domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resumo da Segunda Etapa [T2011]

Com muita suspeita de chuva, os pilotos se reuniram no Kartódromo Ayrton Senna para a segunda etapa da temporada 2011 da FKP. Apesar das nuvens escuros e da chuva leve que caiu antes da prova, o sol abriu e a pista secou antes dos pilotos acelerarem. Com 12 pilotos inscritos mais 3 convidados, foram organizados 2 baterias.

Pela primeira vez, corria Murilo Rolim que entrava na pista para fazer dupla com Pedro Meyer. Além disso, houve sorteio do traçado para a corrida e acabou caindo um nunca utilizado, que passava pelo segundo miolo da pista, mas entrando pela ponta de baixo e formando um Z.

Bateria 01

A primeira bateria teve a expectativa de enfrentar não só a pista mais suja, mas um traçado completamente novo. Antes da corrida, fiscais de prova usaram vassouras e muito esforço, mas não adiantou. Na primeira passa dos karts, muita poeira subiu antes do trilho do traçado se formar.

Com as novas regras para formar o grid com a inversão da tabela do campeonato de pilotos, o grid de largada ficou formado dessa maneira: 01) Murilo Rolim, 02) André Magalhães, 03) Pedro Meyer, 04) Paulo Medina, 05) Rodrigo Ribeiro, 06) Fábio Ferelli, 07) Digmar (convidado).

Na corrida, não teve pra ninguém. Rodrigo Ribeiro pulou pra ponta e não foi ameaçado por ninguém até o fim. A emoção da corrida ficou na disputa pelo segundo lugar, onde Fábio Ferelli e André Magalhães disputaram de perto. Magalhães saiu na frente e perdeu, mas conseguiu recuperar numa bela ultrapassagem na entrada do Z. Infelizmente, ele acabou cometendo um erro na curva dos boxes e Ferelli consegui retomar a posição. Pa parte de trás, Rolim conseguiu perseguir Medina durante um bom tempo, mas acabou perdendo rendimento e não conseguiu ameaça-lo.

Resultado Final da Segunda Etapa
Bateria 01
 Posição. Piloto (Equipe)
01. Rodrigo Ribeiro (E2) 48.150
02. Fábio Ferelli (BBT) 49.900
03. André Magalhães (OKB) 49.780
04. Pedro Meyer (FKP1) 51.500
05. Paulo Medina (Spyke) 52.430
06. Murilo Rolim (FKP1) 52.610
07. Digmar (Convidado) 52.100

Bateria 02

Com a pista um pouco mais limpa, os pilotos alinharam para a segunda bateria. Mas, antes da corrida começar, um pouco de suspense graças a várias quebras e karts muito ruins que estavam em funcionamento. Guedes teve que trocar várias vezes e quase ficou sem, mas conseguiu ir pra pista. O grid era o seguinte: 01) André Licks, 02) Lucas Neto, 03) Eduardo lopes, 04) Edson Barbosa, 05) Diego Guedes, 06) Artur Licks, 07) Rogério (convidado) e 08) Meyer Sênior (convidado).

Na pista, a dupla da Trident monopolizou as atenções brigando do começo ao fim. Apesar de estar com o kart mais rápido, Artur não consegue superar seu irmão e acaba ficando atrás dele só conseguindo o segundo lugar. Quase no fim, que conseguiu ganhar uma posição foi Lopes, que começava a se aproximar de Neto graças a um problema no kart dele.

Resultado Final da Segunda Etapa
Bateria 02
 Posição. Piloto (Equipe)
01. André Licks (Trident) 47.340
02. Artur Licks (Trident) 47.640
03. Lucas Neto (BBT) 48.750
04. Eduardo Lopes (Spyke) 50.180
05. Diego Guedes (OKB) 50.640
06. Alberto (Convidado) 50.440
07. Edson Barbosa (E2) 50.810
08. Rogério (Convidado) 54.600

E foi isso. A próxima corrida é dia 19 de Março. Até lá!

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meus Pitacos:

    - O traçado é do caralho, aquele zigue-zague (ou Z do Zorro, heuaheuaheuaheu) é muito gostoso de se fazer.

    - Não sabia até a hora da corrida se meu kart tava bom ou não e até pensei em trocar, mas como o Diego quase ficou sem kart, não tive muita escolha.

    - A corrida foi divertida. Na largada eu tomei um susto, por que durante uns 3 segundos o motor do kart travou numa espécie de marcha lenta e não desenvolveu. Depois ele engrenou e andou direito, mas deu medo. Durante algumas voltas eu persegui André e Artur e com a briga dos dois, cheguei a tirar tempo algumas voltas. Mas ai fui atrapalhado por um retardatário e dei adeus aos dois. Tava brincando sozinho, quando o kart simplesmente começou a se recusar a fazer a curva do sol. Ele saia demais de frente, me obrigando a fazer a curva cada vez mais lenta. Por sorte, a corrida acabou por que mais umas 3 voltas e o Eduardo me alcançava.

    - Eu gosto demais de chuva, mas ainda bem que não choveu. A lama que ia formar ali no Z ia transformar a corrida num rally bizarro demais.

    - Será que a uruca saiu? Só acredito depois de umas 3 corridas... =X

    E é isso. :)

    ResponderExcluir
  3. Pra mim a corrida serviu mais uma vez como um grande aprendizado. No sorteio fiquei pra segunda bateria, o que serviu para observar como fariam o até então inédito Z do zorro (boa lucas), deu pra observar também o kart que eu ia correr que estava sob o comando do Fereli.
    Enfim, após o termino da primeira bateria eu já sabia que o kart não estava rendendo, estava fraco de subida, pensei em trocar o kart logo na saída, mas os reservas imediatos eram uma incógnita pois não tinham sido usados na 1ª bateria, como o Fereli se saiu bem mesmo com um kart ruim, resolvi arriscar.
    Na largada consegui passar o Lucas ficando atrás do André mas quando cheguei na ferradura vi que era quase impossivel faze-la, o kart não virava pra direita de jeito nenhum. logo fui ultrapassado pelo arthur, e não muito depois pelo Lucas. detalhe o kart tava com preguiça de fazer a subida também...
    Daí então meu desafio foi achar um jeito de fazer a ferradura sem perder muito tempo, após um passeio pela grama me adaptei ao carro e a curva :D
    Como o Diego estava com problemas ainda maiores no kart dele não teve a oportunidade de chegar... ai vi pelo "retrovisor" a disputa dele e do alberto...
    Mas apesar de tudo isso o que mais me deixou satisfeito foi ver que consegui evoluir um pouco mesmo em meio a adversidades de pegar um kart problematico. Minha volta mais rápida foi apenas 0.280 mais lenta que a do Fereli na 1ª bateria que estava com o mesmo kart e no tempo total de corrida fiquei apenas 1 segundo acima dele, o que para um estreante como eu com certeza eh um bom resultado.

    Enfim que venham as próximas corridas e o próximos desafios...

    Quem sabe na próxima num cai uma chuvinha pra eu debutar..... rsrsrsrs

    Até a proxima!

    ResponderExcluir
  4. só mais uma coisinha...

    Na tabela do campeonato a Spyke aparece com 10 pontos..
    Na verdade temos 8, 2 da primeira etapa e 6 da segunda... Podia ser 10 mesmo...
    Mas o certo é o certo.

    ResponderExcluir
  5. Tá arrumado Eduardo. Arrumei também a pontuação da BBT e da Trident, o Lucas tava robando pra BBT. Hauhauhauhau!
    Minha corrida foi divertida, mas achei que ia correr sozinho sem ameaças, já que o kart 12 tinha andado a passos largos na B1. Mas já nas primeiras voltas o Artur me ultrapassou, por sorte consegui devolver. Trocamos de posição mais 3 vezes, até que consertei a parte que eu estava errando e o Artur não conseguiu mais tentar ultrapassagens.

    Enfim, foi bom voltar a vencer depois de 8 etapas sem pisar no lugar mais alto. A minha zica acho que saiu Lucas! Hauhauhauha.

    ResponderExcluir
  6. Eu já disse, NÃO CONFIEM NA MINHA MATEMÁTICA!

    Agora ta tudo certo por lá, valeu por notar André e Eduardo. :)

    ResponderExcluir
  7. Bom... a segunda etapa foi boa para alguns e péssima para outros.
    Os karts estão mto desiguais o q acaba sendo um pouco injusto. Não eh em defesa nem em contra d ninguém, mas quem pegar aquele kart turbinho vai ganhar a corrida, o q acaba ficando sem graça pois sempre será previsível.
    Como ja falaram antes pra tirar aquele kart, ai falaram q nao dá pq mudam a gravata, mas o Titi sempre sabe qual eh o kart turbo, tnt eh q sugeriram pro novato o kart 12.
    Tanto é que na corrida posterior ao campeonato quem pegou o 12 ganhou.
    Então acaba ficando pela sorte do piloto. E se o piloto na temporada inteira não conseguir pegar o kart turbo? E se as mesmas pessoas sempre pegarem o atualmente 12?
    Acho q deveriam tirá-lo pq, como eu disse, fica chato e previsível.

    Outra coisa q eu queria sugerir, não sou piloto, mas sugestões qlq pessoa pode dar, acho q deveriam tirar os convidados, ou pelo menos limitar um por bateria. Ano passado tava d boa, a maioria dos karts ainda eram bons. Agora, q os karts estão em sua maioria ruins, os pilotos ficam dependendo d karts reservas, q pra falar a verdade não tinha um kart reserva decente, tnt é q o Barbosa e o Diego foram prejudicados pois haviam karts, não bons, mas relativamente melhores q os q eles estavam, na pista com os convidados.
    Assim como os André's foram prejudicados na primeira etapa, o Barbosa e o Diego tb foram. Tinham karts reservas dessa vez? Sim, mas com embreagem quebrada, pneu furado ou murcho, sei lá.
    Resumindo... os karts estão ruins, quem pegar kart bom vai ganhar, ou seja, não está sendo disputa d no braço e sim somente da sorte dos pilotos.
    Lamentável!

    Desculpe pelo meu desabafo, mas é q acho R$60,00 mto caro pra uma pessoa pagar e não conseguir andar num kart decento ou q pelo menos faça curva.
    Ah Granja Viana e Interlagos, q saudade d vcs!! ahahuahua

    ResponderExcluir
  8. Cara Kassy cinegrafista da FKP,

    Huahauhauhau!
    A vaga de convidado é nossa forma de incentivo para novos pilotos. Talvez se limitarmos as vagas perderemos pilotos, ou poderíamos criar uma disputa pela vaga que poderia valorizar a idéia do convidado.
    Acho que poderia ocorrer os dois efeitos. Podemos levar a votação aqui no blog ou na próxima etapa a idéia.

    Quanto ao estado dos karts, temos várias considerações:

    1 - Não adianta reclamar, não vai mudar, só se todo mundo mudar pra São Paulo, ou alguém quer voltar a correr no Speed? Nos tempos do Di Cola era melhor com certeza, mas isso não temos mais e nem teremos num futuro próximo. O gestor é inflexível e todos sabemos. Infelizmente não há concorrência, e quando há monopólio a coisa fica à vontade do rei.

    2 - O fator de diferença dos karts eu até gosto. A FKP não é parelha em nível de pilotagem, temos muitos pilotos que estão ainda em evolução, e às vezes a sorte favorece algum piloto que pode brigar pela ponta e se divertir bastante. Ainda por isso incluímos os descartes de pontuação, já sabendo o que nos esperava nas pistas. Estamos nos adaptando ao serviço já que o serviço nunca vai se adaptar a nós. Não acho que um kart sempre mais rápido deixe a coisa previsível, penso pelo contrário, deixa imprevisível. Lógico que quando um piloto competente pega o kart rápido é bem provável que ganhe, mas se este kart cai na mão de um piloto que está começando a história pode ser diferente.

    3 – Quanto as quebras, isso sim eu acho ruim, mas não podemos fazer nada novamente. Me deixa irritado sim furar um pneu quando estava brigando pra me manter na zona de pontuação, e como já disse e repito, o divertido não é vencer e sim brigar por posições na pista, mas eu não vou trazer um jogo de pneu de casa, pois só assim nós garantiríamos a qualidade dos pneus.

    4 – Na última corrida só tínhamos 3 motores revisados, por isso tamanha diferença. Os karts estão no nível crítico de desempenho, mas acredito que para a próxima a coisa será diferente.

    Todos sonhamos com o respeito e a qualidade dos serviços de São Paulo, como da Granja que você apaixonado pela pista e pelos karts, todos ficamos indignados com as trapalhadas dos bandeiras, os pneus furados, karts que não fazem curva, grids montados errados, motores que não andam e etc. mas já reclamamos, batemos o pé e não resolveu, só sobra fazer um motim e tomar a administração a força como no Egito e na Líbia.

    O dia de karts parelhos, “trocentos” reservas e serviços competentes ainda virá, mas por agora o jeito é contabilizar os descartes, pensar no campeonato a longo prazo.

    ResponderExcluir
  9. minha corrida foi lamentável!! primeiro fui colocado no local errado do grid!! sai em sexto! mais como jah tive a demora de trocar de 3 karts não quis ocupar mais tempo!

    keria ter corrido com tudo naquele traçado novo!! infelizmente meu terceiro kart não deixou! ai ki fico pensando! deveria ter ficado com o primeiro? deveria ter ido com a embreagem quebrada? (pelo menos fazia curva uhASHUSAHU)a esticada de corrente frouxa do primeiro kart afetou o desempenho? bem não sei qual a resposta!

    eu sei ki motores parelhos são praticamente impossíveis na nossa realidade!!

    mas como foi me informado no kartodromo com a frase! "não aceito reclamações", me deixa um pouco chateado!

    gostaria mto de estar falando!! tive disputas mto boas!! independente da posição!! falo novamente não estou chateado com o resultado final! afinal temos mtas etapas e temos o descarte!

    mais estou realmente triste em pegar karts de banco quebrado, motores em mau estado, karts enferrujados, mal alinhados, pedais tortos, e sem prévia manutenção! dependendo da "sorte" para saber se irá se divertir ou não!

    porém não irei só meter o pau tbem! pois a agilidade para limpar o traçado ajudou na nossa disputa!! assim como finalmente tivemos as bandeiras azuis na corrida!! que foi mto importante pra não atrapalhar quem estava brigando por posição!!

    como André falou! acho que não adianta reclamar! infelizmente estamos todos dependendo da sorte para próxima corrida tbem!! e que a sorte esteja com todos sauHUSHAUHSUHSA

    as regras do nosso campeonato está adaptado aos problemas do indoor!! mas o indoor não está adaptado para o nosso campeonato! isso é triste!

    OBS: estava eu pensando!
    pensando na qualidade do nosso campeonato! quem se dispõem em dar uma ajuda na manutenção alguns dias antes ou um dia antes! da etapa do campeonato? ajudar a alinhar! ver pedais! banco! coisas que não exigem mto conhecimento de motor! pneus!! poderiamos pedir autorização para ajudar em coisas básicas! se tivermos umas 5 pessoas já ajudará bastante! ou vcs acham ki isso fica fora de nosso ideal?

    obs2: não estou falando pra gente tirar dinhero do bolso para por nos karts indoor! mais sim ajudar no que der para ajudar!

    ResponderExcluir
  10. A condição dos karts nuncam foram mto próximos, o Lukaz, O Barbosa, e até eu quem Diga.

    Teve corrida, que o Barbosa trocou de kart 3 vezes, por quebra de alguma coisas, situações que correu sem roda.. ou acelerando na mão.

    Não é de hj que vem prejudicando, mais é o que temos e o sorteio deixa pela sorte, não por conhecimento ou sempre correndo e pegando um bom kart.

    Na primeira corrida, o Ferelli pegou um kart que tinha 2 pneus diandeiros zerados e do amarelo ainda e disparou na frente. Enfim.

    A definição dos karts estão na sorte, nao adianta nem tirar os convidados do sortei, sendo q msm assim pode acontecer de nenhum kart bom cair em nossas mão e ir pra um convidado.

    E o pior que com a disgraça de alguns acaba que equilibra mesmo.

    O Barbosa, não alcança direito o acelerador em nenhum carro, sempre se estica demais pra correr.. e está ai brincando..

    Eu tbm fico mto chatiado com a diferença dos karts, na corrida msm comentei, q se todos os karts fossem igual ao 12 (não q ele esteja a maravilha) a corrida seria de lasca...

    O comentário do gestor é lamentável, não interessa oq ela faz e etc, nós somos cliente e sempre iremos cobrar por melhorias, as reclamações ele só tem q escutar e se for um bom gestor resolver oq estiver ao alcance dele. Mas enfim, acredito que ele tenha falado brincando.. não a sério.

    Sobre a corrida, eu soh fiz o dever de casa... o kart superior aos outros, um pouco de sorte na largada... eu fui embora...

    Oq me da raiva é o André Licks bater 0.8 no meu tempo com o msm kart.. heuheuheu

    ResponderExcluir
  11. Huahuah...to rindo aqui do Lucas "roubando" pra BBT...não deu em Lucas, bem q tentamos...kkkkk
    Agora q já descobriram vou entregar q ta faltando 1 ponto pro Rodrigo tb, ele que fez a melhor volta, não o Magalhães. heheheh

    Falando da minha corrida, gostei muito do traçado, achei o mais fera até agora para o indoor. O kart não estava aquelas coisas, ali na subida ele morria mesmo como disse o Edu.
    Na 1ª volta consegui ir para 3º e fui pra cima do Magalhães, q andou muito e fizemos uma bela disputa, gostei de ver, passei e fui passado, andamos lado a lado, espaço acabou quase rodei, cheguei de novo e consegui passar por dentro na descida e espaço acabou de novo, mais agora pro Magalhães, muito sangue frio e disputa na veia, valeu fera, valeu a pena.
    Depois disso o lance foi garantir o 2º lugar, já q não tinha como chegar no Rodrigo, que tb mandou bem e garantiu a vitória. Ahh Rodrigo, na 2ª bateria a pista devia estar em melhores condições, a diferença é menor, em torno de uns meio segundo...heaehehehae

    A B2 foi muito boa de assistir, um belo pega dos Licks, essa dupla arrebenta. Agora o Diegão em véio...ta duro cara...acelera pow...ahuehueahueah (zuera...rss)

    A kassy me ligou os fatos num lance qdo escreveu: "...se o piloto na temporada inteira não conseguir pegar o kart turbo?".
    Nas minhas corridas online, se o MOD tiver 6 marcas com rendimento diferente, o piloto monta sua estratégia em cima de todos carros e cada corrida ele usa 1 marca sem poder poder repetir, quer dizer, repete pq são 12 corridas, então usa 2 vezes o mesmo carro e acaba andando com todos, os ruins e os bons.
    Aqui teria como a gente fazer assim, temos 13 corridas, sorteia em 1 e no resto a organização poderia definir os karts de cada piloto para cada corrida, sem repetir kart/piloto. Só podendo trocar por falha mecanica que impossibilite o piloto de ir pra corrida, tb pedir para o kartódromo não trocar as gravatas. Acho q dá para amadurecer essa idéia e colocar todos em condições mais parecidas para o campeonato, todos correndo com todos os karts, mesmo q as condições dos pneus mude, mais ainda será o mesmo motor e chassi.


    Bora pra próxima.

    ResponderExcluir
  12. Vou bancar o chato agora, mas pra resolver a maioria desses problemas basta mudar pra... ESCOLHA INVERTIDA DOS KARTS!

    Previsível, eu sei, mas não poderia deixar passar.

    O caso é que os kart estão cada vez piores faz muito tempo. Agora só entrou num ponto crítico por que pegamos alguns revisados e outros acabados, o que aumentou ainda mais a diferença entre eles. Então vou refazer minha sugestão de escolha de kart de novo, por que (sempre vou achar) essa uma opção mais justa, que vai equilibrar mais o campeonato.

    ESCOLHA DE KARTS
    - Não há mais sorteio para os karts.
    - Antes de irem pra pista, os pilotos irão escolher seus karts, baseado na ordem INVERSA da tabela do campeonato, começando pelo último e terminando pelo primeiro.
    - Caso haja 2 baterias ou mais, esse padrão se mantém, pulando pilotos que não estiverem naquela bateria.
    - Pilotos novatos entram com 0 pontos, então automaticamente tem a chance de escolher bons karts pra primeira corrida.
    - No caso de convidados, eles sempre escolherão os karts por último.
    - No caso de necessidade ou escolha para troca de kart, o piloto deve dar 1 volta com o kart que escolheu e depois disso voltar aos boxes e escolher qualquer kart ainda disponível para a corrida.
    - Volta a tomada de tempo normal.

    Mesmo não tendo certeza quais são os karts bons ou ruins, sempre há algumas coisas que podem ajudar um piloto. Karts revisados, pneus bons, bancos inteiros... e por ai vai.

    Enfim, fica pra sempre a sugestão que eu sempre vou defender.

    ResponderExcluir
  13. E o Lucas levanta sua bandeira de novo! Huahuahuahua.

    Vai pra votação então, vou abrir um tópico na quinta, até lá vou deixar as sugestões aparecerem.

    Olhando nossos irmãos da KAM, eles utilizam um sistema que funciona bem, que é de inverter os karts na segunda bateria, mas eles fazem 2 baterias numa mesma etapa, então o último pega o kart do primeiro no mesmo dia de corrida.

    Adaptando para nós, poderíamos fazer assim:
    - Após a etapa, registramos as posições que os karts chegaram;
    - Na etapa seguinte, após a divisão de baterias, o pior colocado no cameponato pega o kart que chegou em primeiro naquela bateria (se o piloto esta na B1 vai ser o kart que ganhou a B1) e assim sucessivamente;
    - Ou podemos registrar o melhor tempo que cada kart fez na última etapa, e formamos os dois grids utilizando esta tabela de tempos, assim o pole de cada bateria pegaria o mesmo kart (o mais rápido) e segue sucessivamente;

    O problema destas sugestões é que os karts mudam de cada etapa, e eu prefiro mudar para a sugestão do Lucas caso mudemos.

    E por fim, esqueçam essa de pedir qualquer coisa pro kartodromo!

    ResponderExcluir
  14. Adicionado ao art. 17 os parágrafos 1º e 2º conforme votamos na etapa 2

    ResponderExcluir
  15. Eu prefiro deixar pela sorte!
    Acho q controlar os karts mais rapidos para depois inverter é meio impossível, e como nossos intervalos de corridas são longos, provavelmente a condição do kart não estará igual a corrida anterior. (Se fosse igual a KAM, logo depois correr.. até equilibraria)

    Deixar pra escolher, complica pra quem vai pouco ao kartodromo e não conhece os karts (eu por exemplo, nunca sei das condições dos karts)

    Eu ainda prefiro a sorte, pq de outras maneiras acaba que alguem se favorece em algum ponto em cima dos outros.. e sorte é sorte.

    Agora, oq agente pode fazer (qnd tiver condições) é uma conversa franca com o mecânico pra saber os karts com maior diferença de rendimento entre eles, tanto pra melhor, como para pior. Esses karts, tirariamos do sorteio...

    Outra sugestão, é sortear os karts reservas longe dos pilotos, pois ja fica aquele alvoroço e nego correndo pra voltar e pegar um kart bom, quem sabe um sorteio após os pilotos irem se preparar para a corrida?

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda acho q o melhor seria todos correrem em todos os karts, cada corrida com 1 kart diferente e tem q parar isso de troca por kart reserva pq o outro é melhor, só podendo trocar se o kart q o piloto usaria nao conseguir alinhar mesmooo.

    ResponderExcluir
  17. bem! melhor ainda! larga mao de kart i vamo corre de bicicleta AHUSHUSAHUSAUHSA kd uma leva a sua ASHUHSUAHUSAUHSAhusA akilo ta virando carrinhos igual os de tres lagoas ushaUHSAHUSAHU

    ResponderExcluir
  18. autoraaaaaaamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa \o/
    60 reais da mtas horas de autorama asHUHSAUHUASHUASHUASHUAS

    ResponderExcluir