sábado, 14 de abril de 2012

Quarta Etapa [T2012]


Era uma vez, sobre uma colina verdejante, um lugar onde a chuva caia somente quando não haviam pessoas por perto, muito menos quando a FKP estava na pista. Muitos pilotos pediam, outros se perguntavam e mais uns sempre previam que a chuva passaria longe, cairia depois ou antes das corridas. E isso sempre aconteceu, deixando todos decepcionados por que eles estavam cansados do calor e queriam experimentar alguma coisa diferente. Mas eis que então, num sábado meio frio a chuva se cansou de brincar e caiu abundantemente durante a tarde inteira, deixando os pilotos num quase dilúvio que atrapalhou tudo, organização, corridas, mecânicos... e principalmente os karts, que mais pareciam barcos.

Graças a ela, viu-se um grid menor que o de costume, com apenas 21 pilotos disputando corridas de canoa. A primeira bateria foi a mais disputada. Diego Guedes levou a melhor no aguaceiro e voltou a vencer, com Mauro Takashi chegando em segundo. A terceira posição deveria ser de Billy Gauna, mas ele acabou encontrando Rodrigo Ribeiro rodado na pista a poucos metros da chegada e acabou parado, perdendo a posição para Eduardo Lopes 3 metros antes da linha de chegada.

E se na primeira já estava complicado, a chuva caiu forte na 2 bateria e inundou de vez a pista. Porém, Fábio Ferelli não tomou conhecimento da água e dominou essa corrida. O campeão de 2011 voltou e provou que está em forma, vencendo de ponta a ponta sem deixar nenhuma chances para ninguém. Atrás dele, Elio Fontoura e Yara Volpe, provando que pelo menos 1 mulher sabe guiar debaixo de chuva. A bateria também foi marcada pelo forte acidente de André Licks. O piloto da Trident errou feio a chicane e entrou de frente nos pneus, assustando os espectadores. 

Para a sorte dos pilotos, a chuva deu uma trégua e diminuiu na terceira bateria, mas não o suficiente pra secar a pista. No desenrolar da corrida, Carlos Soto levou a melhor em cima de um surpreendente Maycon Matos. O piloto da MDR vinha de resultados modestos, mas pilotou com propriedade e conseguiu levar o ponto de melhor volta pra casa. Atrás deles, Edson Barbosa conseguiu se manter na direção certa durante toda a prova e levou a 3 posição.

Nova regra aprovada na quarta etapa: Regras de conduta - art.17 g) Ao defender a posição, mudar de trajetória mais de uma vez. O piloto pode apenas tomar um traçado defensivo e retornar à tomada de curva.


Confira os resultados oficiais.

Bateria 01
Posição. Piloto (Equipe) Melhor Volta
01. Diego Guedes (OKB) 58.830
02. Mauro Takashi (TR) 58.720
03. Eduardo Lopes (Spyke) 1:00.710
04. Billy Gauna (BLSBT) 58.770
05. Lucas Neto (BBT) 1:00.140
06. Eric Oyague (Equipe 1) 1:02.130
07. Rodrigo Ribeiro (E2) 1:01.970

Bateria 02
Posição. Piloto (Equipe) Melhor Volta
01. Fábio Ferelli (BBT) 1:01.660
02. Elio Fontoura (Elfo) 1:03.830
03. Yara Volpe ( - ) 1:03.310
04. André Licks (Trident) 1:02.810
05. Thiago Cezar (TCAR) 1:04.780
06. João Marcelo (Spyke) 1:02.460
07. Rodrigo Matos (Toro) 1:04.960

Bateria 03
Posição. Piloto (Equipe) Melhor Volta
01. Carlos Soto (Elfo) 55.150
02. Maycon Matos (MDR) 55.050
03. Edson Barbosa (E2) 56.420
04. André Magalhães (OKB) 55.990
05. Duylian Lugnani (BLSBT) 56.530
06. Deivis Monteiro (MDR) 57.380
07. Bruno Debesa (VR) 57.760

Abaixo, você pode conferir o resultado analítico dessa corrida.



14 comentários:

  1. Boa noite, quem quiser saber da minha corrida, postei no meu blog, o link é
    http://maurotakashi.blogspot.com.br/2012/04/sob-chuva-ganhei-um-segundo-lugar-de.html
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vcs só foram mais rápido que eu em postar sobre a corrida, pois meu pai faz aniversario hoje, e tivemos um jantar com a familia toda. sem contar o pneu furado quando fui embora.

    ResponderExcluir
  3. Que corrida maluca! Pilotar no sabão é sem dúvida o maior teste para alguém que se diz piloto. Quero parabenizar a todos pois apesar de algums rodadas, realmente a quantidade foi muito inferior ao que eu imaginava. Aquaplanagem e drifits que mais faziam parecer uma corrida de Mário Kart. Parabéns ao meu companheiro de Equipe, Carlos Soto, pela merecida e esperada vitória, parabéns ao Diego e ao Ferelli que voltou mostrando quem é o atual campeão. Parabéns a Yara, meu ela me deu trabalho, pilotou muito bem, e parabéns ao Maycon Matos que nos surpreendeu com uma bela pilotagem.

    *Mauro, não precisa colocar os créditos nas fotos, mas me permita usar algumas para ilustrar o resumo da Etapa?

    ResponderExcluir
  4. A chuva realmente deu um toque especial. Excelente etapa, EXTREMAMENTE técnica. E eu me ferrei, hehehehe.

    Diego como sempre andando bem na chuva. Mauro pilotou muito, simplesmente não consegui acompanhar, mesmo andando no mesmo traçado. A segunda bateria foi um DILÚVIO. Ferelli fez uma estratégia muito boa gastando todas as suas rodadas no treino e durante a corrida parecia que tava de jet ski. O André tava andando muito bem também, se não tivesse entrado em modo Destruidor de Barreira de Pneus teria chegado bem mais longe. A Yara pilotou com muita propriedade. Na maciota, sem exageros. Bom 3 lugar. E na ultima bateria Só deu Maycon. Se pilotar desse jeito mais vezes vai subir muito na tabela!

    E espero que todo mundo tenha aproveitado bastante, por que se demorar a mesma quantia pra chover de novo, só em 2014 ou 2015!

    ResponderExcluir
  5. João Marcelo

    Estou tonto até agora. Nunca rodei tanto na minha vida. Mas foi legal. Nas 02 ultimas corridas senti a pressão e notei que preciso trabalhar o meu psicologico. Na penultima etapa que ganhei tiver que domar a ansiedade de andar na frete do pelotão, e nesse ultima etapa não consegui segurar a pressão de largar em último, ainda mais sabendo que o Fereli largava em primeiro. Deu o azar de pegar um carro que estava com o cabo do acelerador travado, então não pude aproveitar os 3 minutos para conhecer a pista. Como larguei em ultimo, quis resolver tudo rápido, o que foi meu grande erro, pois logo na segunda curva rodei, fiquei pra tras e na tentativa de alcançar o pelotão rodei mais um vezes. Quando resolvi me acalmar comecei a acertar o traço tanto que fiz a segunda volta mais rápida, na ultima volta alcançei o quaro colocado e fui para o tudo ou nada e na ultima curva rodei passando pela linha de chegada de ré (inédito na FKP). Mas o quinto colocado ficou de bom tamanho.

    Parabéns Diego pela aula de pilotagem, seguro e direto.
    Na terceira bateria que deu o show foi o Maycon Matos, parecia que estava correndo no seco.

    E bom ver que o nível da FKP está cada vez melhor, e quem bobear e não treinar o fisico e psicologico vai ficar para trás.

    Parabéns a todos os participantes que se propuseram a passar frio e tomar chuva, esse é o espirito da FKP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, chegar de ré não é inédito. O Artur (irmão do André) fez isso uma vez no Speed, só que ele fez enquanto vencia... ¬¬

      Excluir
  6. Uhu...o papai chegou!!! kkkk

    Brincadeira a parte, fiquei muito feliz em voltar e mais ainda com o resultado final.

    Deu pra me posicionar bem na tabela de pilotos e dar um up no posicionamento da BBT no campeonato.

    Foi bem o q o Lucas descreveu, no treino com pista molhada só pensei em achar o limite, com isso não consegui fechar 1 só volta sem rodar.

    Na corrida rapidamente notei q estava sozinho na pista, o Chipa avisando q não tinha ninguém por perto, mesmo assim não consegui aliviar o pé, a vontade de correr era grande, podia perder a corrida, mas não aliviei. Com isso rodei 2X de bobeira, mesmo assim consegui voltar na frente, muita sorte.

    Agradeço a todos pela presença, pelos comentários e parabenizo os que subiram no pódio.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Desgraça de chuva!

    Como muitos não entenderam o oq eu aconteceu na chicane eu explico. Estava andando tranquilo em segundo, depois de uma boa largada, porém o Ferelli se distanciava cada vez mais.

    Resolvi afundar o pé para tentar tirar a diferença. A segunda bateria foi encharcada, e pista estava traiçoeira. Aí aconteceu o inevitável entrei forte demais na chicane o kart saiu de traseira. Como ia rodar e ficar na contramão resolvi consertar e passar de frente, através da barreira de pneus. Acelerei fundo e... fiquei travado nos pneus. Depois disso mais uma rodada até conseguir recuperar a concentração. O quarto lugar foi lucro pelas barbeiragens que fiz.

    Parabéns aos vencedores. Diego fez uma corrida extremamente sólida e competente na primeira bateria, Ferelli voltou vencendo fácil e o Maycon escalou para a vitória na terceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon não venceu a terceira, quem venceu foi o Soto.

      Excluir
    2. Ops! Eu fui induzido pelo seu comentário! Parabéns ao Soto também!

      Excluir
  8. Nem tenho oq dizer da corrida. kkkk

    Odeio corrida em chuva, os karts não fazem curva nem no seco, quem dira em dia de chuva.. é locura.

    Meu capacete emabaçou tudo, a viseira escura fudeu td, no meio da pista eu levantei e tava levando agua na cara. Não conseguia enxergar onde tinha poça d'agua.

    Não sei pilotar na chuva e a pouca técnica q tinha, q era aceleração minima nas curvas pra ajudar a fazer as curvas eu não tinha no kart, era 8 ou 80. Mesmo que eu não acelerasse (oq era dificil nao fazer) na saida de curva qnd acelerava derrapava demais.

    Enfim, preciso de mais umas 10 corridas nessas condições pra aprender! hsauhsuas

    Povo andando 2 ou 3 segundos mais lento e chegaram em boas posições e eu querendo andar no limite só me lasquei..

    ResponderExcluir
  9. vlws pelos elogios! :D

    eu sabia ke tinha ke fazer o máximo possível pra ter uma pilotagem constante!!! qnd tive que trocar de kart e peguei um kart sem freio fiquei um tanto qnto assustado, porém acho que isso acabo me ajudando O_o


    qnd consegui passar o billy pensei em me distanciar o máximo possível, pra nas ultimas voltas fazer uma pilotagem menos arriscada!! acabo dando certo nas 3 ou 4 ultimas voltas tirava o pe completamente para evitar rodar, na ultima volta tirei qse todo o pé para fazer curvas mais certas pq se alguem de tras viesse seria dificil passar sem esbarrar! foi arriscado, mas foi um plano, garanto ke minha ultima volta foi a mais lerda de todas! eu vi ki o billy se aproximava mto rapido, e isso na chuva eh mto perigoso.

    Gostei da minha corrida, tive mta sorte de não rodar e conseguir completar meu plano até o final, foquei mto em não rodar!

    Fiquei mto feliz :)

    tenho a charge dessa corrida na cabeça! soh falta tempo agora!!! parabens a todos ke estavam na chuva correndo!! isso eh ser piloto \o/

    ResponderExcluir