segunda-feira, 8 de abril de 2013


Aos Amantes do Kart

Convido a todos a assistirem o vídeo do link abaixo, que mostra a prova do Brasileiro de Kart feito em Campo Grande.

Não sei qual será a reação de cada um, mas nesta carta gostaria de expressar a minha.  Sei que alguns podem se sentir ofendidos, outros podem até acham que quero me promover, garanto que o meu intuito com isso é desabafar e criar um ponta de esperança em cada um.
Aos que não me conhecem  meu nome é João Marcelo, corro de kart a 02 anos pela categoria Super F4 gasolina, faço parte da Associação Fórmula Kart Pantanal – AFKP, onde junto com outros amigos organizamos dois campeonatos amadores com 20 etapas e 40 pilotos ao todo no nosso querido Kartódromo.
Falo querido Kartódromo, pois é isso que ele significa para mim, pois é nele onde passo grande parte do tempo nos meus finais de semana e nele que aprendi realmente a andar de kart, por que apesar de já ter andando na Granja Viana, Velopark e outros, eu só me sinto em casa no Kartódromo Ayton Senna, aquele mesmo escondido no meio da Moreninhas.
Hoje quem vai lá seja pilotos, mecânicos e o público em geral só coloca defeitos, o que mais ouvimos e confesso que eu mesmo já falei muito dessas frases são:
“Isso aqui está caindo aos pedaços, está tudo velho, a pista não presta, a grama está alta e etc etc etc”
Ok , não podemos tampar o sol com a peneira e falar que não é verdade, mas até quando nós pilotos, mecânicos e FAMS vamos continuar a reclamar, culpar uns aos outros e continuarmos a não fazer nada. Eu sei que as dificuldades são muitas, os custos são altos e etc, etc, etc, mas será que se TODOS não fizerem um pouquinho e tratarmos o Kartódromo como seu fosse da gente, (pois ele é), não poderíamos aos poucos melhorando e quem sabe um dia chegar a ter o Kartódromo como o do filme que enviei.
Muitos podem esta ser perguntando, o que está escrito está bonito, mas e daí o que podemos fazer e o que você esta fazendo?.
Eu e meu companheiro de box, Lucas Neto,  começamos um movimento que gostaríamos que se alastrasse por todo Kartódromo, pintamos o nosso box, por dentro e por fora, inclusive a marquise e a parede do pódio e estou estimulando ao meus amigos a pintarem também, se cada um fizer isso (claro que do seu estilo), teríamos a área do box e do padocck toda renovada, o que já daria um outra imagem.
A nossa Associação a AFKP, utiliza o Kartódromo pelo menos 02 vezes ao mês, e muitos associados reclamam da deficiência na infra estrutura, então decidimos que invés de reclamar nós vamos melhorando aos pouquinhos no que der, e nesse pensamento já providenciámos  10 jogos de mesas, 40 cadeiras e  um freezer, que doamos para uso exclusivo no padocck nos dias de corrida. Decidimos também arrumar as portas dos banheiros do padocck, instalar novas saboneteiras e papeleiras, colocar quadros de aviso com as datas de corridas, classificados e outras informações sobre o kart . Estamos fazendo isso para dar conforto ao público que vem assistir aos nossos campeonatos, visto que em nossa última corrida havia cerca de 60 pessoas. A idéia é a seguinte, todos nós queremos que mulheres, filhos e amigos, venham nos prestigiar em nossos corridas, mas muitos  se sentem por assim dizer envergonhados em chama-lós, pois não há cadeiras para sentar, os banheiros as portas não fecham, o bar fica localizado em baixo e não no padocck, então um piloto doou um freezer que não utliza mais, outros as mesas e assim estamos fazendo. Se você tem algo que seria útil no Kartodrómo e não utiliza mais em casa, traga-o.
Muitos devem estar pensando: mais tudo isso não é responsabilidade da FAM? Eu não pago a mensalidade para isso? Concordo, mas respondo essa pergunta com outra pergunta. Quantos de nós estamos pagando em dia a FAMS?  Se fizermos um breve levantamento, muitos pilotos e mecânicos, se utilizam no Kartódromo mas não pagam as taxas ou sempre atrasam o pagam, utilizando da desculpa que está tudo ruim e não compensa pagar. Oras se todos nós pensarmos assim aí que o negócio não anda mesmo
Nesse sentido já dei uma idéia para a FAMS, e que eles irão discutir na próxima reunião do conselho, e consiste em nós pilotos nós unirmos, independente da categoria ou afinidade pessoal, e formarmos um condômino em que elegeríamos um Síndico do Kartódromo, (o processo semelhante ao um condomínio residencial), estabeleceríamos as regras do Kartódromo, o valor mensal da contribuição, o que daria direito ao uso de box e da pista. O montante recolhido cobriria todas as despesas do Kartódromo e o que sobrasse seria investido em melhorias definidos pela maioria. Cada piloto receberia um boleto mensal com a descrição das receitas e despesas, para que todo processo seja transparente.
Essa é um idéia minha, se alguém tiver melhora sugira, mas o ponto principal dessa idéia e unirmos os pilotos (independente das diferenças dentro da pista) e FAMS, acabar com essa “Guerra Fria”, e ambos os lados trabalharem para o bem do kart, pois o bom resultado dessa união será um kartódromo modernizado e organizado, o que atrai mais pilotos, o que para nós pilotos significa grids maiores e mais emocionante e para FAMS representa mais pilotos se filiando, consequente mais receitas e maior poder de barganha com possíveis patrocinadores e órgãos públicos.
Se você gostou dessa idéia, por gentileza responda esse email com as sua considerações e passa para o piloto do seu ciclo de amizade, seja ele profissional ou amados, e sugiro nós reunirmos informalmente (talvez um churrasco no próprio kartódromo), para botarmos as idéias no papel e darmos início ao sonho que tenho certeza que é o de todos, de termos o Kartódromo como visto no filme.
As amigos da FAMS, Terra, Neuza e João, deixo claro que o meu desejo com essa carta é somente trazer benefícios ao kart, desculpe se algo que tenha dito nesta carta possa ter ofendido ou incomodado, reitero que a finalidade não é essa, e vocês sabem o quanto venho batalhando pelo kart e defendo a FAMS durante esse 02 anos. 
E deixo claro que a decisão de escrever essa carta foi somente minha, sem nenhuma responsabilidade dos meus amigos e da AFKP.

Não vamos deixar o Kartodromo acabar!!!

Campo Grande, 08 de abril de 2013

João Marcelo da Cunha
KART 05

4 comentários:

  1. João acho válida a sua ideia, se cada um ajudar com o que pode fica fácil e todos saem ganhando.

    Rafael Leites.

    ResponderExcluir
  2. João,
    Concordo com você em todos os aspectos, eu e o Elio Fontoura já começamos a pintar o nosso box e me coloco a disposição para ajudar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. João Marcelo...
    Tudo o que você disse foi com razão, mas como nem Cristo agradou a todos vai ter um que vai descordar em algum ponto.
    Um pequeno problema que vejo hoje e que deixa o Kartódromo com cara de abandonado as vezes é a grama, por estar em um período muito chuvoso ela cresce rápida demais, mas podemos conversar entre todos e se cada levar um carrinho de mão se precisar, rastelo, cortador de grama ou amigo que tenha ou conheça um, é um problema que será resolvido em no máximo 3 horas e sem custo. Apenas do Churrasco que terá que realizar após. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. João, Parabéns.....

    Eu Eduardo só participei de uma prova da AFKP, minha familia toda estava lá, fizeram todos esses comentários a respeito do Kartodromo.
    Meu pai em 1994 me levou para assistiver algumas provas no Kartodromo e era bem conservado e bonito...

    Já falei e volto a falar, estou disposto a ajudar, sei que tem muita coisa a ser feita..

    Eduardo 8418 7115

    ResponderExcluir