segunda-feira, 16 de novembro de 2009

FKP no kartódromo de Campo Grande!!!

FKP - Kartódromo Campo Grande
Colocaremos em outros artigos as fotos e o vídeo de nossa visita!

Conforme combinado no artigo anterior, alguns pilotos da FKP (Artur e André Licks, Deivis Monteiro, Douglas Andrade, Edson Barbosa e Edson Rodrigo e Rodrigo Gomes) foram neste final de semana ao kartódromo de Campo Grande, para ver e experimentar o aluguel de karts naquele local, nosso [mais barato] sonho de consumo…

Chegamos lá e conversamos com o Fábio, um dos responsáveis pela MS Kart Rental, que comprou 12 karts novos e os disponibilizou para o aluguel no local.

Apresentamos a FKP à ele, e a nossa intenção de mudarmos nosso campeonato para o kartódromo em 2010. Segundo Fábio, a empresa quer aumentar o interesse de pessoas comuns pelo automobilismo, com o objetivo de incentivar esta prática no estado. Inclusive, a idéia é que exista a participação dos karts alugados (por qualquer pessoa) participarem de baterias exclusivas do campeonato estadual de kart.

Fabio ainda comentou a intenção de recapearem toda a pista (o que deixaria o local fechado no mês de dezembro) e a colocação de postes de iluminação para corridas a noite.

Outro ponto que conversamos foi sobre pesos: os karts dali permitem a colocação de lastros, para equiparar os pilotos ao mais pesado, e pode ser que estes pesos sejam adquiridos ainda em dezembro.


Enquanto aguardávamos a nossa vez, observamos um teste com um kart profissional, realizado pelo mecânico de Fábio – que também é piloto de kart. A velocidade, barulho e força do “brinquedo” são impressionantes… confiram no vídeo posteriormente.

Logo depois algumas baterias nos mostravam que a “brincadeira” ali é séria. Assistimos duas ou três corridas antes da nossa, e podemos perceber que a velocidade e a força destes karts seriam muito maiores que o que estamos acostumados. Pela quase tripla potência do motor (13 hp ao invés dos 5.5 hp que estamos acostumados), e por se tratar de uma pista profissional, segurar o kart daria muito mais trabalho… e deu. Já nestas corridas que vimos, alguns pilotos foram passear na grama, levantando poeira… e na descida da chicane (ou S), muitos praticamente colavam nos pneus, sendo que um dos pilotos fez uma das zebras em duas rodas (vejam também no vídeo).

Debaixo de um calor de 32 graus, lá fomos nós para o teste. Cada um com seu próprio capacete, alguns com suas luvas e balaclavas personalizadas, mas no local estes equipamentos estão disponíveis para os pilotos. Inclusive alguns correram de bermuda… nada de obrigatoriedade de macacão.

A primeira impressão do kart é que ele é um pouco maior, para receber o motor. Fora isso, e o por estarem novíssimos (a estréia do local foi em 31/10), nada muito diferente do que estamos acostumados. Inclusive, regulagem nos bancos (fique tranquilo Lucas, pilotos muito mais altos que você correram lá neste dia) em quatro posições diferentes.

Aguardamos um pouco a troca de um pneu furado em um dos karts e fomos para a tomada de tempo. Além dos pilotos da FKP, mais três pilotos participaram da nossa bateria, em um total de 10.

Motor ligado, na tradicional cordinha… saímos em direção à pista… na primeira acelerada, costas coladas no banco, um tranco em uma resposta rápida do motor… quanta diferença! O freio responde rápido, o volante de três raios, bem maior que o do kart indoor, auxilia também o braço do piloto em qualquer situação.

Já nas primeiras curvas, sobe poeira e entra grama na pista… alguns pilotos foram passear fora dela. Tento aprender o circuito e segurar o kart, segurando um pouco a pisada no acelerador, usando muito mais o freio que de costume no indoor… logo apos a curva da subida a esquerda, entramos na curva já em descida pro retao da bandeirada… e logo após o S, que os mais experientes já faziam usando as zebras… pé embaixo até o final do retao, e a certeza: o kart anda MUITO mais que o indoor, sem comparação… segundo o anúncio, atingem 90 km/h!

Agora haja coluna… o estado da pista não é dos melhores (pelo menos comparado a um asfalto novo da cidade ou a pista do indoor). O kart trepida, chacoalha, e nas curvas internas, mais curtas… retorcem o piloto e seus braços. O condicionamento físico, é mais que essencial para aguentar o tranco.

Arrisquei algumas subidas nas zebras, mas qualquer descuido, o kart tende a sair da pista… tiro o pé e vamos para o alinhamento, em que já esperava a largada nas ultimas posições.

Novamente os Licks não fizeram feio, e na pole saiu André, seguido por Artur. Não me recordo mais as ordens de saída, o Edson Barbosa foi o sexto (coloquem nos comentários) e eu larguei em penúltimo.

Na largada, que é dada com a bandeira vermelha, pé embaixo, aguardando a primeira curva. Passei um dos pilotos no inicio, e na frente as posições se alternavam.

Logo fui ultrapassado por um dos pilotos, e via que as ultrapassagens ocorriam em vários pontos da pista, uma das coisas mais difíceis de acontecer no indoor.

Deivis Monteiro ficou parado na pista apos o cabo do acelerador arrebentar, e trocou de kart, levando
algumas voltas do pessoal.

A corrida foi passando, os karts se espalhando, comecei a tomar voltas… e em uma das curvas, estava lá André Licks, ao contrario da pista, esperando todo mundo passar… risos… ele escapou em uma das curvas e não teve jeito! Em outro ponto, o Edson Barbosa encostou, dei sinal e ele passou a esquerda… logo depois, lá estava ele arrumando o banco para continuar a volta.

Não sei se foi intensa concentração na pista ou no kart, mas não via, e principalmente não ouvia os outros pilotos se aproximarem, e como era retardatário, ficava cuidando quem vinha, já que eu estava rodando com tempos bem altos. Tanto que minha “menos pior volta” foi na segunda que dei na corrida! Espero que não precise, mas se os karts tivessem retrovisores, ajudariam muito!

Treze minutos pareceram uma eternidade para os meus braços, e fiquei aliviado ao ver subir a placa de última volta. Logo em seguida encostamos, a maioria exaustos. O calor e o desgaste não foram poucos.
O grid final terminou assim, com 16 voltas:
Posição
Piloto
Melhor Volta
1
André B.
46.120
2
Artur Licks
45.890
3
Edson Rodrigo
46.820
4
Daniel
46.730
5
Edson Gomes
47.580
6
André Licks
46.220
7
Rodrigo Gomes
48.870
8

48.870
9
Douglas Andrade
49.970
10
Deivis Monteiro
46.450

Se o percurso for mesmo de 930 metros, só de corrida foram 14.88 km, fora a tomada de tempo… que em uma estimativa da 18.33 km de prova!

Gostaria de registrar aqui o apoio financeiro dos demais pilotos a este que vos fala, que não teria como participar e contar com maiores detalhes esta aventura se não fosse por eles.

Bom, acho que é “só isso”… foi uma ótima experiência, e creio que temos muito o que aprender e melhorar correndo no kartódromo, aonde ha, mesmo que longe das grandes categorias, a grande sensação de ser um PILOTO!

Mais informações e reservas:
9955-9191 - Fabio
Custo: R$ 50 por 15 minutos de prova (3 de tomada e 12 de corrida). Ainda não estão trabalhando com cartões de credito / débito, mas creio que o farão assim que possível…

7 comentários:

  1. André,fiquei sabendo que vc esta querendo ir nesse fds novamente com uns amigos seus, caso vá mesmo me liga que eu to querendo ir.. nao pudi ir nesse fds pq tinha aula.. mais se for mesmo eu quero ir tbm abrass

    ResponderExcluir
  2. Email recebido do Fabio:

    NESTE FINAL DE SEMANA O MS KART RENTAL ESTARÁ ABERTO 6ª FEIRA ( 15 AS 19H) E DOMINGO ( 16 AS 19H).

    NO DOMINGO ESPECIALMENTE SERÁ ABERTO LOGO APÓS A REALIZAÇAO DA 5ª ETAPA DO CAMPEONATO ESTADUAL DE KART. SÁBADO NAO ABRIREMOS POIS A PISTA ESTARÁ ABERTA SOMENTE PARA PILOTOS INSCRITOS NO ESTADUAL.

    RESERVAS : 9955-9191

    ABRACOS,

    Fabio Di Cola
    MS KART RENTAL

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando, sugiro que vocês dêem um pulo lá domingo, 18:30... não precisa ir todo mundo, só os Licks e o Áureo!!!

    ResponderExcluir
  4. AUuahuahauh Valeu ai Douglas. Realmente, não voltamos no domingo lá, não conseguimos chamar todos o pessoal que iria conosco. E no domingo as minhas costas estavam me matando! Muito boa a experiencia, a sensação de velocidade é incrível, e o medo das curvas maiores ainda hehehehe. Tirando o duelo que eu e o Edson tivemos com o banco sanfona (toda vez que entrava na reta acelerando, se o kart pulava o banco escorregava lá para o fundo e tinha que puxar ele no braço de volta) a corrida foi muito boa. EU corri de bermuda, não tive problemas, só depois que cheguei em casa as pernas estavam cheias de terra e o unico problema que eu tive foi que a camiseta (que eu não tinha prendido por dentro da bermuda) ficava subindo até a altura do peito e até chegou a vestir o banco do kart, e quando eu comecei a correr atrás do Deivis, a terra batia de um jeito bastante dolorido.

    ResponderExcluir
  5. O Jeito é ir na sexta-feira neh?
    hauhauhahua

    e no domingo 18:30 é muito tarde!! tem q ir antes pra ficar nas filas....

    ResponderExcluir
  6. Eu topo até no domingo na hora da corrida! Não to disputando com ninguém mesmo, então não vai me fazer muita falta.

    Quem topa na sexta?

    ResponderExcluir
  7. Sexta pra mim é impossível. Saio do trabalho às 18h. A não ser que alguém tenha um amigo médico que me arrume um atestado. Heheheheh!

    Agora vou explicar o que aconteceu comigo na corrida. Virado ao contrário na pista? O Douglas foi generoso! Eu tava virado ao contrário no mato!

    Logo na primeira curva após a largada, o intruso com mesmo nome que eu já quis me jogar pra fora da curva. Deixei ele passar sem resistir e mandei ele ir com Deus se quisesse se matar.

    Um pouco depois errei outra saída de curva, e o Artur e o Barbosa me passaram. Não tem espaço pra erros lá, os karts tem potência pra retomar fácil. Depois disso comecei a andar forte e recuperei a posição do Barbosa, mas não conseguia reduzir a distância do Artur. Resolvi acelerar mais forte, o que foi meu erro. Sai de uma curva acelerando muito cedo e meu kart foi pra cima da zebra, trepou em cima dela e virou um trem, a zebra era o trilho e o assoalho eram as rodas. Quando os pneus tocaram o chão de novo perdi a traseira totalmente pois o kart estava acelerado, o kart rabeou, atravessou a pista eu fui parar só na grama do outro lado. Meio atolado, meio solto, fiquei com medo de estragar o motor do kart forçando, então esperei o fiscal vir me resgatar heheheh.

    Mas confesso que gostei da rodada. Ter que controlar o pé no acelerador é mais um desafio! A tempos que esperava por essa chance!

    ResponderExcluir