segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Neto vence corrida no frio e campeonato embola

A sexta etapa da FKP reservou várias surpresas para seus pilotos, começando com o tempo, que pela primeira vez obrigou os pilotos a correrem no frio. A prova, marcada sempre para as 19 horas, foi adianta para as 16:30 por culpa da previsão do tempo, que mostrava temperaturas baixas para a noite de domingo. Antes da prova, todos os pilotos tiveram que se preparar para enfrentar os ventos da pista, com exceção de R. Ribeiro, que já contava com sua proteção natural de pelos. Porém, graças a uma cirurgia nos olhos no meio da semana, ele arrumou uma proteção inusitada, com óculos de natação. Outra surpresa foi a falta de um dos pilotos da Equipe D. Carlos Eduardo, o companheiro de Edson Barbosa, acabou não participando dessa etapa.



Após uma qualificação sem incidentes, a o grid de largada apresentava mais uma surpresa. Lucas Neto, que havia tido problemas no kart nas últimas duas provas, conseguia a pole pela primeira vez na pista do Speed Kart. Logo atrás dele e formando a primeira fila, vinha Deivis Monteiro.



Com as luzes verdes, o pelotão da frente se manteve inalterado, mas Rodrigo Gomes acaba largando mal e perde duas posições, caindo pra último. Logo na segunda volta, o primeiro toque acontece, envolvendo os dois pilotos da DDR. Monteiro vinha seguindo Neto de perto e freia um pouco antes para evitar um toque, mas Douglas Andrade não consegue fazer o mesmo e acaba fazendo o companheiro rodar, caindo para a última posição. Na curva seguinte, Gomes rouba a posição de Maycon, subindo para a sexta colocação e conseguindo colar em Edson Barbosa para realizar a ultrapassagem 2 voltas depois, recuperando as posições perdidas na largada.

A partir dai, a briga passou a se concentrar no pelotão intermediário, formado por Andrade, Elio Fontoura e Rodrigo Ribeiro. Com Andrade andando mais lento que os dois, ele acaba não resistindo e sofre a ultrapassagem de Fontoura. Com o tempo passando, Gomes também encosta em Ribeiro, para algumas voltas depois, conseguir a ultrapassagem e tentar ele mesmo a ultrapassagem em Andrade. Na volta seguinte ele entra por dentro na curva da arquibancada, toca em Andrade e consegue supera-lo, mas Ribeiro vem rápido atrás e consegue passar pelos dois quando empurra Gomes nos pneus, o que faz Gomes perder a posição que ganhou de Andrade. Gomes passa a perseguir Andrade novamente, tendo que refazer a ultrapassagem mais uma vez e tentar alcançar Ribeiro na terceira posição.

Enquanto isso, Monteiro já havia conseguido ultrapassar Maycon e Barbosa, já ameaçando também a posição de Andrade e Gomes, mas acaba rodando na curva 1 e fica para trás e tomando uma volta do líder da prova, Neto e se posicionando exatamente entre os dois primeiros colocados. Com os pilotos sendo cautelosos, as posições acabaram se mantendo até o fim da prova. Assim termina a corrida com menos acidentes da FKP até agora.

Posição. Piloto (Equipe) - Quantidade de Voltas - Melhor Volta
1. Lucas Neto (CPM) - 38 - 22.19
2. Elio Fontoura (E2) - 38 - 22.18
3. Rodrigo Ribeiro (E2) - 38 - 21.90
4. Rodrigo Gomes (CPM) - 38 - 22.26
5. Douglas Andrade (DDR) - 38 - 22.55
6. Deivis Monteiro (DDR) - 37 - 22.00
7. Edson Barbosa (Eq. D) - 37 - 22.46
8. Maycon (Eq. E) - 36 - 22.66



No campeonato, Andrade e Ribeiro vêem Fontoura mais uma vez se aproximar para brigar pelo título, com uma diferença de 8 pontos entre o primeiro e o terceiro. A surpresa, porém, é que a equipe E2 Motors consegue superar a DD Racing e fica em primeiro no campeonato de construtores. Com todos esses ingredientes, a emoção fica cada vez maior para a sétima etapa do campeonato, que promete ser decisiva para todos os pilotos que ainda pretendem tentar algo nesse ano!