quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nürburgring - O Inferno Verde

No começo dos anos 20, uma série de corridas eram relizadas em pequenas estradas nas Montanhas Eifel. Devido ao perigo que isso acarretava, logo elas foram consideradas impraticáveis. Para então continuar com as corridas e promover o turismo e a mão-de-obra local, foi proposto a construção de uma pista de corrida semelhante as utilizadas nas Targa Florio (um rali de enduro realizado nas montanhas da Sicília), para servir de vitrine para a engenharia e o talento alemão nas pistas. Então, em 1925, começam as obras. 2 anos depois, o inferno verde estava concluído.

Imaginem uma pista com 28,265km de extensão, cheias de curvas com inclinações, freiadas fortes, retas longas, curvas de baixa, média e alta, onde qualquer carro e qualquer piloto é testado ao extremo em todos os seus fatores. Essa era (e ainda é) a Nürburgring. Ela entrou oficialmente na tabela da Fórmula 1 em 1951, sendo vencida por Alberto Ascari, completando as 20 voltas em 3 horas e 23 minutos. A volta mais rápida ficou com o pentacampeão Fangio, fazendo os 28km em 9:55.8.

Entre 67 e 75, a pista ganhou várias pequenas modificações para melhorar a segurança dos pilotos. Em 76, o campeão Niki Lauda, única pessoa que conseguiu virar menos de 7 minutos (6:58,6), propôs para os outros pilotos que boicotassem a pista devido a falta de diversos itens de segurança, mas foi vencido nos votos. Ironicamente, Lauda bateu na segunda volta graças a um problema na suspensão traseira da sua Ferrari e com o tanque de combustível cheio, o carro pegou fogo e ele foi salvo pelos esforços combinados dos pilotos Arturo Merzario, Guy Edwards, Brett Lunger e Harald Ertl, que conseguiram tira-lo do carro. O acidente provou que as distâncias da pista eram muito longas para as ambulâncias e caminhões de bombeiros, mesmo com a ONS-Staffel sendo equipada com um Porsche 911 preparado como carro de resgate. Para a Formula 1, esse acidente representava o fim da velha Nürburgring.

Em 1984, o governo alemão resolveu construir uma pista menor chamada de GP-Strecke e para isso demoliu um dos trechos para aproveitar o espaço e novamente abrigar grandes competições, mas ficou claro que o charme não era igual, mesmo com a Fórmula 1 correndo por lá várias vezes. Porém, uma das partes da pista chamada de Nordschleife (Volta Norte), ainda continua em utilização por algumas categorias menores, com a mais destacada sendo as 24 horas de Nürburgring. Além disso, pagando uma pequena taxa (22 Euros), é possível para qualquer pessoa dar uma volta pela pista, o que cria um certo "hall da fama" para os carros e pilotos que conseguem tempos baixos.

Neste final de semana, a Fórmula 1 volta mais uma vez até o Castelo de Nürburg para uma corrida. Dessa vez, lembrem-se que ali do lado, na espreita, apenas esperando por mais algum desavisado imprudente, está o Inferno Verde. A pista mais dura, perigosa e exigente do mundo.

Mapas




Nürburgring no Google Maps

Melhores momentos do Grande Prêmio da Alemanha de 1975
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4 comentários:

  1. Rapaz, isso que é um artigo completo... demorou mas saiu hein Lucas, estilo do seu blog antigo! Excelente a matéria!

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  2. ja tinha ouvido fala!! mais agora eu sei do que se trata e posso cartear no papo da empresa no café da manhã sobre o circuito... hauhauhau

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  3. Mais alguns detalhes da pista:
    - Já matou 4 pilotos de F1;
    - É utlizada por algumas construtoras para teste de carros de rua;
    - A Nissan esbravejou aos 4 ventos quando o GT-R entrou no Top 10 de tempos da pista;
    - Pra andar na pista você tem que seguir o código de trânsito alemão, só que lá dentro você não tem limite de velocidade (na maioria da pista);

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  4. Eu pagava esses 22 euros... será que dá pra entrar com carro alugado? Vamos fazer uma excursão FKP - Nurburgring! Huahuahuaahu!

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