domingo, 22 de maio de 2011

Resumo da Sexta Etapa [T2011]

Num sábado cheio de sol, a FKP realizou pela primeira vez 3 baterias. 20 pilotos foram para a pista disputar por pontos, incluindo os novatos Alaerte Júnior, companheiro de equipe do Eriberto Suffiatti, Mauro Takashi, que entra pra fazer equipe com João Marcelo, e Carlos Soto (a lenda do Speed kart Indoor), que se junta com a veterano Elio Fontoura para formar uma nova equipe. O traçado para essa bagunça toda não poderia ser outro (Afinal, desgraça pouca é bobagem) senão o traçado 7, o mais torto dos traçados montados pela FKP para esse ano.

BATERIA 01

A primeira bateria colocou na pista logo de cara os dois líderes do campeonato e companheiros de equipe da BBT. Com o sol ainda brilhando forte, o grid era assim: 1) Mauro Takashi, 2) João Marcelo, 3) Eriberto Suffiatti, 4) Pedro Meyer, 5) Paulo Medina, 6) Lucas Neto, 7) Fábio Ferelli.

A largada logo já embaralha todas as posições e quem acaba se dando bem é Meyer, que pula para a ponta. Atrás deles, Neto e Ferelli já escalavam o pelotão mas na segunda volta acabam se tocando e Neto leva a pior, caindo de 3º para 5º. A corrida então começa a entrar na parte mais tensa para os pilotos.

Na frente, Medina e Meyer disputam a liderança, enquanto Ferelli tenta se aproximar dos dois. Atrás, Neto pressiona Takashi e consegue ganhar a quarta posição, indo atrás dos líderes, na mesma volta que Medina pula para a 1ª posição, mas com a disputa quem encosta é Ferelli, que passa a perseguir os dois e consegue passar por Meyer rapidamente, para se aproveitar de um erro de Medina e pular para a ponta, trazendo Meyer para o segundo lugar novamente, mas acaba sendo ultrapassado no final da reta.

Infelizmente para Medina, as coisas não estavam muito boas. Quando ele começa a abrir de Meyer mais uma vez e tentar alcançar Ferelli, seu kart quebra na subida e ele é obrigado a encostar, dando uma posição de presente para os outros pilotos. A briga da pista então passa a ser Neto contra Meyer. Neto pressiona durante algumas voltas e consegue supera-lo, mas logo em seguida comete um erro grosseiro e perde a posição novamente e precisa começar tudo de novo.Quando ele começa a se aproximar, é a vez de Meyer errar (na mesma curva) e Neto consegue o 2º lugar.

Mas não dura muito. Quando ele achava que estava tranquilo, quem aparece do lado dele no meio da reta é... Eriberto! Sim, o piloto da Bravalife estava ganhando posições logo atrás dele e consegue supera-lo. Neto então tenta perseguir para tentar recuperar, mas não consegue e as posições não se alteram até o final.

Resultado Final da Sexta Etapa
- Bateria 01
Posição. Piloto (Equipe) Volta Rápida
01. Fábio Ferelli (BBT) 42.800
02. Eriberto Suffiatti (Bravalife) 42.680
03. Lucas Neto (BBT) 42.780
04. Pedro Meyer (PMMR13) 43.620
05. Mauro Takashi (FKP4) 44.050
06. João Marcelo (FKP4) 44.940
07. Paulo Medina (Spyke) 43.320




BATERIA 02

A segunda bateria foi pra pista com o por de sol formado e muitos pilotos acabaram ofuscados pelo sol baixo e pela briga intensa pela ponta que aconteceu no meio da prova. O grid era formado assim: 1) Alaerte Júnior, 2) Elio Fontoura, 3) Luana Sena, 4) Murilo Rolim, 5) Valdir Alberto, 6) André Licks, 7) Diego Guedes.

A largada bagunçada como sempre acabou ajudando o piloto da OKB. Guedes só precisou acelerar para pular para o 3º lugar na largada e algumas curvas para ir direto para a ponta, deixando todo mundo pra trás. Atrás dele, Fontoura se segura na segunda posição trazendo Rolim e, brigando palmo a palmo, Alberto, Sena e Licks disputavam, mas Sena acaba errado após o curvão e perde sua posição pros dois. Logo em seguida, é a vez de Alberto errar e entregar a posição pra Licks, que começa a perseguir Rolim.

Demora algumas voltas, mas Licks consegue alcançar os ponteiros e continuar sua recuperação. Primeiro Rolim e um pouco depois, Fontoura, levando a té o acontecimento mais dramático da tarde.


Fontoura vem colado com Licks para fazer a descida, mas perde a traseira e vira passageiro no kart. Ele atravessa a grama e vai parar na frente de Guedes, que entra em rota de colisão direta e precisa fazer manobras evasivas pela grama para desviar e evitar um acidente forte. Após o susto, Fontoura volta pra corrida, mas precisa esperar um pouco para voltar a pista e perde muitas posições.

A disputa então é entre Guedes e Licks. Guedes mostra muita habilidade e se defende durante algumas voltas, mas Licks consegue supera-lo por fora na curva do barranco usando o forte motor do seu kart. Depois disso, Licks tinha pista livre para vencer com tranquilidade, até quase rodar na última volta mas conseguir voltar pra pista sem maiores consequencias e vencer mesmo).

Resultado Final da Sexta Etapa
- Bateria 02
Posição. Piloto (Equipe) Volta Rápida
01. André Licks (Trident) 42.100
02. Diego Guedes (OKB) 42.860
03. Valdir Alberto (Help do Óculos) 44.470
04. Elio Fontoura (Elfo) 43.850
05. Alaerte Júnior (Bravalife) 45.190
06. Luana Sena (Top Vista) 45.480
07. Murilo Rolim (PMMR13) 44.840


BATERIA 03 

Inaugurando a terceira bateria os pilotos foram para a pista nos últimos raios de sol. Últimos mesmo, por que já estava tão de noite que a corrida precisou ser terminada por antecipação para deixar a pista para os morcegos. O grid noturno era assim: 1) Carlos Soto, 2) Henrique Reis, 3) Adriano Schulz, 4) Edson Barbosa, 5) Eduardo Lopes, 6) Rodrigo Ribeiro.

A largada acontece sem maiores acidentes, mas logo na primeira volta Schulz acaba rodando na descida. Na frente, Reis, Soto e Lopes andam com um pouco de vantagem apara a dupla da E2, Barbosa e Ribeiro. Soto não demora muito e logo supera Reis, assumindo a primeira posição e mostrando pra que veio. Depois, é a vez de Lopes assumir a segunda posição e deixar A E2 tentar alcançar Reis para brigar pela 3ª posição.

Lopes começa a perseguir Soto para brigar pela ponta e acaba se aproveitando de um erro dele na parte suja da pista para supera-lo. Se forma então um trem de 5 pilotos, liderados por Lopes. Mas logo na segunda volta, o trem se parte. Reis  erra na baixada e Barbosa não consegue freiar e acerta o outro kart na lateral. Pior pra Barbosa, que fica de cara virada pra trás. Ribeiro ainda consegue desviar da pancada e sai na cola de Reis, para conseguir ultrapassa-lo algumas curvas depois.

Barbosa então começa sua corrida de recuperação e começa a se aproximar de Reis. Depois de algumas voltas, a ação volta a acontecer. Ribeiro acaba errando e roda sozinho, deixando a porta aberta pra Reis e Barbosa. Mas ele se recupera e supera seu companheiro de equipe e os dois alcançam Reis. A briga é boa e eles trocam de posição, mas ninguém além deles sabe como por que não dava pra ver mais nada e com 12 minutos de prova, a corrida foi interrompida por excesso de morcegos no kartódromo.

Resultado Final da Sexta Etapa
- Bateria 03
Posição. Piloto (Equipe) Volta Rápida
01. Eduardo Lopes (Spyke) 43.090
02. Carlos Soto (Elfo) 43.990
03. Edson Barbosa (E2) 43.390
04. Rodrigo Ribeiro (E2) 43.460
05. Henrique Reis (Top Vista) 44.520
06. Adriano Schulz (Help do Óculos) 44.670


A próxima corrida acontece dia 18 de junho e com a grande quantidade de pilotos, haverá mudança de horário para as 14 horas. Vamos ver se assim não teremos problema com morcegos! Até lá.