segunda-feira, 1 de junho de 2009

E o futuro da FKP?

Desde que foi criada, no ano passado, muito se conversa sobre o futuro da FKP. Seja de uma forma mais imediata, com regras e programações, seja com a possibilidade de como podemos ampliar a categoria com projetos a longo prazo. Com essas muitas conversas, aparecem várias idéias e sugestões para ver as opções que temos para expandir e aumentar a categoria, mas sempre haviam muitas dúvidas em relação aos custos que todos teriam pra colocar alguma dessas idéias em prática.

Uma das principais idéias era a possibilidade dos pilotos comprarem seus karts e utilizarem o Kartódromo Airton Senna (localizado na saída para São Paulo), mas essa idéia nunca era levada adiante pelo medo do custo de "aluguel" que teríamos que pagar para correr por lá. Mas essa semana, o Edson Rodrigo entrou em contato com a FAMS para saber quais os custos e outros detalhes.

- Kart
Apesar da idéia inicial de se comprar karts usados, foi indicado a compra de karts com 13hp e zero quilômetro, que quase não dão problema e facilitariam com a manutenção. O preço deles seria entre 6 e 7 mil reais, mas que se pelo menos 6 pessoas se interessassem, eles (a FAMS) poderia dar uma mãozinha para conseguir financiamentos junto da fábrica.

- Pista e a Federação
O primeiro custo que se teria é para se filiar a FAMS (para poder usar o kartódromo). Seriam R$300 por pessoa para tirar a carteirinha. O custo para utilizar a pista seria bem mais leve. O aluguel de 1 dos boxes sai por R$300 anuais e o aluguel da pista R$50 por mês, sendo que apenas o segundo é obrigatório e pode ser dividido entre todos os pilotos.

- Equipamentos
Uma outra questão levantada foram os equipamentos necessários para se realizar a corrida dentro do kartódromo. Além do kart (duh), é necessário o piloto estar vestindo macacão, luvas, sapatilhas e capacete. Ou seja, todos teriam que ter os equipamentos de segurança básicos para correr.

Caso 4 pessoas entrem na brincadeira, a FAMS já ajuda na organização de um campeonato. Se tiver 6, já contaria com o apoio da CBA. Além disso, eles se disponibilizam a marcar um sábado a tarde com o pessoal da FKP que quer dar uma olhada na pista, já aproveitando para apresentar a gente para o pessoal de lá e tirar alguma dúvida que possa aparecer.

Atualmente, eu (Lucas Neto) e o Edson Rodrigo já estamos praticamente confirmando a compra do kart para o ano que vem. Então, qualquer um que esteja achando a idéia bacana, já saiba que não está sozinho...

6 comentários:

  1. Quando eu entrei na FKP perguntei a várias pessoas qual era a idéia para o futuro da FKP justamente por ter contato com o pessoal do meio.
    Hoje existe um certo atrito dos kartistas com a FAMS por conta da pista não ser reparada a tempos.
    Mas nada grave.
    Faltou ai os custos normais de corrida. Um jogo de pneus custa de 200 a 300 reais (depende do tipo e marca) e dura 80 voltas no kartódromo de Campo Grande. Quando pesquisei esses valores me indicaram o Kart com motor RD 135, com câmbio de 5 marchas, pois dizem é o de manutenção mais barata. O combustível é o mais ínfimo dos gastos.

    Uma informação valiosa: terçafeira (nova regra de ortografia) a noite no Speed vários kartistas se encontram lá para brincar no indoor, e esse pessoal pode dar muitas dicas, inclusive o Éder (vulgo juninho) que é mecânico de vários kartistas. Até o Márcio que é dono do Speed pode ajudar, ele corre de RD 135 na Copa Fundesporte.

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  2. Pelo q tinha pesquisado o RD-135 não é caro em manutenção mesmo, mais pelo q sei, o número de manutenção é maior, pois se trata de um motor usado(quase sempre) e adaptado, e eu mesmo de inicio pesquisei muito rd135 para comprar e estava animado na compra dele e até em fazer um curso de mecanica de moto para dar as manutenções mais simples, depois da conversa com o Valdemir (Presidente da FAMS)que surgiu a opção do 13hp, pois segundo ele, comprando um motor zero e um kit de adptação praticamente nao teria manutenção, apenas vela e óleo (palavras dele), sendo isso mesmo eu optaria pelo 13hp para começar e até questão de custos.
    Porém tem tbm que a FAMS quer muito uma categoria de 13hp e se explicaria o fato de incentivar tanto um 13hp para a FKP.
    Sobre a parte do R$50 mensais, seria individual para cada piloto, o box é uma "mordomia" a mais pra quem tiver condição e não é obrigatório, e o boxe não pode ter seu custo divido por piloto, se 2 pilotos optarem pelo mesmo box em senso comum cada um terá que pagar 1 taxa anual de R$300,00

    Um campeonato novo com agente começando só seria realizado se fosse com karts 13hp, caso contrario poderíamos entrar na bateria ja existente de RD135.

    Enfim, temos 6 meses pela frente para estudar e ver a melhor opção!

    Sobre os custos de manutenção só sei o que o André sabe mesmo, porém seria interessante um sabado desse para agente aparecer la e especular pessoalmente sobre os custos e talz, onde adquirir e tudo mais..

    eai André, encara?

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  3. Muito legal a iniciativa, não sei se vai ter como eu entrar nessa...prq vc's já sabem...tenho outras prioridades no momento (Casa, casamento....)Quem sabe no outro ano 2011

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  4. Opa! Eu que encaro!
    Só não pode ser este sábado!

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  5. É bom ver o nosso campeonato amador in door crescendo, e tomando novos (e possíveis) rumos.

    Por hora, acho o investimento muito alto em comprar um kart e mantê-lo. Sugeri ao Edson Rodrigo, que caso vocês três comprassem um kart, poderiam "alugar" para o companheiro de equipe, cobrindo assim os custos de manutenção a cada prova...

    Inclusive, com três ou quatro karts creio que daria para criarmos uma bateria com duplas, com 50 voltas, por exemplo, com cada piloto fazendo 25 e com troca de piloto no box durante a corrida.

    Desta forma, poderíamos criar o FKP no kartódromo (com uma etapa por mês, equipes diferentes, etc...) e mantermos a FKP indoor no formato que conhecemos.

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  6. Confirmei na internet que realmente o 13 HP é o que da menos manutenções. Ele é o mais caro pra comprar porém o mais barato para manter.

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