terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Baterias da Segunda Etapa

A primeira etapa da FKP, realizada no dia 11 de janeiro levou as pistas 12 pilotos de 6 equipes diferentes para disputar as curvas do Speed Kart. Tudo correu normalmente e a etapa foi realizada com sucesso, mas agora chegamos a pouco mais de 10 dias antes da próxima etapa e um pequeno problema bate a nossa porta.

O regulamento previa a participação de 16 pilotos na primeira etapa e os quatro primeiros e os quatro últimos de cada bateria formariam as novas baterias da segunda etapa. Caso quem faltou da primeira vez compareça na segunda etapa, não há nenhum problema. Os quatro "ausentes" vão pro fim do pelotão e tudo se encaixa. Mas e se novamente houver faltas?

Daqui pra frente, são minhas opiniões. Postem as suas nos comentários.

Eu vejo como essencial dividir as duas baterias com a mesma quantia de pilotos. Uma corrida com apenas 4 corredores ficaria um pouco chata, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora. Então, as possibilidades ficariam assim:

(Para motivos de desambiguação, eu vou chamar as baterias da primeira etapa como B01 e B02.)

12 pilotos.
Dividi-se em 2 grupos de seis, com a primeira bateria formada pelo 3 melhores da B01 junto dos 3 melhores da B02 e a segunda bateria formada pelos 3 piores da B01 e os 3 piores da B02.

14 pilotos.
Aqui temos o formato mais complexo, por que as baterias seriam formadas por um número ímpar de pilotos. O que eu proponho é que a primeira bateria seja formada pelos 3 primeiros da B01 junto dos 4 melhores da B02. A segunda ficaria com os 4 últimos da B01 e os 3 últimos da B02.

16 pilotos.
O mais simples. Como eu já disse, jogamos os 4 ausentes da primeira etapa para o final do grid da segunda bateria e pronto, o resto fica como foi decidido.

Por que eu quero decidir isso? Por que NÃO FOI DISCUTIDO (viu, Edson?) o caso de faltas na reunião que fizemos e isso pode ser uma constante durante o ano.

6 comentários:

  1. Concordo com sua sugestão Lucas, faço apenas algumas observações. A equipe LesManos já confirmou a presença para a próxima etapa, neste caso teremos a situação mais complexa se os Engenheiros Turbinados não aparecerem, neste caso acho que devemos adotar o seguinte critério:

    1. Caso a equipe falte mais de uma vez, deverá apresentar justificativa à comissão julgadora, que avaliará a permanencia desta no campeonato, para não prejudicar a organização.
    2. O mesmo deverá ser aplicado a pilotos, lembrando que o item 5.3 do regulamento preve que pilotos nao podem correr sem equipes, entao neste caso o companheiro de equipe deverá procurar um substituto ou uma solicitação para continuar solo, que deverá ser analisada pela comissão, devido ao fato do campeonato se basear em baterias e números pares de pilotos. Então a eliminação de um piloto pode implicar na eliminação da equipe, sendo assim cuidem de seus parceiros.

    Bem, acho que devemos pensar em duas situações:
    1. LesManos e Engenheiros faltam, devemos ter na manga a formação do grid baseado em 12 pilotos, ao meu ver estragaria muito o campeonato, pois não é tao legal correr com 6 apenas.
    2. Só engenheiros faltam, eles entram em processo de eliminação e as baterias seguem como estão para a 2ª etapa, para a 3ª etapa em diante utilizamos o critério do Lucas para 14 pilotos ou utilizamos a minha antiga proposta:

    - Os 3 primeiros pilotos da B01 vão para a B02 e vice-versa. Desta forma a mistura fica mais sutil mas ao longo do campeonato tudo vai se misturando do mesmo jeito, além do mais é mais fácil de compor os grids.

    ResponderExcluir
  2. Existe um buraco em nosso regulamento e devemos definir (está certo o Lukaz, não devemos tratar desses assuntos no dia da corrida). Concordo com a proposta do Lukaz e deve ser aplicado já na próxima corrida, vejo com coerência pois retrata a situação a cada corrida. Não podemos ficar a mercê de faltas e comprometer uma das baterias (como exemplo uma corre com 8 e a outra com 4), a quantidade de corredores tem que ser igual. Deve ser dado um ultimato para as equipes faltantes, permitindo troca e até novos participantes, sem prejuízo para a competição.

    ResponderExcluir
  3. Correr com apenas seis é coisa de criança, a corrida fica MUITO monótona... risos... Com a confirmação dos Les Manos, já não teremos este problema, embora eu quisesse correr com 10 (em cada bateria).

    Creio que fechemos com 14. A proposta do Lucas está boa. Mantém a bateria 01 com os primeiros colocados e a 02 com os últimos, equilibrando (em teoria) o campeonato, mais do que trocar os primeiros colocados na baterias sem inverter o grid.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Lucas e com o Douglas....(Não quero escrever muito) Estou sem tempo...rs

    ResponderExcluir
  5. Adriano Oliveira - MKT disse...

    Realmente uma proposta interessante, e como bem disse o Edson, tem que estar tudo pre-definido antes da corrida acontecer, se for necessario alguma mudança seria somente para a 3 etapa em diante, e naum discutir na hora...

    ResponderExcluir