segunda-feira, 12 de maio de 2008

Auditoria Técnica Corrida de 11 de maio 2008 (2º GP-FKP)

Srs. pilotos,

O que está em questionamento é a posição do piloto Rodrigo Gomes, que fez uma excelente corrida, mas bateu em determinados momentos que aparentemente foram determinantes para que ficasse comprovado que em primeiro lugar ele não tenha ficado como mostrou a ficha técnica. De toda forma a corrida acontece em um ritmo frenético e por fim ninguém sabe o que houve realmente, por isso é que é fundamental a participação de todos, colocando suas respectivas opniões. Me enviem por e-mail os comentários do que cada um presenciou na pista para que possamos julgar corretamente o caso.

1ª nota técnica de auditoria CAA-FKP

A ficha técnica coloca a seguinte situação:
1. Rodrigo Gomes - Tempo de Corrida: 17 min*
2. Douglas Andrade - Tempo de Corrida: 14 min*
3. Deivis Monteiro - Tempo de Corrida: 14 min*
4. Elio Fontoura - Tempo de Corrida: 14 min*
5. Lucas Neto - Tempo de Corrida: 14 min*
6. Edson Rodrigo - Tempo de Corrida: 8 min*

* Os valores foram arredondados.

1ª questão: Nós corremos apenas 14 minutos (com 3 de qualificação) então o certo é que temos 3 minutos de crédito para brigar lá depois. A Cecília gravou do começo ao fim, então isso prova que não estamos errados nessa afirmação. Neste ponto com certeza podemos afirma que houve um erro na marcação do tempo total de prova do piloto Rodrigo Gomes.

2ª questão: Eu assisti o vídeo, com respeito as posições depois que eu editar em todos os ângulos possívelmente fique melhor para ver, mas pelo que eu pude ver o Rodrigo estava bem rápido, mas acho que na terceira volta ele foi ultrapassar o Lucas e se enrroscaram (curva 1), e eu tbm me envolvi, mas consegui escapar antes e passei a ser o quarto. Logo depois ele se soltou, e veio muito rápido, com o Lucas na cola, acho até que ele chegou a me passar em um momento, mas teve uma hora que ele entrou nos pneus novamente (curva 4) e aí eu o passei (não lembro as posições nesse momento), a partir daí só quem me passou foi o Deivis que me deu uma volta.
As posições postadas no blog estão se baseando nisso, o que não é um resultado definitivo, principalmente após a edição dos vídeos.

2ª nota técnica de auditoria CAA-FKP

Depoimento de Douglas Andrade:

1 - Acidente no início da corrida: passamos pelo Rodrigo Gomes, Edson Rodrigo e Lucas Neto

2 - Acidente do Edson Rodrigo: o estava alcançando, quando nos tocamos (sem intenção minha!). Ele parou e logo em seguida o Rodrigo Gomes me passou, e * sumiu * da minha frente, diga-se de passagem
3 - Algumas voltas depois, alcancei Rodrigo Gomes, e ele levou umas 3 ou 4 bandeiras azuis para deixar eu passar, mas o problema é que eu ** quase ** alcançava ele só nas curvas 4 e 5, depois ele sumia. Algumas voltas depois, ele bateu nos pneus na curva 4 e eu o passei
4 - Não me lembro dele ter passado novamente, *** mas não tenho certeza disso! ***
5 - Fato: o Rodrigo Gomes estava andando **** muito rápido ****, tal qual comprovou com a volta mais rápida da prova
6 - Se, após a visualização dos vídeos, não houver certeza absoluta se o Rodrigo Gomes ganhou ou não a corrida, deixemos como está; ele em primeiro, e os demais em seguida... embola o campeonato e fica mais interessante ainda
7 - Se, tivermos certeza que ele ganhou, não há problema
8 - Se, tivermos certeza que ele não ganhou, há que verificar em que posição ele ficou, que eu imagino que seja a terceira, e não a última
9 - Por isso sugiro que mantenhamos as posições como marcadas no sistema do kart
10 - Não concordo em cancelarmos a última corrida (independente do resultado, dos acidentes ou de pneu furado). Só vamos definir as posições e tocamos o campeonato
11 - Acho que o negócio de formar duplas funcionou... o Deivis quase me passou e teve oportunidade de dar aquele toque e me mandar pros pneus, mas acho que ele ponderou sobre o conceito de "tragam as crianças para casa"... risos...

3ª nota técnica de auditoria CAA-FKP

Auditora responsável: Pauline Barbosa


Como fiz a filmagem da última corrida e não pude me atentar aos acontecimentos, revi ontem por 4 vezes o vídeo desta tão polêmica discussão.
Consegui me atentar aos seguintes fatos:
1º Não há no vídeo a primeira batida, onde E. Fontoura, L. Neto e R. Gomes se envolvem. Porém, verifica-se que D. Monteiro fica em segundo lugar logo atrás de D. Andrade.
2º Aos 4 minutos e meio de corrida, o piloto R. Gomes se enrosca nos pneus, sendo ultrapassado por todos, mas apenas D. Andrade é que completa uma volta de vantagem sobre este. Ou seja, quando R. Gomes consegue se despreender dos pneus fica atrás de D. Andrade (com uma volta a menos que ele) mas na frente de E. Fontoura que não lhe dá essa volta a mais.
3º Se o piloto R. Gomes, já havia ultrapassado o D. Andrade com uma volta de vantagem este estaria em 2º lugar na corrida (Mas como ele ultrapassaria D. Andrade sem dar uma volta de vantagem em cima dos outros pilotos, considerando que D. Andrade liderou a corrida de ponta a ponta????)
3º Aos 7 minutos e meio de corrida, novamente R. Gomes se prende nos pneus sendo ultrapassado por todos, mas logo consegue se soltar e fica atrás de L. Neto (O piloto E. Ribeiro já havia abandonado a corrida).
4º Neste momento da corrida a posição dos karts na pista é a seguinte
- D. Andrade
- D. Monteiro
- E. Fontoura
- L. Neto
- R. Gomes
5º Não há como determinar, pelas imagens qual a posição exata dos pilotos (considerando se houveram realmente as voltas de vantagem ou não). Acredito que a junção dos vídeos poderá ser de grande valia para esta avaliação.
6º O filme tem duração de 13 minutos e alguns segundos, o que fica claro que o tempo de corrida foi de aproximadamente 15 minutos. (O espaço disponível na máquina acabou um pouco antes do final da corrida).
7º Se o piloto R. Gomes correu por 18 minutos é possível que seu tempo de classificação não tenha sido zerado. Acarretando vantagens para o mesmo.

Classificação

Como o campeonato encontra-se ligeiramente embolado, para que a classificação não fique apenas com 3 posições eu coloquei na ordem respeitando o seguinte critério:
Pontuação / Quantidade de vitórias / Volta Mais Rápida
Embora de certa forma acho que seja injusto pois, se alguem mesmo que estiver lento, lutar e manter sua posição na corrida pode ficar prejudicado pelo critério da melhor volta. Mas por outro lado acho que é uma competição e a idéia é essa mesmo, e além do mais acho que não fica legal termos muitos empates na tabela. O que vocês acham?

CLASSIFICAÇÃO

1. Douglas Andrade - 20
2. Deivis Monteiro - 12
3. Elio Fontoura - 12
4. Rodrigo Gomes - 4
5. Lucas Neto - 4
6. Edson R. Ribeiro - 4


O arquivo da tabela também já está disponível com as devidas atualizações.