sábado, 18 de outubro de 2008

Simulador F1: quem será o campeão?

Na última etapa do FKP, conversávamos com Lucas e Elio - enquanto aguardávamos o atraso de mais de meia hora dos demais - sobre a possibilidade de calcular as chances de qualquer um dos pilotos até o final do campeonato. Até simulei algumas coisas numa planilha mas as variáveis são muitas, e as probabilidades então nem se fala. Se fosse para saber qual é, estatisticamente, o melhor kart da pista usando qualquer variável em qualquer etapa, era só perguntar pro Lucas. Ele sabe mas não fala...

Pesquisando na internet, achei um cara que fez e demonstrou um cálculo que mostrou apenas o óbvio: os pilotos mais bem pontuados tinham mais chance!!!
Coincidentemente ou não, a temporada F1 deste ano está bem parecida com a da FKP (ou seria o contrário?), com uma disputa bem acirrada faltando duas provas para o fim do campeonato.

Então colocaram este simulador no site do GloboEsporte, onde fiz um teste, associando os pilotos da FKP com os da F1, e colocando a melhor coisa que poderia acontecer à DDR (a Ferrari do FKP... risos...) na próxima etapa. Vejam como ficaria o campeonato nesta simulação empírica e hipotética (dadas as devidas proporções de pontos, que não estão iguais!):

(clique para ampliar)

1 - Monteiro

2 - Andrade
3 - Barbosa
4 - Matos
5 - Fontoura
6 - Gomes
7 - Neto
8 - Ribeiro

Nada pessoal, é só uma simulação da nossa brincadeira...