domingo, 24 de julho de 2011

Resumo da Nona Etapa [T2011]

Com um sol a pino apesar das ameaças de chuvas, apenas 17 pilotos foram pra pista neste sábado e só 2 baterias foram formadas. Mesmo assim, boas brigas animaram as corridas e a FKP organizou pela primeira vez a corrida completa, com bandeiras e comissários de pista atuando in loco.

André Licks mostrando toda sua malemolência como comissário de pista


Bateria 01
BBT volta a fazer dobradinha, mas com Lucas na frente

A primeira bateria jogava na pista 4 dos 5 primeiros colocados na tabela e foi automaticamente apelidada de bateria da morte. O grid era formado assim: 1) João Marcelo, 2) Alaerte Júnior, 3) Elio Fontoura, 4) André Magalhães, 5) Edson Barbosa, 6) Eduardo Lopes, 7) Diego Guedes, 8) Lucas Neto, 9) Fábio Ferelli.

A corrida se desenrolou quase toda nas primeiras voltas. Após a largada conturbada, Lucas Neto precisa de poucas voltas para assumir a liderança. Atrás dele, Edson Barbosa vinha num bom 2 lugar quando acaba rodando e cai pra última posição, deixando Elio Fontoura com a missão de perseguir Neto. Atrás dele aparecia Fábio Ferelli e o pelotão traseiro se mantinha unido. Mas infelizmente os karts ruins fazem outra vítima. Diego Guedes percebe que seu kart começa a ter problemas, mas tenta continuar na prova, mas a corrente se solta na curva do bueiro e ele precisa correr até os boxes para pegar outro kart.

Edson Barbosa vinha escalando e ganhando boas posições, até encontrar André Magalhães pela frente. brigando pelo 2 lugar, Ferelli se aproxima de Fontoura e começa a colocar pressão, obrigando o piloto da Elfo a se defender. Os pilotos disputam durante algumas voltas nas suas posições até que Barbosa tenta sua jogada. Ele coloca por dentro na curva do bueiro e acaba tocando Magalhães e saem lentos, pra sorte de João Marcelo, que ganha as duas posições. Barbosa então aproveita a porta aberta onde João passou e também ganha a posição, deixando o piloto da OKB pra trás. Na outra ponta, Ferelli pressiona Fontoura até conseguir encontrar um espaço na curva da colina e ganhar a 2 posição. As coisas parecem se manter, mas Magalhães ainda consegue se recuperar e ultrapassar joão Marcelo na última volta enquanto Lucas vence sem ser ameaçado.


Resultado Final da Bateria 01 - Nona Etapa
Posição. Piloto (Equipe) Volta Rápida
01.Lucas Neto (BBT) 44.810
02. Fábio Ferelli (BBT) 45.370
03. Elio Fontoura (Elfo) 45.210
04. Eduardo Lopes (Spyke) 45.460
05. Edson Barbosa (E2) 45.230
06. André Magalhães (OKB) 46.310
07. João Marcelo (Esporte a Motor) 46.110
08. Alaerte Júnior (Bravalife) 46.290
09. Diego Guedes (OKB) 46.310

Bateria 02
Enquanto Mauro vencia sua primeira, o pelotão de trás animava a festa

No fim da tarde os pilotos restantes foram pra pista. O grid era formado assim: 1) Igor (Convidado) 2) Mauro Takashi, 3) Billy Gauna, 4) Carlos Soto, 5) Eriberto Suffiatti, 6) Valdir Alberto, 7) Rodrigo Ribeiro, 8) André Licks.

Logo após a largada já ficou claro quem iria brigar pela ponta, com Mauro Takashi, Billy Gauna e Carlos Soto abrindo uma vantagem para Rodrigo Ribeiro, em 4. Mais atrás a coisa bagunçava e Valdir Alberto começava a sua disputa com André Licks. Mas quem se dá mal nessa turma toda é Soto, que tem problema com os lastros do seu kart e precisa parar para arrumar, deixando Billy e Mauro sumirem na frente. Ele consegue se aproximar e começa a pressionar Mauro, mas a disputa dura poucas voltas. Billy tenta uma ultrapassagem precipitada e roda na curva do bueiro, deixando Mauro escapar na frente dele. As atenções então se voltam pra turma de trás, com Rodrigo gesticulando, tentando avisar para os fiscais que o kart dele estava falhando e ele precisaria trocar e Valdir e André disputando e Soto tentando se recuperar.

Rodrigo então para pra trocar de kart e a comissão de pista consegue agir rápido, devolvendo ele na mesma volta dos ponteiros. Quem já vinha ganhando posições era Soto, mas tem dias que não adianta você tentar de tudo, o azar está nas suas costas. Na curva dos box, a corrente do kart cai e ele é obrigado a entrar nos boxes outra vez, dessa vez precisando trocar de kart. E a disputa entre Valdir e André continua, com diversas ultrapassagens acontecendo a cada volta. As coisas se mantém assim durante boas voltas, quando tudo começa a se embolar de novo. Rodrigo, que vinha se recuperando, encosta em Igor (o convidado) e Eriberto. Com a briga entre Valdir e André se tornando mais ferrenha, os três pilotos começam a se aproximar.

E o final da corrida se torna dramático, com cinco pilotos brigando pela 3 posição na corrida. Igor encosta de vez em Valdir e André, enquanto Rodrigo supera Eriberto e começa a buscar os três., o que não demora nada, já que na volta seguinte os cinco estão embolados e na briga na última volta! Valdir vinha conseguindo segurar André bem, mas acaba deixando a porta aberta na curva do bueiro e ele passa, levando junto Ribeiro. Ele ainda faz a curva do sol melhor, e consegue superar André na reta oposta, conseguindo a 3 posição na última volta, mesmo depois de ter quebrado seu kart.


Resultado Final da Bateria 02 - Nona Etapa
Posição. Piloto (Equipe) Volta Rápida
01. Mauro Takashi (Esporte a Motor) 45.400
02. Billy Gauna (Pantera) 45.190
03. Rodrigo Ribeiro (E2) 45.870
04. André Licks (Trident) 46.280
05. Valdir Alberto (Help) 46.270
06. Eriberto Suffiatti (Bravalife) 46.810
07. Igor (Convidado) 46.820
08. Carlos Soto (Elfo) 44.970

11 comentários:

  1. Parabens FKP pela corrida, muito bem organizada ! ! !
    Tenho uma duvida, quando peguei resultado final da bateria impresso vi que fiquei em 5º colocado, alguem pode me explicar o porque ?

    ResponderExcluir
  2. o resultado que peguei consta:
    1º Mauro TAkashi
    2º Willian Gauna
    3ºAndre Licks
    4º Valdir
    5º Eriberto
    6º Igor
    7º Soto
    8ª Ribeiro

    mas foi postado:
    02. Billy Gauna (Pantera) 45.190
    03. Rodrigo Ribeiro (E2) 45.870
    04. André Licks (Trident) 46.280
    05. Valdir Alberto (Help) 46.270
    06. Eriberto Suffiatti (Bravalife) 46.810
    07. Igor (Convidado) 46.820
    08. Carlos Soto (Elfo) 44.970
    porque?

    ResponderExcluir
  3. Oi Eriberto, o que ocorreu foi que o Ribeiro precisou trocar de kart pois o primeiro quebrou, mas como ele tava na frente conseguiu voltar na mesma volta, alcancou e passou o pelotao novamente. Mas como mudou de kart nao foi contabilizado isso, basta somar as voltas dele com os dois karts que vai ver que ele estava na mesma volta, ficando imediatamente na frente do Licks.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, parabéns novamente a FKP pela seriedade do Campeonato. Vou contribuir para a descrição da segunda bateria. Larguei em terceiro atras do convidado Igor com Mauro Takashi em primeiro. Dado a largada o Igor largou lado a lado com Takashi seguido colado por meu kart em terceiro. Ao iniciar o curvão o piloto Igor tirou o pe para nao se enroscar com Takashi, com isso tive que tirar o pé também tendo meu kart perdido velocidade. Tirei por fora e dei o x no igor tomando a segunda posição na subida do barranco. Iniciei a "tentativa" de alcançar takashi que estava com o kart 11. Meu kart estava muito xoxo, nao tinha arrancada e final muito menos. Tive que esquecer as aulas do André Licks, ra...ra...ra..., e mudar totalmente o traçado para ganhar milesimos de segundos, o que pode ser visto no video geral. Bom, cavuquei centimetro a centimetro e cheguei no Mauro nas freadas e na mudança de traçado. na terceira ou quarta volta iniciei as tentativas de ultrapassagem, no final da reta oposta, na curva dos boxes e duas vezes na curva do barranco. Esta ultima foi meu azar, meu kart alem de nao ter arrancada nao tinha final e pra completar travava o freio traseiro se freasse forte, mas pelo menos fazia curvas. Esse kartzinho 11 é muito forte e o Mauro nem precisava forçar, mas com a pressao atras ele desconcentrava e apos o curvao cheguei o mais proximo que pude deixando pra frear quase dentro da curva entrando junto com o Mauro, subindo o barranco lado a lado e iria fazer a ultrapassagem na freada do bueiro. Tava tudo perfeito, menos o freio, m.... Deixei pra frear mais suave e entrar junto na curva, pelo lado de dentro e sair na frente no inicio do baciao, mas o freio travou na parte suja do traçado e mirei o meio do Mauro, e não tive outra saída que fazer meu kart escorregar de lado e ir pra grama. Realmente meu kart escorregou, mas foi muito e fiquei ao contrario na grama, consegui sair ainda em segundo mas 10 segundos atras, o que é muito quando se esta atras do kart 11. Até o final ainda tirei 4 a 5 segundos mas não foi suficiente. O Mauro fez uma corrida perfeita, sem erros infelizmente, esta de parabéns, esse agora é o "JAPONÊS VOADOR". PARABÉNS NOVAMENTE AO TAKASHI. Esta foi a corrida vista por mim, espero ter contribuido.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Billy. Ver qual foi a visão do piloto na corrida é sempre bacana. :)

    Meu pitacos.

    - O kart 10 estava uma bala e muito bom de curvas, só saia de traseira, resultado do uso de pneus traseiros na frente. É preciso muita concentração por que fica muito solto, é fácil cometer erros feios.
    - Eu achava que minha corrida ia ser muito complicada e, sem brincadeira, não esperava vencer. No treino eu não consegui passar do Magalhães. Na corrida, a bagunça do começo me ajudou demais. Deu pra ir escapando do pessoal que saia lento das curvas e buscar na reta. Quando passei o Edson, nem piscava mais. Foquei no kart e só pensava em controla a máquina.
    - A bateria 2 foi bem bacana de se ver, principalmente lá de cima do barranco (não é preciso equipamento de escalada e a posição que você fica é muito boa, eu indico). Billy pilotando muito, dava pra ver que ele perdia na reta e compensava nas curvas. E o Rodrigo foi herói. Voltou na mesma volta e foi superando todo mundo. Linda corrida. E foi uma prova com MUITA disputa, mas poucos toques. Assim fica muito bonito de se ver.

    QUERIA FAZER UMA AGRADECIMENTO A TODOS QUE AJUDARAM NA ORGANIZAÇÃO. Quanto menos a gente precisar de auxílio dos "mecânicos" perdidos da Kart MS, melhor. A FKP sempre tenta ser um campeonato sério, então não podemos deixar algum perdido na pista com uma bandeira na mão pra atrapalhar a corrida de ninguém. MAIS UMA VEZ OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de compartilhar uma experiência pela qual passei na corrida de retorno à FKP e que se repetiu agora nesta etapa. Na parte da manha de sábado fui mais uma vez piloto de teste e assim como na primeira vez que participei deixei o desgaste fisico afetar o emocional. Isso agente só conserta com experiência, posso citar aqui os mais experientes Soto e Billy que se mantém constantes o tempo todo, além é claro do André, Ferelli e Lucas que posso afirmar também estão bastante evoluídos nesse quesito, e isso além de serem excelentes pilotos faz com que sejam sempre competitivos independente do momento.

    Relato isso pois os testes da manha desta vez aparentemente não me cansaram, mas a tarde pude sentir que no final da corrida já não conseguia ter um bom rendimento, foi onde o Ferelli me passou na penúltima volta, parabéns Ferelli, que ficou preocupado se havia cometido algum injustiça na hora da ultrapasagem pois ele havia encostado o kart pouco antes no retão...mas não foi uma ultrapassagem limpa!

    Eu já disse isso aqui no Blog, mas posso garantir agora que a concentração e o preparo físico são tão importantes quanto a ousadia, o reflexo e as técnicas de pilotagem, o que faz com que o piloto seja acima de tudo um atleta. Essa regra se faz verdade na prática!

    Quanto a minha corrida, foi como brincar de polícia e ladrão, no ínicio o Lucas passou mais forte, ganhando muitos segundos nas curvas, como ele mesmo disse o kart 10 tava bem bacana, pela manha trocamos os pneus da frente, colocando os largos da traseira, isso resolveu o problema de curva, também trocamos a vela. Eu fiquei caçando ele quase toda a corrida pelo final começei a perceber ele estava abrindo e eu perdendo desempenho, muito físico! Então virei ladrão e começei a fugir do Ferelli que a cada volta se aproximava ainda mais, se o fisico não está perfeito nesta hora o psicológico já começa a ficar afetado, até defendi umas voltinhas mas na penúltima não teve jeito, Ferelli passou tranquilo. Quando ele me passou na ultima volta consegui andar grudado nele a ponto de até conseguir passar se tivesse mais tempo aí que eu vi o peso do equilíbrio emocional! Concentração é tudo, o Billy citou isso no comentário dele no duelo com o Takashi!

    No mais, parabéns ao Lucas e ao Mauro pelas excelentes vitória não deixando dúvidas de quem deveria vencer a corrida! O Andrezinho e o Valdir tbm protagonizaram um grande show na Bateria 2! E parabéns ao Rodrigo que correu muito e levou uma merecida 3ª colocação!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz por todos, estou no box para reparos, mas espero que o preparador tenha dado conta, pois além de tirar uma peça estragada achou necessidade de trocar a junta. rssssss Parabéns a todos e até lá...

    Alguém está sabendo quado será o estadual em CGrande?

    Ah por falar em FKPTUR, já lotaram as inscrições para o pega em SP, as vagas não deu nem para o começo... www.brasileirodeindoor.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Bom minha visão entao!!

    Na bateria 1, viu o E. Barbosa mto forte... kart tava muito bom.. mais eu estava preocupado com o fisico.. pois os pneus traseiros na frente vi que o desgaste seria grande para o E. Barbosa... somando a dificuldade em acelerar ao máximo (pontinha do pé para isso) vi que não seria fácil (ainda mais q a pilotagem tbm muda, nao mto facil pra quem pouco treina). O kart pulando muito por causa do pneu traseiro na frente estava preocupada... do lado de fora alertava ao E. Barbosa para ter mais atenção na curva que antecede ao curvão do boxes laaa, qnd nao deu outra.. ele rodouuu!!

    Ficou em ultimo e fez uma bela recuperação novamente.. parabéns pela corrida.! Visto as condições que estava.. mto boa!!

    Vamos a bateria 2!

    O kart 5 tinha estragado na mão do Alarte Jr e os mecanicos fizeram a troca da embreagem ali mesmo na terra (acho que a terra q junta na graxa é um segredo deles).
    O kart estava mto bom, mais poucas voltas sentia que no final da reta ele patinava (perdia tração), mais msm assim o kart estava bom...
    Fui conseguindo passar o pelotão, me livrando do transito e logo comecei a busca aos 4 primeiros... a cada volta me aproximava deles.. qnd eu saia do barranco ja os avistava na curva do bueiro... qnd derrepente.. vi o Soto voltando lento e para meu desespero ele começando a me atacar.. hauhauhua
    Eu fiquei umas 3 voltas #tensoPaCarai achando q ele tava na minha cola, eu olhava pra tras e nao enxergava ele e pensava comigo: "ele ta colado em mim".. até percebi que outra infelicidade havia ocorrido com ele...
    Os barulhos no meu kart a cada volta aumentava!! E eu ja começava a sinalizar, mais ngm me entendia #incompreendido, até que Diego me salva e pergunta se eu queria trocar o kart!! ufaaaa alguem me entendeu... Diego grita e E.Barbosa correndo vai preparar o proximo Kart, cheguei o kart ja me esperava ligado e nao perdi quase tempo nenhum.. oq me fez voltar na mesma volta!!! ORganização FKP nota dezzz! não fosse isso minha corrida estaria perdida!!

    Então voltei com um novo kart, com medo do desempenho, medo dos pneus frios e medo de não me adptar... mais td ao contrario.. tive poucos erros.. o kart num bom desempenho e volta a volta me aproximando...

    Até que encontro o pelotão, meu kart mto superior passei o Eriberto e logo depois o Convidade 1 me deu uma colher de chá e na curva do boxes ele sumiu pra grama.. hehehe

    Depois encostei no André Licks, ele nao esperava que eu estava ali e então passei por fora na reta interna... oq nao durou muito.. já na curva do boxes ele recupera... pois o valdir me atrasou ali..

    Fomos pra volta que definiria a corrida... Valdir com seu kart ruim, nao conseguiu segurar e abriu demais no barranco.. onde o André Licks o passou e eu coloquei de lado e assim fomos até o bueiro.. eu por dentro levei vantagem e então sai na frente... e logo na reta interna passo o André Licks com facilidade.. o kart dele bem mais lento.. e fui pra curva do boxes.. com medo.. diminui a velocidade com medo do André Licks me passar novamente ali.. mais pra minha alegria nao aconteceu (acho q nesse momento ele achava q eu estava uma volta atrás) ehheh

    bom é isso, gostei mto da corrida.. dei uma esprimida no André Licks sem querer, nao tinha vista.. mas deixei ele continuar na minha frente, como toquei o Eriberto e tbm não tirei vantagem...

    É isso, dei uma segurada na minha posição e avancei uma na tabela...


    Parabéns a FKP.. cada dia melhor!!

    ResponderExcluir
  9. Etapa realizada com sucesso absoluto parabéns equipe FKP, o que não faltou foi emoção, muita disputa na pista, quebras e adrenalina.

    Primeira bateria: Como o Lucas disse "bateria da morte", o que fazer? Esquecer, concentrar e pisar fundo. Kart 4, como todos sabem a muito tempo não anda, não faz curvas, mas nessa corrida foi diferente, com pneus traseiro propositalmente colocados na dianteira permitiu que fizesse curvas, "ai fomos surpreendidos novamente", o problema e que pula de mais, estava em segundo, após uma ótima largada consegui a chegar na ponta, até que na curva junção levei um 180, affe vi todos passarem, . O jeito e ir atrás do prejuízo, com sorte o kart 4 estava rápido mas aja braço e corpo para agüentar, consegui chegar no João Marcelo onde por varias voltas alternamos com ultrapassagens, a frente o André Magalhães mais lento e com uma postura de defesa, fechava o traçado em todas as curvas por varias voltas, tentei sem sucesso ultrapassá-lo, pois tinha que segurar o kart para não haver enrosco, nisso o pelotão dianteiro distanciava. Até que na curva ferradura (do bueiro) o André faz aberto, coloco na zebra, quando tentou fechar a porta eu já ocupava o espaço, mesmo assim ele optou por continuar fechando a porta, nisso o João aproveita e passa nos dois. Como o João veio por dentro a tendência dele foi fazer a curva do sol muito aberta, inevitavelmente o Andre fica preso no João, aproveito por colocar por dentro da curva e sair na frente dos dois.

    Segunda bateria: Parabéns ao Mauro pela vitoria, e pela excelente disputa do terceiro lugar onde tínhamos Três pilotos brigando André Licks, Valdir e R. Ribeiro que alternaram por varias vezes durante a corrida, tendo o Valdir optado por uma postura defensiva com isso os dois primeiros abrem meia volta de vantagem. R. Ribeiro fez uma excelente corrida, pois mesmo com a necessidade trocar de kart conseguiu ficar na briga e na ultima volta consegue ultrapassar e chegar em terceiro.

    Fica meus sentimentos aos pilotos que tiveram seus Kart's quebrados.

    ResponderExcluir
  10. A pesar de que essa foi a minha primeira vitória em Campeonatos ou torneios, ao todo participei de 4 campeonatos e 4 torneios, mas nenhum completo, foram 19 corridas incluindo 5 da FKP, já estava merecendo há muito tempo, não pela minha persistência, batalha e sim pelo nível de minha pilotagem (modéstia parte que pode não ser fenomenal, mas é leal e suficientemente bom).
    Comecei a correr em uma época (1993) em que os karts indoors não existiam no Brasil, e não tinha idéia do que era correr de kart, apesar de gostar de corridas de F1 que me fazia sonhar em ser piloto, os mecânicos eram mercenários e eu tinha uma linha de pensamento muito equivocado de pilotar.
    Pensava que com a idade avançada para começar (18 anos), se eu quisesse ser piloto profissional, deveria ser fenomenal, e para isso deveria vencer logo no começo independente do carro que tivesse pilotando, e de preferência sem treinar muito, simples assim.
    Apesar do desempenho a quem do que eu queria, sempre que pensava em desistir, pipocava novas idéias de pilotagem, me fazia insistir novamente, mal sabia que o vicio da adrenalina da velocidade já estava alastrada, e nunca mais consegui parar de correr por muito tempo, se para mim dinheiro não fosse problema, eu não teria parado de correr tantas vezes desde 1993.
    Com o tempo aprendi onde estava errando, para se vencer não basta ser o mais talentoso, é necessário ser o melhor conjunto: carro x piloto x dinheiro, alem disso precisa se da técnica certa, tato, concentração, muito treino e ousadia.
    Quando disse que merecia a vitoria há muito tempo não estava de brincadeira, nunca tive oportunidade de treinar o suficiente para testar técnicas e ousar, quando tive um kart em mãos praticamente não treinava, meu kart não era dos melhores, e nunca tive um mentor para ensinar-me onde estava errando. Eu mesmo desenvolvi minha técnica aos poucos, os karts indoors me ajudaram muito, mas não foi suficiente. Tive que pesquisar e aventurar-me em treinos de carro tipo fórmula para realmente descobrir e aprender onde estava errando. Desde então fiquei mais constante e rápido como nunca antes fui, e como os karts indoors não prima por ter todos os karts com desempenho equilibrado acreditava que vencer era questão de pegar um kart bom de curva pelo menos, pois nas primeiras 3 corridas de 2011 não tive sorte, e peguei karts que não eram bons de curvas para a direita, e como a maioria das curvas é para a direita, fazia me perder velocidade na entrada e saída das principais curvas do kartódromo e conseqüentemente tempo.
    Como fica difícil comparar o desempenho dos pilotos, apenas analisando o tempo de volta de uma mesma corrida, devido à grande diferença de desempenho entre os karts, o melhor jeito é comparar com o tempo de volta mais rápido feito com o mesmo kart, quando isso é possível. Nas duas primeiras corridas do ano, fui dois décimos a meio segundo mais rápido que os outros que pilotaram o mesmo kart, mas quase 1,5 segundos mais lentos que o mais rápido com outro kart. Já nas ultimas duas corridas, fui cerca de dois décimos mais lento, e quase 2 segundos mais lento que o mais rápido com outro kart, na ultima também fui 2 décimos mais lento que o piloto que usou o mesmo kart, e 0,4 mais lento que o mais rápido com outro kart, isso quer dizer que nas ultimas duas corridas fiquei a quem do que o kart me possibilitava, mas a minha Constancia na ultima me possibilitou vencer.
    O kart que peguei não era o melhor, mas era suficientemente bom para vencer, se eu não fui melhor foi porque não me adaptei ao kart de tão acostumado com karts ruins de curva, não acertei o limite dele como devia. O resultado foi perfeito, mas não fiz a melhor corrida, nem me diverti como outras boas corridas que fiz e não venci porem como só a vitoria consagra os campeões, é muito bom vencer também. Essa vitoria só me da forças para continuar a sonhar acordado, principalmente com a ajuda da concretização do meu mais novo projeto: a revista virtual EsporteaMotor.

    ResponderExcluir
  11. Agradeço ao Fernando do A Turbo X Pantanal Racing pelo apoio financeiro tanto na revista quanto nas corridas de FKP, é com esse apoio que tem me possibilitado realizar mais um sonho. É muito bom voltar a correr, é melhor ainda vencer!

    At.
    Mauro Takashi

    ResponderExcluir