segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bandeira Azul: quem é esta ilustre desconhecida?!?


Campeonato em andamento... embolado, disputado.
Nova pista, novos karts, fortes emoções como anuciou o Narrador da Sessão da Tarde.
E tanto nesta como na outra pista, uma ilustre desconhecida apareceu: a famosa bandeira azul!!!

Como boa parte do pessoal que se diverte (pilota) é praticamente o mesmo pessoal do que (joga bola) faz bola murcha no futeblogol, não estamos acostumados com esta novidade: uma (ou mais) pessoas à beira da pista agitando bandeiras azuis para nós!

(Pedro e Bino) Os pilotos da Carga Pesada (que nome curioso...) podem até achar que é torcida organizada para eles, por causa do azul (em tom diferente)!
Os pilotos do Mato; Grosso; do Sul; podem achar que é uma homenagem (são sete de oito)! E o português carioca também, já que na bandeira dele também tem!
O Ribeiro, que ganhou a corrida, pode até achar que eram pra ele, pois a cor azul no blog indica o vencedor da prova!

Mas todos estamos enganados... a bandeira azul serve para outra coisa:

"É a mais utilizada em treinos e corridas. Quando é mostrada imóvel, significa que um piloto está prestes a ser alcançado por um carro que está a rodar mais rápido.

Ao ser agitada, informa que um piloto foi alcançado por um carro mais rápido e está prestes a ser ultrapassado, devendo facilitar esta manobra. Caso o competidor não cumpra a indicação, pode ser penalizado com uma parada de dez segundos nos boxes.

Durante a corrida, também serve para avisar aos que se preparam para sair dos boxes que existe um carro na pista em alta velocidade próximo àquele trecho"

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u368627.shtml

E no kart estas regras também valem. Alguém pode argumentar: "como vou saber se quem vai passar é alguém que está na minha frente (me dando uma volta), e não imediatamente atrás?"

Simples: confiando nos fiscais de prova, eles estão aí pra isso. Caso eles cometam um erro, temos os vídeos e a Direção do FKP ("Icso non ecziste!" - Padre Quevedo)
pode apurar o ocorrido...

Às vezes são dois que vão nos dar a volta... simples... deixa passar o primeiro... se você ainda continuar recebendo bandeira azul, deixe passar o próximo... se você toma bandeira azul toda volta, alguma coisa está muito errada com sua corrida... risos...

Na última corrida, com os carros e pilotos bem equilibrados, foi bastante difícil conseguir as ultrapassagens normais, quem dirá as de bandeira azul. Teve caso até de um dos pilotos da dupla ter que gritar e mostrar a camisa ao outro para conseguir a ultrapassagem...

Sugiro que demos mais atenção à bandeira azul na próxima etapa, tenho certeza que será o melhor para todos... a não ser que você seja do Mundo do Contra ("CHEGUEI EM PRIMEIRO!!!!!!!!" Rubens Barrichello sobre Mundo do Contra) ou pratique a Reversal Russa:

"VOCÊ!! quis dizer: Google"
Reversal Russa sobre Citação acima

Comentem aí... ou não.

5 comentários:

  1. Muito bom o Artigo!!! Mas realmente acho que a bandeira azul foi completamente ignorada nesta última etapa, pelo menos por alguns pilotos em algumas voltas, isso quer dizer que não foram completamente ignoradas, tá, entrei em contradição...mas isso não importa.. Eu vi os fiscais abanando a bandeira várias vezes para alguns pilotos que insistiam em ignorar, acho que está faltando um meio de comunicação com os boxes sei lá!!!

    ResponderExcluir
  2. Complicado!
    Nestas corridas que tenho acompanhado todas as vezes em que foi mostrada a bandeira azul para o retardatário, realmente ele deveria abrir pois o kart mais rápido estava atrás. O problema maior é que como todos ficam muito próximos aos outros, pode ser que com essa abertura, ele perca uma posição (o corredor na posição atrás pode sim aproveitar desse espaço e ultrapassá-lo juntamente com o primeiro colocado). O que eu não duvido que pode acontecer.
    Acredito que vocês deverão criar uma "regra de camaradagem justa" sendo que quando houver a bandeirada azul somente os pilotos que estão na frente poderão e deverão ultrapassar este corredor.
    Depois disso pode se matarem......
    E Douglas, depois eu que passo mal, esse seu artigo tá muito engraçado.

    ResponderExcluir
  3. Nah, eu sou contra. Ser oportunista faz parte da competição. =D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. acredito que também faça parte, soh que eu fico muiiitoo puto quando o cara me enrola 4 voltas (lentamente) e sem abrir(mesmo com bandeirada)... mais é complicado um "acordo" desse, quero ver na hora da adrenalina, o pessoal lembrar disso, vai acaba aproveitando, acho que qnd levar bandeirada no primeiro ponto em que tiver oportunidade deve-se abrir(é impossivel demorar mais q 1 volta), eu to no meio termo, gostaria q um acordo desse funcionasse, só que ao mesmo tempo, oportunidade e audácia, entre outros faz parte da competição!

    ResponderExcluir