terça-feira, 1 de abril de 2008

Campeonato 2009 - Organização

Atualização em 19/12/2008: seguem em vermelho as decisões tomadas na reunião de ontem, com a presença dos seguintes pilotos:

- Deivis Monteiro, Douglas Andrade, Edson Barbosa, Elio Fontoura, Lucas Neto, Rodrigo Gomes, e Rodrigo Ribeiro

Depois colocaremos um artigo exclusivo somente com as definições do campeonato 2009.

Artigo original:

Pessoal, o objetivo desta página é organizarmos o campeonato 2009. Por favor coloquem seus comentários e sugestões neste artigo, para conhecermos a opinião de todos e podermos definir isto de uma forma mais fácil.


Seguem algumas:

1 - Calendário

- Aprovado por unanimidade, com início em 11/01/08

1.1 - Concordo com a proposta do Edson (17 corridas - para ler o artigo completo clique aqui), pois ficamos no equilíbrio entre uma por mês (12 no total - que alguns acham que é pouco) e duas corrida por mês (24 - que eu acho que é muito)

2 - Equipes

- Mantidas as equipes da FKP 2008
- As novas duplas já entram com suas equipes formadas. Desta forma, temos:

Dupla Pilotos (FKP 2008 / 2009)

Deivis e Douglas Racing (DDR) - Deivis Monteiro e Douglas Andrade
E2 Motors (E2) - Elio Fontoura e Rodrigo Ribeiro
Carga Pesada Motorsport (CPM) - Lucas Neto e Rodrigo Gomes
Sem Nome Ainda - Edson Barbosa e Maycon Douglas

Dupla Pilotos (FKP 2009)

Buscapé - Leandro Fontoura e Elio Gomes
LesManos - Ivan Torres e Edson Torres
Sem Nome Ainda (A Missão) - Luca Facchin e Miguel Patroni
Sem Nome Ainda (O Retorno) - André Aguiar e Henrique Aguiar

2.1 - Sortear, dentre as equipes da FKP 2008 as novas duplas da seguinte forma:

2.1.1 - Separar um piloto de cada equipe em dois grupos
2.1.2 - Retirar de cada um dos grupos um piloto, formando assim a nova dupla, de 2009 que não seria nenhuma de 2008
2.1.3 - Este sorteio pode ser realizado dia 19/12 (na outra sexta), no aniversário da Tia Jura

2.2 - Novos participantes entrariam com suas equipes já formadas


3 - Baterias


- Duas, com oito pilotos cada
- Para a primeira corrida, definidas por sorteio (separando as duplas)

Bateria 1

Deivis Monteiro
Edson Barbosa
Henrique Aguiar
Ivan Torres
Leandro Fontoura
Luca Facchin
Lucas Neto
Rodrigo Ribeiro

Bateria 2

André Aguiar
Douglas Andrade
Edson Torres
Elio Fontoura
Elio Gomes
Maycon Douglas
Miguel Patroni
Rodrigo Gomes


- Para as próximas baterias, verificar o item 4 - Tomada de Tempo

3.1 - Como já temos 10 pilotos confirmados, com grandes possibilidades de aumentar para até 16 (pessoas interessadas mas que não confirmaram ainda), podemos:

3.2 - Deixar uma bateria com 10 (se mantido o número de pilotos confirmados), sem kart reserva

3.3 - Dividir em duas baterias os pilotos por equipes, através de sorteio. Ou seja:
- um piloto da equipe A fica na bateria 1 e outro na bateria 2

3.4 - Em caso de número ímpar de inscritos, fazemos um sorteio para definir em qual bateria este piloto fica ou

3.5 - A cada corrida ele disputa em uma bateria. A primeira na 1, a segunda na 2, etc...

4 - Tomada de Tempo

- Primeira corrida: tomada de tempo

Demais corridas (até a décima sexta - 16):

- Melhor volta do piloto na última corrida será o critério
- As quatro melhores voltas, independente da bateria, serão agrupados na Bateria 1 (1º ao 4º - Bateria 1)
- Da quinta à oitava melhores voltas, serão agrupados na Bateria 2 (5º ao 8º Bateria 2)
- Da nona à décima sexta volta, serão agrupados em sequência: 9º - Bateria 1, 10º na Bateria 2, etc...
- Não haverá separação por equipes nas baterias
- Caso haja empate, será considerada a melhor posição do piloto na corrida anterior, e assim sucessivamente até desempatar
- A escolha dos karts será a mesma do grid de largada em cada bateria

4.1 - Na primeira corrida, fazemos a tomada de tempo normalmente. Os pilotos escolhem seus carros em uma ordem por sorteio em cada bateria

4.2 - A partir da segunda corrida, retiramos a tomada de tempo, apenas invertendo o grid da última prova, deixando uns 2 minutos de voltas livres para cada um sentir o kart (como acelera, freia, retoma, etc.). A ordem de escolha dos karts é de acordo com o grid inverso da última corrida também. Exemplo para baterias com 8 pilotos:

- Resultado da primeira prova: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
- Escolha dos karts e largada na segunda prova: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1

O objetivo é deixar o campeonato mais difícil, emocionante e equilibrado, permitindo com que alguém que tenha ido mal em alguma prova possa se recuperar já na próxima, dependendo de si e do kart que ele vai escolher...

5 - Pontuação

- Alterada:

1º - 10
2º - 07
3º - 05
4º - 03
5º - 02
6º - 01


5.1 - Pilotos: mantermos como está (1º-10, 2º-7, 3º-5, 4º-4, 5º-3, 6º-2, 7º-1)

5.2 - Equipes: manter, somando o que cada piloto da equipe conseguiu em sua bateria

5.3 - Pilotos sem equipes não participam do campeonato de equipes... risos...

5.4 - Caso o número de mulheres seja alto, podemos realizar uma classificação separada, mantendo-as nas baterias e classificações normais, com os mesmos critérios aqui apresentados

6 - Classificação do Campeonato

- Classificação Geral única, sem separar por baterias

Critérios de Desempate:

- Número de vitórias
- Melhores posições (2º, 3º lugares e assim sucessivamente), em caso de empate no primeiro critério



6.1 - Os pilotos serão classificadas separadamente em suas baterias, pelo número de pontos

6.2 - Haverá uma classificação geral do campeonato, mesclando as duas baterias

6.3 - As equipes serão classificadas com a soma de pontos dos seus pilotos

6.4 - Em caso de empate, seja na classificação geral ou por baterias, seja de pilotos ou equipes o critério de desempate será:

- Número de vitórias

- Melhores posições (2º, 3º lugares e assim sucessivamente), em caso de empate no primeiro critério

7 - Título

- Na última corrida (décima sétima - 17ª) será mesclada a Classificação Geral
- Baterias: 1º bateria 1, 2º bateria 2, 3º bateria 1, 4º bateria 2, etc... até o final
- Grid de largada: média dos melhores tempos do ano dividido por 16. Caso o piloto falte em alguma corrida, seu melhor tempo será de 50 segundos
- Ao final, somam-se os pontos da última corrida e classificam-se os pilotos para finalizar o campeonato

Critérios de Desempate:

- Número de vitórias
- Melhores posições (2º, 3º, 4º, etc...) até desempatar

Existem algumas formas de definirmos o campeão de pilotos e equipes, aí vão algumas delas:

7.1 - Pontos corridos: ao final de todas as etapas, vence o que obtiver o maior número de pontos nas duas baterias, utilizando como critério de desempate o item 6.4

- Esta forma poderia ser problemática se as baterias não estiverem bem equilibradas

7.2 - Bateria Final: após um número de corridas, classificariam-se os 5 melhores de cada bateria, e disputariam três corridas até o fim do campeonato, sem zerar o número de pontos de ninguém. Os demais pilotos formariam outra bateria, até o final, para obterem melhor classificação no campeonato, e mantendo a competição de equipes

- Esta forma pode ser mais justa com quem foi mais regular, mas pode causar desconforto a quem não for classificado, desestimulando o campeonato de equipes

8 – Horário das Corridas

8.1 – Horário Fixos para o local: 18:30 (abertura das fichas das baterias e pagamento)

9 – Comemoração 2009

9.1 – 10/01/09 – Sábado (local a definir)

10 – Inverter o traçado

10.1 – Primeira corrida invertida, segunda não, e assim sucessivamente...


Creio que seja "só" isso. Contamos com a participação de todos para fecharmos isto antes da primeira etapa, e para que também não seja alterado depois de publicada a sua versão definitiva.

12 comentários:

  1. Douglas, eu concordo com a organização desta forma...

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  2. Vamos lá.

    EQUIPES
    Eu proponho 2 opções para todos os atuais pilotos.
    1 - Manter a equipe atual.
    2 - Ir pra sorteio.

    O sorteio aberto, com TODOS os participantes confirmados, tantos os novos pilotos como os antigos. Os pilotos que já correm, pegam aleatoriamente (vulgo tirar no papelzinho) um dos novos participantes e assim, forma-se as novas equipes.

    BATERIAS
    Duas baterias, com as equipes escolhendo qual piloto corre na primeira e qual corre na segunda. No caso de piloto sem equipe, ele sorteia em qual bateria ele corre.

    TOMADA DE TEMPO
    Sempre, sempre, sempre. Pole não vale pontos, mas é uma parte bacana da corrida.

    PONTUAÇÃO
    Já que o número máximo de pilotos que teremos na pista em cada bateria deve ser 8 (com as equipes divididas), só pontuam os 6 primeiros.
    1- 10
    2- 07
    3- 05
    4- 03
    5- 02
    6- 01

    TÍTULO
    Eu acho que só o desempate pelas posições já basta. Separar os cinco primeiros de cada bateria faria várias equipes perderam pontos no campeonato de equipes.

    -x-

    Bom, é isso. Acho que você está complicando demais as coisas Douglas. O campeonato desse ano foi disputado pra caramba, não precisa mudar tanta coisa.

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  3. Eu coconcordo com todos os critérios colocados pelo Douglas, acho que não está complicado não, pelo contrário, a intenção é deixar mais competitivo. Mas seguem minhas observações:

    1. Calendário
    Para mim está perfeito.

    2. Equipes
    Acho que as duplas que vem de fora tipo dois irmãos que nem conhecem todo o pessoal, acho que não tem sentido participarem do sorteio, já vem com equipe formada.
    Para nós acho que deveríamos sortear, porque somos todos amigos e independente de quem sair fica legal e também pela questão das baterias que falo mais adiante.

    3. Baterias
    Acho que é isso mesmo, temos que dividir. Tem um amigo meu que vai participar com o irmão dele. Aí que entra a questão do sorteio das duplas, para que exista uma divisão aleatória e sorteada para nós. Por isso tbm acho importante que seja no sorteio as duplas. Agora nada contra deixar todos os papeis misturados se sair alguma dupla repetida saiu!

    4.Tomada de tempo
    Eu relutei um pouco para aceitar a questão de grid invertido, mas cheguei a seguinte conclusão: o campeonato vai ficar muito disputado, sabendo que muitas vezes podemos pegar karts muito mais lento que os outros e isso pode te ferrar uma, duas, três ou mais corridas nossas muitas vezes fazendo com que percamos pelo azar e não pela competência. Neste caso, se for azarado 2 vezes na próxima irá largar bem e terá que ser bom para se segurar na ponta. E se você é bom ganhará posições no grid para pontuar, mesmo largando em último. Acho que vai ficar muito interessante isso.

    5. Pontuação
    Acho que podemos acatar a sugestão do Lucas, mas vamos definir melhor quando fecharmos todos os pilotos.

    6. Classificação
    Para mim está OK.

    7. Título
    Essa é uma questão que me causou um pouco de duvidas também, mas acho que a melhor é a soma geral de pontos sem as ultimas 3 bateriais diferenciadas. Por isso bolei o seguinte:

    7.1 (sem alteração) - Pontos corridos: ao final de todas as etapas, vence o que obtiver o maior número de pontos nas duas baterias, utilizando como critério de desempate o item 6.4

    7.2 - O vencedor da etapa troca de lugar com seu companheiro de equipe e corre na outra bateria na próxima corrida. (Isso pode tornar muito interessante, até porque o vencedor necessáriamente pode não largar em último na próxima corrida, além das baterias irem se mesclando e incentivar o espirito de equipe). Então fica assim, como o exemplo:
    Classificação final da bateria 1: João(Eq.1), Pedro(Eq.3), Paulo(Eq.4) e José(Eq.2).

    Classificação final da bateria 2: Tereza(Eq.2), Carla(Eq.1), Paula(Eq.4) e Maria(Eq.2).

    Agora é só pegar a classificação final e fazer a troca de lugar:

    bateria 1:
    Carla(Eq.1), Pedro(Eq.3), Paulo(Eq.4) e Tereza(Eq.2).

    bateria 2:
    José(Eq.2), João(Eq.1), Paula(Eq.4) e Maria(Eq.2).

    Agora é inverter o grid após a troca.

    Grid bateria 1 proxima corrida:
    Tereza(Eq.2), Paulo(Eq.4), Pedro(Eq.3) e Carla(Eq.1).

    Grid bateria 2 proxima corrida:
    Maria(Eq.2), Paula(Eq.4), João(Eq.1) e José(Eq.2).

    Isso faz com que as baterias se mesclem de uma forma muito interessante.

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  4. Senhores, segue minhas ponderações...

    2 - Equipes: Após as inscrições fazer o sorteio para todos.

    4.1 - Tomada de Tempo (Somente na primeira corrida) as demais serão na ordem inversa. Lukas, concordo com você quando diz da emoção da tomada de tempo para definir a posição de largada. Mas o grid invertido trará novas emoções.

    4.2 - Tendo em vista o grid em ordem inversa os karts serão definidos por sorteio.

    5.1 - Pontuação: (1º-10, 2º-7, 3º-5, 4º-3, 5º-2, 6º-1)

    7.2 - Considerando os pontos corridos no meio do campeonato realizaremos um realinhamento de baterias para equilibra-las. Dia 28/06 realinhamento de baterias, nesta corrida toma-se tempo para definição do grid e nas proximas oito corridas volta a ter o grid invertido.

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  5. 1 - Calendário

    - Concordo com a proposta de 17 corridas no ano

    2 - Equipes

    - Concordo com Lucas.
    Devemos realizar uma votação para sabermos se todos concordam em manter as equipes anteriores ou fazer o sorteio das novas equipes. Deixar o pessoal novo entrar com a equipe formada.

    3 - Baterias

    - Gostei da idéia do Elinho, mas acho que poderia ser mais legal assim, como já temos experiência de um ano de corrida, montaríamos uma bateria de pilotos experientes e outra bateria para pilotos inexperientes, assim quando chegar no final do ano e retirarmos os 5 melhores de cada bateria todos teriam chance de ganhar, assim poderia zerar os pontos dos 5 melhores das baterias para iniciar a disputa das primeiras posições, mantendo os pontos “antigos” apenas para disputa entre equipes.


    4 - Tomada de Tempo

    - A primeira corrida seria no sorteio de Kart’s e dpois nas próximas seria da mesma forma que estávamos fazendo no Primeiro campeonato, o 1º é o último a pegar o Kart na próxima corrida.

    5 - Pontuação

    - Concordo com o Lucas.

    6 - Classificação do Campeonato

    - Item 3.

    7 - Título

    - Pontos corridos

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  6. vou precisar de uma ajuda de um consultar para opinar! huhuhauhua
    sério, depois com mais tempo eu comento.

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  7. Seguinte, meu pai, Elio G. Barbosa, deu uma sugestão que eu particularmente gostei muito e acho que é muito válida.

    Para que ocorra uma mescla nas baterias e fique tudo muito competitivo poderíamos fazer assim:

    1 - Duas baterias, número iguais de participantes, para a primeira corrida poderia ser dividida por sorteio, cada membro da equipe em uma bateria.

    2 - Se fecharmos em 8 cada bateria, os 4 primeiros de cada bateria mudam de bateria para a próxima corrida, respeitando o grid invertido. Se fecharmos em 7 cada bateria pode ser os 3 primeiros.

    Simples assim. Refleti bastante sobre isso acho que ficaria muito competitivo e como as equipes acabam se misturando nas baterias evita o favorecimento, hora pode ser bom, hora pode não ser, ou seja pode ser que os membros corram na mesma bateria ou não. Assim o campeonato parece não fica dividido pois na verdade todos estão correndo juntos.

    O que acham.

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  8. Ouquei, eu não sou totalmente contra nenhuma das propostas do Douglas (nem mesmo do grid invertido), mas queria insistir mais um pouco na questão das equipes, por que acho que vocês estão deixando passar uma coisa importante.

    Sendo sincero, por mim não mudaríamos em nada as 3 equipes completas da FKP. Isso seria bacana por que daria uma coisa a mais para a história da FKP, criando tradição para cada dupla. Poxa, imagina só que coisa foda se a DDR ganhasse ano que vem em cima da E2 com pouca diferença? Ou a CPM virasse a mesa em cima das duas e levasse o caneco? Ou a própria E2 sendo bicampeã. Seria, com certeza, muito mais emocionante que uma outra equipe recém formada ganhando pela primeira vez.

    Outro ponto é que com essa vida mais longa, o pessoal vai se incentivar mais para os anos seguintes, dentro e fora das pistas, por que sabe que no final do ano não vai ser separado. Vai ter mais entrosamento. E ainda podemos criar camisetas, adesivos, etc. Criamos um vínculo das pessoas com a equipe em questão.

    Dividindo as duplas no começo de cada campeonato, parece mais um "Campeonato de Duplas Aleatórias" do que um Campeonato de Equipes. E mesmo que os nomes fiquem os mesmos, não vai ser a mesma coisa se os pilotos todos estiverem trocados.

    Então eu digo que quem quiser mudar de dupla, beleza. Entra num sorteio e os pilotos são trocados. Mas quem quiser manter e tentar fazer um pouco mais de história com aquela dupla, fica como está.

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  9. 1-Calendario
    Concordo com o calendario proposto, mesmo achando ser mtas corridas
    vamos ver até qnd vai essa animação. hehehe

    2- Equipes
    Estou com o Lukaz tbm, quem quiser manter, mantém.. quem não quiser vai
    tudo pra sorteio. E como o Elinho disse, se é sorteio, deixe com a sorte então, sem manobras
    para repetição, ah não ser que uma dupla fica claramente superior as outras,
    esteja dificil de supera-la e com o apoio unanime dos pilotos essa equipe não poderá
    se repetir novamente.

    3-Baterias
    Concordo com o Lukaz, acho que deve ser escolhido pela equipe,
    nem tudo pode deixar com a sorte.Acho q deveriamos escolher e assim
    criar alguma estratégia para apimentar a disputa.

    4- Tomada de Tempo
    Concordo com o Lukaz dinovo novamente mais uma vez, não podemos deixar tudo na sorte
    para equilibrar o campeonato. O grid de largada tem q ser merecido/conquistado.
    Concordo com qualquer manobra para equilibrar o campeonato, desde que não deixe
    a habilidade de lado.
    Acho que ao longo de post, ja existe varias medidas para equilibrar o campeonato,
    e que pelo menos a tomada de tempo deva manter.

    5 - Pontuação
    acho q não tem segredo.

    6 - No caso, ganharia o piloto que tiver a maior soma do compeonato. Simples, e os critérios
    de desempate, o que o Douglas propos.(Indiferente da equipe, indiferente da bateria)

    7 - Titulo
    Ponto corrido, o piloto que mais pontuar, ganha! Pra que dificultar? A equipe que obtiver a maior
    soma de pontuação de ambos os pilotos tbm.

    Bom pra mim é isso.

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  10. Só pra registrar, quero sugerir o oitavo ponto:

    8 - Horário das Corridas

    8.1 - Fixar o horário da primeira e segunda baterias, com cinco minutos de tolerância cada, uma iniciando logo após a outra

    Objetivo: organizar os pilotos (imaginem 14 pessoas, cada uma chegando no horário que quiser...) e reservar a pista, pois há dias de eventos fechados no local da prova

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  11. Atenção pilotos! Regras definidas para o campeonato 2009!

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