quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FKP engatinhando... rumo à 2010!


Espanha faz polêmica corrida de bebês (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Pessoal, 5 meses atrás o Lucas postou um artigo sobre o futuro da FKP (leitura fortemente recomendada antes de continuar neste aqui!).

Parece que este "futuro" está vindo até nós. Foi aberta em Campo Grande a possibilidade de aluguéis de karts no kartódromo, onde alguns de nós tivemos  a oportunidade de dar algumas voltas em um circuito oficial.

Na nossa última etapa, alguns participantes da FKP comentaram (André Licks e Pauline), e hoje recebemos um email de um deles (Rafael Adachi), bem como resposta de outros (Edson Rodrigo) sobre o assunto:

Categoria dos Karts: 13 HP (os que corremos atualmente têm 5,5 HP)
Tempo de Corrida: 3 de tomada de tempo + 12 de corrida = 15 minutos

Custo:  R$ 50,00

Observações:

1 - Importante! A regra do kartódromo é que deve-se usar macacão anti-chama, luvas, sapatilhas e capacete
2 - Não há capacete e nem macacão para alugar, cada um leva o seu!

Para efeito de comparação de custo, Artur Licks informou: "Quanto ao preço que parece um pouco salgado, eu corri no kartódromo de Brasília, e lá eram os karts de 8 HP, 20 minutos, R$ 50,00 mais 4 reais da balaclava, que eles não emprestam, eu tive que comprar."


Neste sábado, os Edson's (2 - Rodrigo e Barbosa) vão fazer uma visita ao local e conversar com os proprietários. A nossa sugestão é levar uma proposta de alternarmos (ou dependendo, até mesmo migrarmos) o campeonato indoor (Speed Kart) da FKP com o outdoor (kartódromo). Atualmente temos no campeonato 17 etapas, com 15 pilotos ativos, que pode pesar na melhora da relação custo / tempo, tornando esta mudança viável para 2010.

O que acham? Combinaremos nos comentários o horário da visita. Dêem suas opiniões, participem. E depois da visita, atualizaremos o artigo com as novidades. Quem sabe não é a hora da FKP começar a engatinhar, já que vai para o seu terceiro ano de existência!

19 comentários:

  1. Uma coisa que eu gostaria de dizer é que comparando o indoor com o outdoor, seria algo como parar de brincar com hot wheels e comprar um autorama. A diferença é brutal, vocês não tem noção.

    Uma coisa que poderiamos negociar seria o tempo de corrida. Eu (particularmente) acho 15 minutos pouco (se 18 as vezes passam rápido, imaginem 12!), mas também não precisa de muito mais. 18 por mim já ficaria ótimo (3 de qualificação + 15 de corrida).

    Bom, talvez eu também vá no sábado. To doido pra pilotar um kart de verdade desde que eu fui impedido pelo meu tamanho!

    ResponderExcluir
  2. Senhores! Antes de pedirem por mais tempo, experimentem o kart. Eu tenho certeza que depois dos 15 minutos vai ter gente saindo de maca.
    Só algumas diferenças, potência 13 hp, velocidade máxima 90 km/h, o volante é mais pesado, existem curvas de alta velocidade no kartódromo (e essas você faz no braço e não no freio).

    Concordo com o Lucas que 15 minutos é pouco pra diversão, mas primeiro temos que testar nossas condições físicas.

    Se eu melhorar da estomatite, vou qualquer dia e qualquer horário. E quanto ao comentário do Artur, 8hp não é 13 hp. E o que ele andou em Brasília era indoor, esses que vamos andar é de kartódromo. Eu acho o preço justo.

    ResponderExcluir
  3. E quem já tá querendo comprar macacão depois dessa, a motomex (www.motomex.com.br) tá com promoção no Alpinestars KMX-7, a 570 reais. Não é dos mais baratos mas pela marca tá bom o preço.

    ResponderExcluir
  4. É vero!! Se no indoor com a pista lisa os braços já cansam imagine no asfalto a força.

    E outra, pelo pouco q conheço e se estiver errado alguem me corriga, os campeonatos são baterias de 15min, td bem q geralmente são duas....

    ResponderExcluir
  5. Bom, vamos começar a se acertar.

    Que horas no sábado? Será que vai precisar de macacão apenas para testar os karts ou uma blusa de manga comprida basta?

    ResponderExcluir
  6. Pessoal eu nunca duvidei que isso se tornaria sério e possível pra vocês. Estamos evoluindo, pra quem acompanha a FKP desde o seu começo, quando ainda na Ceará, quem diria hoje que temos a possibilidade de dirigir karts bons, dá até uma lezera pra quem ver os vídeos rodados naquela pista.
    Quando eu vi o folder destes aluguéis pensei comigo mesma, que somente seriam para aquele final de semana. Depois vendo o André comentar, que percebi que interpretei errado isso.
    Mas o importante é cautela. Seria interessante ver um campeonato com estes karts, como os pilotos são bons, ah e talvez o fator peso não seja tão ruim com estes carros, ao contrário daria mais estabilidade. (Acho eu).
    Bom para terminar, se é solicitado o uso de macacão é porque realmente é necessário. R$50,00 dói no bolso, mas daí daria para se adaptar uma corrida ao mês.
    Agora a filmagem ficaria muito prejudicada, pelo tamanho da pista.
    E se vcs já quase se matam naquela pista da Calógeras, imagina nessa.
    Mas é isso, o campeonato esta bom, disputadissimo, os regulamentos são adequados, o pessoal é comprometido. Tem tudo para dar certo.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. No Indoor MF.

    Eu corri no kartódromo que fica dentro do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Brasília. Mandei o link no email.

    ResponderExcluir
  8. Eu topo 14:00hrs da pra almoçar tranquilo e ir pra lá... agora o macacão é obrigatório...acho q uma galera correndo sem macacão nao vai da certo.. mais um ou outro chorando la eles devem deixar...rsss

    E complementando oq a Pauline disse em qualquer campeonato de Kart é estipulado um peso em que todos devem estar na mesma pesagem, ou seja para os mais leves adicionar lastros de pesos e igualar ao peso estipulado pela organização! Mesmo em karts melhores...

    ResponderExcluir
  9. Se tinha borracha em volta do kart é indoor!!

    ResponderExcluir
  10. O que eu quis dizer sobre o macacão é de sábado mesmo. Sei que pro campeonato rolar seria obrigatório, mas queria saber se eles liberavam para correr 1 vez sem.

    Em todo caso, já aviso que não vou poder ir no sábado.

    ResponderExcluir
  11. eae pessoal, que horas vamos?? fica as 14 mesmo?

    ResponderExcluir
  12. confirmado! 14:00 saímos de nossas respectivas casas, e nos encontramos lá!

    ResponderExcluir
  13. Tem mais de um falando isso... risos... e com certeza não sou eu!!!

    ResponderExcluir
  14. Aaaaaaaaaaaaaahhhhh... como foi? Correram? Quantos karts tem? Quais os pre'cos? Quando mudamos a categoria de lugar? CADE O POST CONTANDO COMO FOI?!?!

    ResponderExcluir
  15. Lucas, o preço é 50 mangos pra 12 min de corrida + 3 de classificação.
    12 karts no máximo.
    Ano que vem é FKP lá.
    Eu com certeza aproveitei tudo que tinha direito, sai de traseira, virei ao contrário no circuito, montei na zebra e virei passageiro do kart, rodei e fui parar no meio do mato.
    Ou seja, tem todo tipo de emoção! É uma maravlha correr lá! Sábado que vem vou levar uma turma de amigos pra conhecer também, se alguém quiser ir junto é só me avisar.

    ResponderExcluir
  16. Aos que não puderam participar, é indescritível a sensação só correndo para sentir, mas garanto que é adrenalina pura. Já na primeira volta tive a sensação de estar dentro de um liquidificador, você sente quando acelera e a pista irregular faz o kart pular para todos os lados te jogando naquele banco. Na primeira e segunda volta tive o privilégio de conhecer a grama rsrsrs, mesmo assim consegui o 6º tempo, tivemos três participantes que não eram da FKP. Já na largada consegui passar dois e ficar em 4º, o difícil foi manter essa posição rsrsrs, como meu banco tinha que ficar o máximo pra frente, tinha, pois a cada volta tive que puxar novamente pra frente, pois com os pulos o banco ia la pra tráz e na hora de frear, cadê que alcançava rsrrs, com isso tive duas batidas meio forte no Artur (desculpa ai ta). O traçado da pista é muito bom, permitindo alta velocidade, vários pontos de ultrapassagem e trechos difíceis. Os itens de segurança são indispensáveis, e recomendo caso nosso campeonato seja mudado pra la, uso obrigatório de protetor de costela, luvas e macacão. Que tal marcarmos uma corrida como parte da comemoração no final do campeonato?
    Abaixo alguns links (não são vocês Andre e Artur rsrsrs):
    http://www.ppk.com.br/produtos.asp?categoria=97&nome=RACEWEAR%20E%20ACESS%C3%93RIOS
    http://dfkart.com/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=1&codigo_subcategoria=11

    ResponderExcluir