segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fortes emoções agitam a quinta etapa!

Depois de quase um mês os pilotos da FKP voltaram para o Speed Kart Indoor para mais uma disputa pelo campeonato. Dessa vez, com mais um novo participante. Maycon fez sua estreia na categoria, criando mais uma equipe independente e trazendo toda a experiência adquirida em jogos de video game. Agora, são nove pilotos brigando pelas poucas vitórias que restam no campeonato.



Prevendo o desgaste físico, os pilotos vieram mais preparados para essa prova, fazendo vários alongamentos antes da corrida. Sorte deles, por que dessa vez a ação começou antes mesmo da largada. Durante a qualificação, um forte acidente assustou a todos quando Deivis Monteiro derrapou na segunda curva e acertou os pneus, deixando a parte de trás do seu kart levantada e foi atingida em cheio por Rodrigo Ribeiro, fazendo com que seu kart entrasse embaixo do kart de Monteiro e deixando a pista bloqueada por vários minutos, com os comissários da pista tendo trabalho para retirarem um kart de cima do outro. Ribeiro acaba com a mão machucada, mas nada muito grave (graças a quantidade de pelos que ele possui) e continua a corrida normalmente.



Depois do susto, a classificação correu normalmente e surpreendentemente acabou terminando com o próprio Ribeiro conseguindo a pole position. Com o grid formado, a largada foi tranqüila, pela primeira vez na FKP, com apenas duas mudanças de posição apenas no pelotão de trás. Eduardo consegue ultrapassar Gomes e Maycon sai da última posição direto para... penúltimo. Porém, Gomes e Barbosa conseguem dar o troco antes da terceira volta e as posições voltam a ser as mesmas do grid de largada.

Com os pilotos sendo cautelosos, a corrida ficou estagnada. Enquanto Ribeiro, Monteiro e Andrade colocavam um ritmo forte, Neto vinha mais atrás, sofrendo com a falta de estabilidade de seu kart e segurando os outros competidores. Por causa disso, a briga no pelotão intermediário ficou forte e Barbosa, Eduardo e Fontoura trocavam de colocação constantemente. Essas disputas se mantiveram durante várias voltas, com os três primeiros abrindo cada vez mais e os outros ficando para trás, até que os primeiros colocados alcançaram os últimos e a primeira reviravolta da corrida aconteceu.

Enquanto disputava as posições no pelotão intermediário, Barbosa acaba rodando na primeira curva. Ribeiro consegue passar por ele sem problemas, mas Monteiro vem atrás e precisa freiar fortemente para evitar o acidente. Com a freiada, ele perde o controle e roda, ficando atravessado na pista, perdendo muito tempo e caindo para sétimo. Logo após, outro acidente aconteceu, talvez o mais impressionante da FKP até agora. Após desviar do acidente com Monteiro, Neto fica atrás de Maycon e após um toque, Maycon resolve olhar para trás após a curva 2. Quando ele faz isso, seu kart acaba acertando os pneus e freando bruscamente. Azar para Neto, que vinha logo atrás e acerta o kart dele em cheio, empurrando ele ainda mais nos pneus e levantado sua traseira, entrando por baixo do kart de Maycon. Porém, com muita sorte, ele consegue não ficar preso e sai do outro lado, deixando a encrenca para os outros pilotos que vem atrás.

Depois desse acidente, a corrida deu uma esfriada, com os pilotos sendo mais cautelosos para manterem suas posições. Depois de algumas voltas, Neto percebe o kart de seu companheiro de equipe bem mais rápido e resolve dar passagem. O que foi quase inútil, por que problemas acabam acontecendo novamente no kart de Neto e ele é obrigado a pegar o kart reserva, o que o tira a quarta posição e o deixa em oitavo. As posições pareciam que iam se manter até o final, com poucas brigas acontecendo, mas um toque recebido por Barbosa acaba colocando ele nos pneus quase no final da prova, derrubando ele novamente para a penúltima posição. Poucas voltas depois, a bandeirada final aparece e encerra essa etapa.

As posições finais foram essas:
1 - Rodrigo Ribeiro - E2 Motorsports
2 - Douglas Andrade - DD Racing
3 - Rodrigo Gomes - Carga Pesada Motorsports
4 - Elio Fontoura - E2 Motorsports
5 - Deivis Monteiro - DD Racing
6 - Carlos Eduardo - Equipe D
7 - Lucas Neto - Carga Pesada Motorsports
8 - Edson Barbosa - Equipe D
9 - Maycon - Equipe E

10 comentários:

  1. Minhas consideração sobre meu kart. Ele teve 3 momentos, qualificação, corrida e depois do acidente.

    Na qualificação tava tudo lindo, tanto que consegui o 4º melhor tempo. Na corrida, eu perdia muito da traseira nas curvas e comecei a ter trabalho para segurar o kart na pista. Depois do acidente com o Maycon, eu acho que alguma outra coisa deve ter acontecido, por que o kart começou a chacoalhar nas curvas. Sobre o cabo do acelerador, deve ser culpa minha mesmo. A pista da ceará (e seus karts super duros com cabos longos) me deixou com a mania de pisar no acelerador com muita força, principalmente nas arrancadas. Esse tranco deve estar soltando o cabo. Vou ter que reaprender a pilotar.

    De resto, a corrida foi bem legal. Tomei um susto desgraçado no meu acidente e dei graças a Deus pelo motor ficar do lado direito do kart.

    Ps. Qual o sobrenome do Maycon? Precisamos dele pra colocar nas tabelas, etc.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelo artigo Lucas, descreveu certinho a corrida.
    Minhas considerações: Meu kart estava mais gostoso de pilotar do que da outra vez, mas isso com certeza se dá pelo desempenho dele, que com toda certeza foi inferior ao da 4ª etapa. Ele não não andava tão forte, tanto é que precisei usar muito menos freio do que na outra. Isso me fez refletir e perceber que o outro kart tinha uma combinação de boa aceleração e "péssima" frenagem (na verdade mal regulada), já o desta últma etapa tinha um freio bom para a velocidade que imprimia, mas a velocidade era nitidamente inferior a alguns, tanto é que larguei na 7ª posição, a questão é que na outra havia largado na primeira. Claro que na qualificação peguei trafego, isso levanta novamente a polêmica levantada pelo Douglas sobre a saída na qualificação... eu esperei um pouco pra sair, mas logo logo ficou tudo congestionado e tive que adar atras dos outros na volta de qualificação.

    Outro ponto que devo ressaltar sobre minha corrida foi o acidente do Lucas. Aconteceu muito rápido não tive chance nenhuma de reação. Só sei que tive que levantar do kart e empurrar porque se fosse esperar os caras tava fudido!

    Kart lento, muito cuidado e força de vontade, esse é o resumo da minha corrida!


    Obs.: Seria legal se cada um postasse a corrida do seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. Senhores pilotos como vcs poderam ver nos videos mais adiante não houve colisão entre Barbosa e monteiro, o que ocorreu que vinha muito rápido (com pé em baixo) quando me deparei com Barbosa atravessado na pista para evitar a colisão freiei muito forte travando as rodas do kart o que fez fez com que perdesse a estabilidade e assim rodei e ali acabou a chance de uma boa corrida mas do kart nada a reclamar estava andando muito rápido!

    ResponderExcluir
  4. Corrigi lá! Esse era o único ponto no texto em que eu tinha dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Teve varios momentos criticos, porém não estava dificil de evitar, a do barbosa parado, dava pra se ver ele parado logo na entrada do "s" da saida do retao, depois q passei por ele e fiz a curva vi o Monteiro parado junto, na hora pensei que havia acontecido outra colisão, mais o que deixa claro foi a falta de cautela (é mais uma vez cautela..rs).. depois disso durante a corrida passei por diversas colisões e deparando com diversos pilotos parados, para quem não se envolveu em nenhuma colisão (durante a prova... hehe) fica facil né Srs.
    é isso ae, estamos na metade do campeonato, e ele está cada vez mais embolado, nada definido, e eu ainda ando de olho gordo no Deivis, e o Douglas, que não tiveram problemas com seus respectivos kart, tendo em vista q eu ja perdi uma prova por kart ruim, e o Lukaz nem preciso comentar...
    Isso ae Srs. Boa sorte a todos, e vamos pilotor com cautela, evitando acidentes, e tornando a corrida ainda mais acirrada.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito Rodrigo, agora você é que não pode ganhar a próxima corrida... quando eu ganhei duas seguidas os caras colocaram o olho em cima e eu terminei a outra em quinto... risos...

    Legal cada um colocar nos comentários o que viu da corrida, fica muito mais fácil entender os acontecimentos que vão aparecer no vídeo depois, e os que faltaram lá!

    ResponderExcluir
  7. vocês viram o Kiko ajudando o Rodrigo e o Deivis?

    ResponderExcluir
  8. Kiko era o cara que levantou o kart deles?

    Se sim, eu até bati um papo de 5 segundos com ele quando meu kart quebrou...

    ResponderExcluir
  9. Achei que a corrida foi massa, e em relaçao a mim nao achei que foi uma má estreia, bom levendo em conta que foi a primeira vez que eu entrei em um kart nao foi mal.

    1° fiquei so 7 dessimo da melhor volta.
    2° ate teve momentos que eu consegui acompanha os outros pilotos.
    3° nao fui o ultimo em tempo de volta.

    Apesar de ter terminado em ultimo achei que foi uma boa estreia. Vou tentar melhorar na proxima etapa.

    ""srsrsr""

    ResponderExcluir