segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rumo ao Velopark - Entrevista Deivis Monteiro

Deivis Monteiro, 29 anos, é um dos fundadores da FKP em 2008, foi campeão da temporada 2009, ficou dois anos sem correr (2010 e 2011), em 2012 retornou e este ano tomou a decisão de enfrentar os melhores pilotos do kart amador do Brasil no Velopark.



AFKP - Deivis, este é o seu primeiro ano no evento e da turma que vai ao Velopark é o único que ainda não pisou por lá, qual a sua expectativa para o evento?

Deivis Monteiro – A minha expectativa é enorme não só pelo nível da competição, mas também em conhecer o complexo Velopark e poder disputar com os melhores pilotos de kart amador do Brasil, acredito que será uma experiência única e incrível.

AFKP - Você acompanhou mesmo que à distância a equipe que foi em 2012 para a Seletiva, de tudo que escutou de seus colegas o que mais lhe preocupa e o que mais lhe faz ficar ansioso?

Deivis Monteiro – O que mais me preocupa é o controle sobre o estado emocional e psicológico durante a corrida, pelo que ouvi da maioria dos pilotos você não pode perder o controle e principalmente não ser afoito. O que me deixa mais ansioso é o momento da corrida, aquele momento “agora é pra valer”, toda a ansiedade, preparação e até investimento serão postos à prova.


AFKP - Cada piloto traça suas metas pessoais, você ainda não correu por lá e ainda não sentiu na pele qual será a dificuldade do evento, ainda assim, qual resultado tem em mente para a seletiva?

Deivis Monteiro – Sei que pode parecer audacioso da minha parte mas a minha meta para o 1º ano na competição é chegar a semi-final, se isso acontecer estarei mais do que satisfeito, se não, valeu a experiência e quem sabe conseguirei em uma próxima oportunidade.

AFKP - A pista do Velopark é incomparavelmente melhor do a que você está acostumado a correr em Campo Grande, acha que isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, e como pretende usar isso a seu favor?

Deivis Monteiro – Realmente é incomparável correr em uma pista desse nível, porém acho que mesmo assim não terei grandes vantagens, é uma pista totalmente nova para mim e não tenho conhecimento dos pontos de frenagem, a largura da pista é maior o que pode ocasionar a perda de referência do traçado ideal em alguns pontos, não sei exatamente quais curvas poderão ser feitas com pé fundo no acelerador, são vários fatores que pesam para um piloto estreante.


AFKP - Você irá correr na mesma bateria do João Marcelo que foi o piloto mais bem colocado de Mato Grosso do Sul no ano passado, como acha que isso pode lhe ajudar?

Deivis Monteiro – Largarei em 4º lugar duas posições atrás do piloto João Marcelo, pretendo ultrapassar o 3º colocado o mais rápido possível e pegar carona com o piloto semifinalista do ano passado, vou manter o mesmo ritmo de corrida e usar máximo de sua experiência ao meu favor. Acredito que podemos nos ajudar mutuamente durante as baterias e, se tudo der certo do grupo 1 teremos 2 pilotos da AFKP disputando a semi-final.

AFKP - Como está sendo pra você esses dias que antecedem o evento?

Deivis Monteiro – A cada dia que passa aumenta expectativa e os dias ficam longos e a ansiedade toma conta, ultimamente estou analisando os vídeos das seletivas anteriores para estudar ao menos alguma parte do traçado que será utilizado na competição e sentir um pouco o clima da disputa.

2 comentários: