corridas e recordes absolutos de segundos lugares
    - o Edson Rodrigo fez a melhor volta da etapa de novo, o cara é bom nisso... ainda espero correr atrás dele em alguma corrida pra aprender este traçado direito, já está mais que na hora
    - o Leandro está correndo muito bem, só falta se acertar com ele mesmo para se manter bem nas colocações
    - Camila (namorada do Edson Rodrigo) diz: nem parecia você mesmo naquele kart, passando todo mundo...

    não tá morto quem peleia e se eu pegar um kart bom eu ainda dou trabalho, mesmo que os meus tempos não sejam os melhores!

    Bateria 2:

    - logo na largada deu pra ver que o André Licks não veio pra brincadeira, pois usando o mesmo kart que o Deivis ele despontava bem junto aos demais pilotos. Saiu de sétimo para terceiro e cravou o terceiro melhor tempo na B1 pra próxima etapa. Parabéns!
    - o Maycon Schumacher nós já sabemos, largou na frente, difícil tirar a corrida dele, que foi perfeita, tava andando muito
    - o Edson brigou muito (e limpo) com o pessoal no pelotão intermediário, e fora as confusões ia chegar bem na corrida
    - o Rodrigo Gomes segurou a posição com unhas e dentes, mesmo andando mais lento que os demais, e não fazendo uma volta rápida muito boa (parece o Douglas esse cara...)
    - o Lucas... ah, sempre acontece alguma coisa com ele... risos... desta vez não teve nem tempo de evitar
    - temos que tomar mais cuidados nas disputas de posições, pois um chega pra lá mais acirrado pode jogar alguém nos pneus e causar acidentes como os de ontem, que é ruim para todos

    Foi uma boa estréia dos novatos, sem maiores incidentes, espero que eles também tenham gostado de correr conosco. A B1 da próxima etapa ficou bem acirrada, mas a DDR vai ter que espirrar dois da frente para se manter no pódio e manter a liderança do campeonato de equipes e de pilotos!

    ResponderExcluir