quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mesmo com o frio, Hot Lap lota o Speed

Pressão. Disputa. Fadiga. Consistência. Teoricamente, em um campeonato onde as ultrapassagens não são necessárias, essas palavras não deveriam estar tanto em evidência. Mas o que se viu no 1º FKP Hot Lap foi o contrário. Desde as baterias classificatórias, os pilotos precisaram lutar com vontade para conseguirem a classificação e passar de fase. Foram 45 pilotos na disputa, superando muito a expectativa básica, porém, com a estrutura bem montada isso não foi problema e todas as chaves foram preenchidas, deixando tudo ainda mais disputado. Nem mesmo o frio espantou os pilotos participantes e todos foram para a pista disputar pelo troféu em uma bela homenagem ao Ayrton Senna.

Dentro da pista, a emoção foi grande. Graças à nova frota de karts do Speed e o placar eletrônico, todos puderam ver como os karts estavam andando próximos e décimos de segundo podiam significar muito. Com o placar sendo zerado a cada eliminação, era preciso muita concentração dos pilotos para que eles conseguissem fazer constantes durante todo o tempo na pista. As baterias de repescagem, aonde apenas o piloto mais rápido iria se classificar, foram um show a parte. Todos foram para a disputa com a faca nos dentes e a decisão ficou muito apertada. 

Nas semifinais muitos favoritos deram adeus à disputa. Mesmo se esforçando ao máximo, alguns pilotos começaram a sentir o frio e o cansaço e não conseguiram acompanhar o ritmo dos mais rápidos. Porém, algumas vezes a disputa ficou tão intensa que a diferença de tempo para cada piloto ficou nos centésimos. Na terceira semifinal, a diferença do último eliminado foi de apenas 0,02 segundos para o segundo colocado. Menos que um piscar de olhos. 

Um pentelhéssimo de diferença.
  
Devido ao grande número de participantes, a grande final quase ficou para o dia seguinte. Começando as 11:40, os nove pilotos restantes foram para a pista tentar ser o piloto mais rápido da competição. E a disputa não desapontou. Com um nível altíssimo, não bastava fazer apenas uma volta. Era preciso enfrentar o frio para continuar concentrado e não ficar cansado de percorrer o percurso do Speed Kart Indoor. 

Os nove finalistas do Hot Lap.
Quem conseguiu ficar na pista até a grande finalíssima foram Regis Deckner e Eric Oyague. O mais interessante é observar que os dois pilotos estavam enfrentando dificuldades próprias. Regis tem apenas 12 anos e corria a primeira vez utilizando essa quantidade de lastros no Speed, enquanto Eric é peruano e está no seu primeiro ano em competições de kart aqui em Campo Grande. Mas em três voltas o destino dos dois foi traçado e Eric levou a melhor, superando o jovem piloto. A classificação dos nove finalistas foi a seguinte: 
 
1º Eric Oyague Pacheco 
2º Regis Deckner Volpe 
3º Carlos Soto 
4º Pedro Kassab Costa 
5º Billy Gaúna 
6º William Bernardes 
7º João Marcelo Cunha 
8º Diego Guedes 
9º Eduardo Lopes 

Com quase 100 pessoas presentes no evento, o Hot Lap pode ser considerado um sucesso, entregando tudo que o fã de automobilismo gosta. Emoção, disputas, velocidade. Um campeonato de fácil acesso, curto, aberto e agradável a todos que estavam presentes. A FKP e o Speed Kart Indoor agradece a presença de todos os pilotos e espectadores e mais uma vez parabeniza Eric Oyague pela belíssima vitória!