domingo, 28 de junho de 2009

Resumo da 9ª Etapa

Nesse domingo os pilotos da FKP foram pra pista pela nona etapa. Infelizmente, tivemos 4 faltas. Adriano Oliveira e Leandro Fontoura, da Motor Kart Racing, não participaram da corrida. Além deles, Paulo Souza da Lentos 4 Drag, e Luca Facchin da Engenheiros Turbinados, também não compareceram. Por outro lado, tivemos uma bela estréia. Correndo pela E2 Motorsport, Aureo Freitas começou logo com um pódio. Vamos aos resumos.

Bateria 01
André Licks vence outra

Na primeira bateria prometia muita ação. Tinha Deivis Monteiro largando logo na frente de André Licks e ele ainda vinha trazendo uma boa dose dos novatos da categoria junto dele. O grid completo era assim: 1) Deivis Monteiro, 2) André Licks, 3) Victor Costa, 4) Artur Licks, 5) Vinicius Martinez, 6) Lucas Neto, 7) Douglas Andrade, 8) Edson Barbosa.

Quando a largada foi dada, tudo se manteve. Porém, precisou de só algumas voltas para ficar bem definido quais seriam as brigas da corrida. Monteiro e André Licks disparavam na frente, mantendo Costa e Artur Licks a uma distância segura, enquanto Martinez, Neto, Andrade e Barbosa brigavam no fundão. A corrida permaneceu bem morna durante um bom tempo, só com as perseguições acontecendo.

Porém, como quase sempre acontece, o pelotão traseiro mudou primeiro. Aproveitando o bom rendimento do seu kart, Andrade supera Neto na curva 5 e começa a perseguir Martinez. Algumas voltas depois, ele tenta a ultrapassagem no final da reta, logo na curva 1, porém os karts se tocam e Martinez roda, deixando o caminho preso para Andrade e os dois karts bem no meio da reta. Neto, que vinha atrás, não tem tempo para frear e acaba acertando a traseira de Andrade com tanta força que seu kart acaba entrando por baixo. Porém, Andrade, Neto e Barbosa conseguem se livrar de todo o enrosco e continuam suas corridas normalmente. Martinez, após ser desvirado pelos comissários de pista, ainda continua sua corrida, mas resolve abandonar depois de algumas voltas.

Do outro lado, André Licks finalmente consegue resultado com a pressão que vinha fazendo em Monteiro e faz a ultrapassagem, pulando para a primeira posição. Depois disso, as posições permaneceram as mesmas. Andrade ainda consegue alcançar Costa, mas é tarde demais e a corrida acaba antes de acontecer alguma coisa.



Resultado Final
Primeira Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. André Licks (Trident)
2. Deivis Monteiro (DDR)
3. Artur Licks (L4D)
4. Victor Costa (Brow GP)
5. Douglas Andrade (DDR)
6. Lucas Neto (BBT)
7. Edson Barbosa (KRM)
8. Vinicius Martinez (Trident)





Bateria 02
Uma meia e um estreante


Antes da corrida começar, já apareceu uma surpresa para a Bateria 02. O pole position Maycon Matos havia machucado o pé num jogo de futebol e estava com o mesmo sangrando. Determinado a seguir o exemplo de Elio Fontoura (relembre o acontecido) e resolveu correr daquele jeito mesmo. Infelizmente, haviam 3 ausentes e a bateria acabou ficando com apenas 6 pilotos. O grid completo era o seguinte: 1) Maycon Matos, 2) Rodrigo Ribeiro, 3) Rodrigo Gomes, 4) Leonardo Navarro, 5) Rafael Alves e 6) Aureo Freitas.

Logo na largada, uma confusão. Ribeiro, que vinha por fora, fecha a porta de Gomes, que para evitar a batida acaba tocando nos pneus, ficando bem lento. Quem se aproveita disso tudo é ninguém menos que Freitas, que sai costurando entre os três pilotos a sua frente e pula diretamente para a 3ª posição!

As posições não se alteram durante um bom tempo. Ribeiro fazia pressão forte em cima de Matos, mas era perseguido de perto por Freitas, seu novo companheiro de equipe. No fundo, Alves consegue passar por Navarro, mas não consegue se aproximar de Gomes, que a essa altura já está bem distante. Na parte da frente, Ribeiro acha que está sendo perseguido por Gomes e começa a usar um traçado mais defensivo, o que faz Matos disparar na frente com seu pé machucado e usando apenas uma meia para protege-lo e diminuir um pouco a dor. Bom pra ele, por que as posições permaneceram as mesmas e ele consegue levar seu pé até o ponto mais alto do pódio.



Resultado Final
Segunda Bateria

Posição. Piloto (Equipe)
1. Maycon Matos (KRM)
2. Rodrigo Ribeiro (E2)
3. Aureo Freitas (E2)
4. Rodrigo Gomes (BBT)
5. Rafael Alves (ET)
6. Leonardo Navarro (Brow GP)





Resultado Geral


No campeonato, Deivis Monteiro continua disparado na frente. Porém, parece que não vai ser toda aquela moleza para a DDR conquistar o caneco de equipes já que a E2 apareceu com um bom nome para substituir o de Fontoura. Um outro fato interessante é a quebra do recorde de volta. Dessa vez, é André Licks que consegue alguns miléssimos e faz 21.470. Agora, a expectativa para a próxima corrida fica grande, com o surpreendente estreante largando logo atrás do recordista da FKP. A próxima etapa acontece quase no final de julho (dia 19) e terá esses grids de largada:

Bateria 01
1. André Licks (21.47) Trident
2. Aureo Freitas (21.55) E2
3. Deivis Monteiro (21.60) DDR
4. Maycon Matos (21.67) KRM
5. Rodrigo Ribeiro (21.71) E2
6. Artur Licks (21.75) L4D
7. Victor Costa (21.79) Brow GP

Bateria 02
1. Douglas Andrade (21.55) DDR
2. Lucas Neto (21.79) BBT
3. Edson Barbosa (21.82) KRM
4. Rodrigo Gomes (21.90) BBT
5. Vinicius Martinez (21.95) Trident
6. Rafael Alves (22.00) ET
7. Leonardo Navarro (22.28) Brow GP

Muita calma nessa hora!!!!!

Senhores pilotos esse vídeo que postei no blog é para deixar bem claro que ser afobado na ultrapassagem nem sempre é um bom negócio para ambas as partes. ( risos)


1004,5 = 2009 / 2

Matemática, amada por uns, odiada por outros, desconhecida da maiora (eu me incluo nesta parte)…

Chegamos à metade do campeonato de 2009! Vamos comparar um pouco com 2008, pra quem não sabe como foi:

* até a 9ª bateria…

E naquele campeonato, na metade do mesmo, Andrade liderava com 30 pontos, seguido por Fontoura com 21 e Monteiro com 21, e Ribeiro com 19 (que iniciava a partir dali sua reação até a última etapa)… A DDR tinha 51 pontos, seguido de perto pela E2 com 40.

Hoje chegamos à metade do campeonato de 2009. Já disputamos 80 pontos (ou seja, o campeonato de 2008 inteiro!) e ainda temos mais 90 para a bandeirada final.

Com a saída de Fontoura, Deivis Button lidera com folga, e a situação da DDR também é bastante confortável.

Na classificação geral, os pilotos de 2008 seguem na ponta da tabela. Do terceiro lugar em diante o campeonato estã bastante embolado. Para termos uma idéia, a diferença do 4º até o 13º (9 pilotos) é de 15 pontos. No campeonato de equipes, da 3ª até a 8ª são 36 pontos.

Mesmo entrando na quinta etapa de 2009, André Licks e Victor Costa já encostam nos pilotos de 2008, e dependendo dos resultados de hoje podem ultrapassá-los. Vinícius Martinez já venceu sua primeira corrida, e tudo indica que Arthur Licks segue os passos do irmão. Os “novatos” mostraram a que vieram, e segurem esse pessoal em 2010. Aureo chega com a grande responsabilidade de substituir Elio Fontoura, que vinha muito bem esse ano também.

Temos mais um campeonato à frente, com 9 etapas. Nada está definido ainda (ano passado Ribeiro engatou uma quinta na metade do campeonato e quase alcançou o líder na última, mesmo com quebras e abandonos – e a E2 venceu a DDR por um ponto).

Com certeza daqui para frente teremos ainda muitas emoções, disputas acirradas (não só na B2), e muitas contas para definirmos quem levanta os canecos da FKP este ano. Boa sorte a todos na corrida de hoje!