terça-feira, 23 de março de 2010

Comunicado de Desligamento da TOLento Racing

Segue na integra o comunicado recebido da TOLento Racing após a quarta etapa.

"Como Dono, Dirigente e Piloto da TOLento Racing, e com muito pesar, além de um misto de frustração, tristeza e impotência, que venho através desta, informar que a partir da data de hoje (21/03/2010), a TOLento Racing está encerrando por tempo indeterminado as suas atividades junto a FKP. Esse desligamento se deve a motivos materiais, financeiros e pessoais. Após apenas quatro etapas do calendário da FKP, das quais a TOLento pode participar de apenas duas, ainda assim com muitas dificuldades, a melhor decisão tomada foi a acima citada. Assumo desde já parte do erro por não conseguir colocar o time no grid. Porém aproveito o espaço para deixar alguns apontamentos que na visão da TOLento Racing visariam a participação de mais pilotos no campeonato da FKP e não a exclusão deles.

1- Mesmo tendo lido, concordado e assinado o regulamento, peço uma reflexão para a temporada de 2011 à respeito da questão do lastro. Pois, assim como se dá através desta carta, a saída da TOLento não foi a única perda, da FKP para a temporada 2010. O atual campeão da FKP, Deivis Monteiro não participou de nenhuma das etapas até então realizadas devido a necessidade de um lastro de pelo menos 15kg, sendo que o kartódromo, mesmo prometendo os mesmos, ainda não efetuou a instalação de tais lastros. Há de se concordar que a arrumação por conta do própio piloto de um peso excessivo torna-se praticamente impossível, devido ao espaço para colocação de tal peso no kart. Como exemplo, temos as tentativas frustradas da primeira e segunda etapa da TOLento Racing. Diminuir o peso mínimo? Divisão de categorias por peso? Não sei. Fica apenas o pedido de reflexão.

2- Nas corridas realizadas no circuito indoor, tal dificuldade fica ainda mais gritante. Adaptar peso tamanho em um espaço minúsculo, e com recursos financeiros escassos realmente torna-se impossível.

3- Buscar condições que possam agregar, e não desagregar, cada vez mais pilotos para as corridas da FKP.

Aproveito ainda o espaço, para agradecer todos os momentos passados juntos aos outros participantes da FKP, e para dizer, que este apaixonado pela velocidade embora hoje se sinta frustrado, espera ainda muito em breve, fazer parte da FKP novamente. Deixo ainda aberto o espaço para comunicação, ficando a disposição para qualquer ajuda, opinião, ou simples contato, de qualquer membro. Meus sinceros agradecimentos.

Grato desde já."

31 comentários:

  1. Gustavo e demais pilotos,

    Vou responder as suas perguntas em nome da FKP levando em consideração o que foi discutido na reunião do final do ano passado.

    1 - A categoria por peso foi uma idéia defendida por mim, mas fui vencido. Hoje, com o grid reduzido que temos, sou totalmente contra a divisão por categorias, e até irei propor no final do ano aumentar para 80kg. Teríamos duas categorias com meia dúzia ou menos.

    2 - A questão de espaço não é problema quando se utiliza pesos sem improviso, mas como você bem observou, os pesos são muito caros, e se quiséssemos e pudéssemos torrar grana estaríamos no profissional e não no indoor. "Sinuca de bico". Detalhe, meu irmão só está correndo porque não precisou de lastro, ou corre com o meu emprestado, pois ele reclamou que os leves gastaríam dinheiro a mais que os pesados, e bem mais.

    3 - Quanto a agregação, a idéia do lastro foi justamente para manter nossos pilotos em pé de igualdade, para que não perdessemos nossos pilotos mais pesados, que perdem muito rendimento com a diferença de peso.

    Então ficamos em uma "sinuca de bico". Como podemos resolver este impasse? Dividir em categorias não dá porque são poucos pilotos e tirar o lastro não dá porque é injusto com os mais pesados.

    Tenho duas idéias simples.
    Fazemos um levantamento de quanto de lastro precisaríamos para todos os pilotos inscritos, incluindo os que já adiquiriram seus lastros, e o custo destes.

    A primeira idéia seria comprar o lastro pela FKP, com nosso caixinha que seria utilizado para a câmera. O lastro pertenceria a FKP e o piloto seria responsável pela sua conservação e manutenção.

    A segunda idéia, que gosto mais, seria dividir o custo por todos os pilotos inscritos, cada um colaborar com sua parte, e ainda serviria como nossa primeira campanha. Beneficiamos nosso campeonato, deixamos justos os custos para todos, e agregamos mais pilotos.

    Agora que já experimentei na pista, não tenho mais medo do lastro, sou militante da justiça do peso! Hehehhe!

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  2. 1 - O lastro de peso é necessário. Qualquar competição em kart, leva-se em conta o fator peso.
    - O kartodromo está próximo de disponibilizar os lastros, acho que sua saída foi precipitada.
    - O Deivis Monteiro, participou e concordou com o lastro de peso durante a reunião, de qualquer maneira se o único problema
    for realmente o lastro de peso, fico aqui à disposição dele para ajudar e/ou comprar os lastros pra ele.
    - Vários pilotos estão usando o lastro, fato esse que comprova que não é impossivel o uso dos mesmos. (Sim entendo que no
    seu caso é muito peso)
    - Quanto a diminuir o peso, também sou contra, eu fui dos poucos em que votei por 80Kg, apesar de nosso peso médio da epoca
    realmente ser de 75Kg, indiferente os "pesadinhos" sairiam em desvantamtagem. Por vafor NOTEM que os "pesadinhos" são maioria.

    2 - O valor de fato é pesado igual ao lastro, isso não se discute. Porém esse gasto é único, e várias lojas fazem o parcelamento
    desse preço. Se tivesse um lastro de peso mais adequado como o do André Licks e o Arthurs Licks, espaço no indoor não seria
    problema. No indoor as diferenças de pesos são mais gritantes quanto ao tempo em relação aos "pesadinhos". Impossivel a retirada
    do lastro para indoor.
    - Note que toda e qualquer regra adicionada no campeonato, foi para manter a competitividade e nivelamento,
    todo final de ano, temos reunião no qual decidimos e estudamos todas as medidas, isso não impede ao longo do campeonato, enviar
    idéias a comissão para analisarmos e quem sabe adotarmos.


    3 - Concordo com você, mais para buscar o nível que nós(maioria) pretendemos, o custo mais baixo é esse. Quem realmente gosta, faz uma forcinha
    e participa com agente do campeonato, faz uma forcinha para tal. Queremos crescer?Sim! Agregar cada vez mais competidores? Sim! Mais também queremos
    manter tal nível.

    Enfim, é com muito pesar que entendo sua saída. Não concordo em a FKP ter que comprar esses lastros, isso é responsabilidade
    de cada piloto, não temos uma segurança que o número de piloto irá se manter e não perder dinheiro com os lastros. A ultima corrida
    tivemos 12 pilotos, e apenas 3 precisaram de utilizar lastros (Contanto o Gustavo q nao correu seria 4). Enfim se contabilizar
    todos, os "leves" são minoria. EU, pessoalmente, topo uma vaquinha com quem estiver interessado em comprar os lastros para
    quem não tem condições, mais desde já, fique ciente de sua participação e comprometimento juntamente a FKP.

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  3. Pessoal, conversei com o Fabio di Cola hoje (quarta-feira), ele falou que já está com os suportes para os lastros, só falta fazer os pesos com chumbo. Acredito q para a próxima etapa nossa ja vai ter os lastros, visto q a primeira etapa do estadual é dia 25/04, 1 semnana depois da nossa etapa. E no estadual vai ter peso mínimo também, 75kg.
    Mudando de assunto, no estadual n vai ter separaçao por categorias mais, vai ser tudo junto e misturado...huahuhe
    muito bom.
    Valeu ae galera

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  4. Assim como acorreu, eu já esperava por esse bombardeio de criticas a respeito do meu desligamento da FKP. Pois bem, utilizarei o espaço para me defender das mesmas.

    André: 1- O grid está reduzido sim, e acho que a ideia da diminuição do peso ajudaria nessa questão, considerando o fato de que só aceitei o desafio dos 75kg levado pela emoção. Tanto é verdadeiro o fato que após quatro etapas, e colocando a razão no lugar da emoção como deveria ter feito antes do inicio da temporada, percebi que seria impossivel correr com tamanhas improvisações como foram feitas na primeira e segunda etapas, chegando a arriscar-me e arriscar os companheiros de FKP. Particularmente eu prefiro duas baterias, com seis pilotos, do que uma com apenas onze pilotos.
    2- Você se contradiz ao dizer: “A questão de espaço não é problema quando se utiliza pesos sem improviso.” Não, não somos profissionais, e o kartadromo indoor não oferece lastros(fato que eu mesmo comprovei), o que mostra que qualquer lastro colocado torna-se improviso. Fato.
    3- A divisão de categorias resolveria tal “sinuca de bico”, pois como já citei neste texto, duas baterias com seis pilotos, somam mais que uma unica com onze pilotos. Além de que a não necessidade de tanto peso, poderia evitar a saída dos “magrinhos”, e trazer outros, que não participam, e não excluiria os “gordinhos.” E melhor que isso, não traria gastos desnecessários a parte nenhuma.

    Edson Rodrigo: 1- Em nenhum momento fui contra o uso do lastro.
    - Desde a primeira etapa essa “novela” de instalação dos lastros vem se arrastando. Por hora, fiz o que achei necessário.
    - A não participação do piloto D. Monteiro, foi citada apenas como exemplo. Ele deve ter seus propios motivos para não participar. A questão do peso, deve ser apenas um desses motivos.
    - Nenhum deles necessita de tamanha adaptação, então comentários a respeito disso são desnecessarios.
    - A questão do peso minimo volto a repetir se resolveria com a divisão das baterias por peso, e não excluiria ninguem.
    2- Batendo na tecla mais uma vez a divisão por peso, já deixaria as coisas mais niveladas. Volto a dizer que não sou contra o uso do lastro. Apenas decidi não arriscar-me, nem colocar em perigo os companheiros de FKP, como ocorreu na primeira e segunda etapas do ano.
    3- Defendo que a questão não seria: “Quem realmente gosta, faz uma forcinha...” E sim: Quem realmente pode e tem condições, no caso, financeiras, faz uma forcinha. Como já citado existem outras maneiras de nivelar a disputa. Ajudar uns e dificultar para outros não é agregar. E com tamanho nivel de dificuldade para conseguir ingressar na FKP, fica dificil crescer.

    A todos gostaria de dizer que enquanto estava participando do campeonato, fiz o maximo que pude para manter a disputa no mais alto nivel possivel. Não tendo mais condições para tal, prefiro me retirar, do que atrapalhar.
    Não acho que seja de responsabilidade da FKP adquirir os lastros, tendo em consideração que poucos pilotos o utilizam. Mais uma vez me coloco a disposição para qualquer contato. Ficam registrados novamente meus agradecimentos, as idéias para que a FKP se torne melhor e mais justa para todos e não apenas para alguns, e a vontade, de voltar a fazer parte do grid o mais breve possivel.

    Gustavo Almeida de Oliveira.

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  5. Fábio, mudou o calendário do estadual?

    Gustavo, sua idéia de duas baterias por peso seria dividir os pilotos por faixa de peso mas todos competirem o mesmo campeonato?

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  6. André:
    Seria o mais justo. E não haveria a necessidade de dois campeonatos.
    Dividir os pilotos ao invés de sorteio por peso. Ou estipular um peso minimo. Uma bateria com os que tem entre 65kg e 80kg, e outra para os com mais de 80kg, por exemplo.

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  7. Gustavo, até agora por motivo único de lastro, que chegou até a nós, só tem a sua desistência. Segundo o SENSO(2004) do IBGE, o peso médio do brasileiro é de 70,6kg, veja que o peso de corte da FKP não está nada muito acima.(Só o peso de corte...hauhauha)

    Tivemos a idéia na reunião em fazer duas baterias, com divisão de peso, não me lembro ao certo os rumos da discussão, porém tenho quase certeza que na época, não havia números suficientes de pilotos que satisfaziam as margens de peso e conseguissemos números minimos para bateria.

    Ex, hoje aplicando isso, seriam 4 "levinhos", você, os Licks e o Ferelli.
    Esse ano, não tivemos condições em dividir bateria em quesito peso, e continuamos sem a mesma. Pois seriam 1 bateria de 8 integrantes e outra com 4 integrantes.
    Outro ponto, é o ponto para volta + rápida, é injusto comparar voltas rápidas em diferenças gritantes de pesos.

    A idéia é boa? Sim! Desde que tenhamos números necessários.

    Novamente, o kartodromo está a poucos passos em disponibilizar os lastros, quem sabe vc não reveja sua decisão? Apesar de ainda o problema continuar no Indoor.

    Tudo tem seu ponto negativo, o que estamos tentando mostrar, que esse sistema proposto não se adequa, pelo menos agora e quando foi estudado para a FKP. A maioria das desistências, começaram com o valor do Kartodromo e não dos lastros. Por isso acho que nesse caso, vc está em nome da minuria de 1 só. Resolver o problema de lastro, que é um gasto único anual, acredito que não surgeria efeito (em grande número) para quem está sem condições financeiras.

    Quando formos discutir a nossa organização, você sera convidado a defender os "levinhos", rss, nessa reunião que seria bom todos saberem o seu ponto de vista.

    Abs,


    OBS.: A única critica quanto a sua saída, que eu fiz, foi em achar precipitada. Demais assuntos aqui debatidos, foram apenar para lhe explicar a viabilidade do que você está apresentando como idéia.

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  8. Off topic - Mudou André, o Estadual vai começar dia 25/04, nao vai mais ter separação por idade e o peso minimo é 75kg, ou seja, nunca mais entraremos na pista sem lastro, pelo menos eu, nem de brincadeira...rss

    Cara, estou tão viciado q vou propor voltar a quinta etapa pro dia 11, o q vcs acham??? rsss

    Ahhh, eles cancelaram pq vai ter etapa em ponta porã no dia 11, taça n sei o q, n faz parte do campeonato mais todos pilotos vao la correr.
    Se nao rolar corrida nossa e o povo animar em montar uma caravana para assistir, eu to dentro, dividimos gasolina e bora pra fronteira.

    Abraços

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  9. http://www.fkprimos.com.br/2010/03/novo-calendario-definido.html#comments

    Vai lá, André. Processo neles!

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  10. Rodrigo: Quando uso a palavra critica não estou querendo usa-la no sentido pejorativo, e sim esse da discussão saudavel, como vem acontecendo.
    Se a media brasileira é de 70kg por que a da da FKP é maior? Não somos todos brasileiros?

    Concordo contigo que o valor do kartodromo atrapalha. Agora some a isso a dificuldade de arrumação do lastro. Dificuldade x2! Só alguem levado pela emoção e não pela razão aceitaria o desafio, como eu fiz. Além de, como já disse no comentario anterior, não ser uma ideia nem um pouco agregadora e atrativa para quem busca participar da FKP.

    Quanto a aqueles que estão acima do peso, mil desculpas, mas eu tento me manter em forma, e me sinto penalizado por isso.

    Não tendo o lastro, ou peso suficiente para correr no indoor, eu estaria fora de cinco etapas, que a 12 pontos por vitoria representariam 60 pontos a menos na classificação. Sinceramente não vejo nivelamento algum nisso.

    Os poucos passos para instalação do lastro no kartodromo se arrastam desde janeiro, na primeira etapa, quando tal promessa foi feita. Não da pra contar com “Ovo no...” , infelizmente.

    Sou minoria e ao que tudo indica, voto vencido. Vou continuar na esperança de voltar ainda esse ano ao grid. Por enquanto só na esperança...

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  11. Gustavo, vamos achar alguma solução, acho os lastros não vão demorar a sair com o estadual chegando ai.

    Mudando de assunto, VOU METER A CANETA NELES! Vou fazer um novo tópico para votarmos a volta para o dia 11, sou a favor também, mas antes disso vou confirmar as outras datas.

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  12. Boa André.
    Gustavo, se rolar 2 baterias e a gente n cair na mesma, vc poderá usar os meus.
    Abraços aee

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  13. O peso de corte da FKP não é a média brasileira pq não é o campeonato brasileiro....rssss
    O peso de 75kg, é a média de peso dos pilotos inscritos para o campeonato de 2010.

    No seu caso, o peso leve não é em relação a saúde e sim a altura... uahauhuahuhauhua

    Agora, não sei da sua vida financeira, dos seus gastos e longe de mim em dizer como gastar seu dinheiro, mais o peso do lastro saiu tão caro assim que a sua ausência em 2 corridas não foi possível a compra deles?

    Quanto ao lastro do kartodromo, concordo que isso ja vem se arrastando, mais como o A. Licks disse, eles vão organizar o campeonato estadual e precisarão dos pesos, então após a primeira etapa do estadual, provavelmente os lastros estarão disponiveis.

    Abs

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  14. hauhauuahuha, nao entendi essa, pq teve q frisar que eram os lastros????

    kkkkkkk

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  15. bom ainda falta o indoor... com 60 pontos de desvantagens eu to fora! Se o campeonato preza pelo nivelamento, tem que ser para todos e naum para alguns apenas.
    Fabio... eu preciso de 15kg! Acho q o seu lastro naum chega a tudo isso.
    E realmente não Rodrigo, no momento eu não tenho um misero centavo pra investir em lastro. Ou eu corro ou arrumo lastro!

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  16. Gustavo, o campeonato dificilmente um dia agradara a todos, o que tentamos é agradar a maioria. Eu já fiquei infeliz com medidas no campeonato, mais coloquei a vontade e "paixão" na frene, não deixei de participar por isso.

    No nosso entendimento, a organização caminha para o nivelamento do campeonato (quanto a disputa em pista).

    Se chegasse ao conhecimento da FKP, que a maioria dos participantes estão desistindo por preço, talvez teria mudado todo o rumo do campeonato.

    TODOS foram chamados para a reunião em que decidimos a organização, alguns compareceram e ficaram de acordo(e alguns nao estão participando), outros tiveram problemas financeiros que impediu a participação. Claro que se o custo fosse mais baixo o leque de participação "aumentaria", mais td q foi decidido foi visando as condições atuais de quem estava inscrito no campeonato na época.

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  17. Concordo Rodrigo, quando vc diz que é dificil agradar a todos. E que as vezes temos que colocar a paixão a frente.

    Porém isso não deve nos cegar quando a novas ideias, principalmente se essas se mostrarem capazes de trazer mais participantes, ao invés de afasta-los.

    E tambem acredito que o nivelamento, tem de existir dentro e fora da pista. Como alguem que fica impossibilitado de ganhar até 60 pontos está nivelado com outro competidor? Não tem lógica. Nivelar é dar as mesmas condições para todos. O que não está acontecendo.

    Quanto a reunião que decidiu as regras, A TOLento ainda não estava inscrita, portanto, não tive a possibilidade de dar a minha opinão a respeito das regras, e sim unica e exclusivamete aceita-las para participar.

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  18. Para ajudar a entender a cena, Gustavo, leia este documento http://docs.google.com/Doc?docid=0AYITWInyZKTZZGNuNWtxejVfNWRod2t3d2pt&hl=en
    Ele tem tudo que foi discutido na reunião, todas as idéias propostas.
    Este ano faremos novamente o caldeirão de idéias e possivelmente uma nova reunião. Como o Edson Rodrigo falou, e você verá na pauta da reunião, são idéias já discutidas.
    Vamos guardar sua reclamação, e com certeza iremos considerar. Mas é importante que cada pessoa vá na reunião defender sua idéia e votar. Pra se ter uma idéia, o campeonato com lastro venceu a divisão de campeonatos por peso por 4 votos a 3. Uma pessoa já faria diferença.

    E nivelar não é dar as mesmas condições para todos e sim deixar todos em iguais condições, há uma pequena diferença. No Speed a diferença de peso é muito maior que no Kartódromo.

    Quanto ao lastro eu posso emprestar 5kg também se não correr na mesma bateria, e se meu irmão não correr também na mesma posso emprestar os 10kg. Pra quem precisar.

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  19. Dar as mesmas condições e deixar todos em iguais condições é exatamente a mesma coisa. E volto a repetir, do modo como está isso não está acontecendo.

    Como ja disse, eu tive a oportunidade de ler o documento apenas após a reunião, portanto não pude votar.

    Depender de sorteio de bateria pra correr sinceramente não dá. Acho que não é esse o caminho certo.

    Enquanto a FKP, estiver fechada aos gordinhos, e aos que necessitam de pouco lastro, me sinto obrigado a ficar de fora.

    Sinceramente mais uma vez, espero que haja uma abertura no modo de pensar, daqueles que organizam a FKP pra que não ocorra a saida de equipes e pilotos como aconteceu com a TOLento, seja por motivos financeiros, de peso ou qualquer outro. E tambem para que todos possam competir de igual para igual.

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  20. http://www.youtube.com/watch?v=1skj_rQ7nn4
    Vou divulgar aqui tb o link da corrida por estar mais movimentado...rs
    abraços

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  21. NUNCA conseguiremos fazer com que TODOS os interessados corram 100% satisfeitos.

    "... Dar as mesmas condições e deixar todos em iguais condições é exatamente a mesma coisa..."

    Não, não é a mesma coisa.

    O que o André quis dizer, e ele me corrija se eu estiver errado, é que todos têm que seguir a mesma condição, estarem na mesma condição para competirem de igual para igual e para ficarem em mesma condição, exigirá mais ou menos esforço, depende de cada caso.

    Vc está colocando o lastro de peso, como o principal problema, e com sua ausência em 2 corridas sou obrigado a dizer que vc economizou R$95,00. E para 15 kg.. é exatamente o que vc gastaria para se adequar ao quesito peso.

    O campeonato não é só para "gordinhos", eu não sou "gordinho", estou na faixa de peso para a minha altura.(Tá? hunf... kkkk).

    Quanto a parte financeira, pouco(ou quase nada) podemos ajudar.

    Todos estão totalmente empenhandos a lhe ajudar, emprestando os pesos e não foi o suficiente para você.

    Uma sugestão é (surgiu agora e não sei o que todos pensam), se há tanta gente de fora assim por "N" motivos colocados pelo Gustavo, EU (Edson Rodrigo) sugiro que todos que estão sem condições de partipar do nosso campeonato, monte um em paralelo, entitulando-o diferentemente e montem uma comissão para a organização e manutenção do mesmo. Por mim, podem ter o apoio da FKP.

    Somente uma idéia, para que consigamos resolver o problema temporariamente até a organização do proximo campeonato, e quem sabe ano que vem consigamos montar um único campeonato que agrade a maioria.

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  22. Quanto a depender de sorteio pra correr, eu e o Fábio estamos tentando ajudar, buscando uma solução imediata, é o que podemos fazer, se para você não é suficiente, Gustavo, paciência.

    Não vamos mudar o campeonato por conta de uma voz. Já disse que vou levar sua sugestão para a próxima organização.

    O Rodrigo quase acertou o que eu quis dizer. NIVELAMENTO (citado pelo Gustavo) = Aplicar medidas para todos ficarem em nível igual, ou seja, todos em condições iguais de competir.
    Dar as mesmas condições não é nivelamento, pois nesse caso os pilotos nunca serão iguais.

    Nosso pensamento é o mais aberto possível, olhe na pauta a diversidade de idéias. Agora eu não posso mandar o pessoal mais pesado amputar uma perna porque alguém não pode usar lastro.

    Nosso primor é a livre competição, em igualdade de condições de disputa, tenho certeza que os pilotos que suavam pra melhorar a técnica mas não melhoravam no campeonato, por conta de seu peso, estavam bastante desapontados com isso.

    O que queremos no nosso campeonato é que os braços e os pés façam diferença, e somente isso, e tenho certeza que isso será imutável na FKP.

    Off-topic: Rodrigo tá dando uma de Briatore e criando outro campeonato! Hauhauhau!
    Mas é uma idéia, a FKP em 2010, só com lastro.

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  23. Bom eu não pude ir na reunião de organização do campeonato 2010 então aceitei as condições que foram votadas, mas como idéia pro campeonato 2011, para tentar evitar o lastro, duas categorias ou até dois campeonatos, eu vou propor de dividir as equipes e deixar em cada equipe um piloto de peso abaixo de 75kg e um acima. Isso nivela a titulo de equipes, eu sei q não a de pilotos mas é só uma idéia. Se você pensa apresentar uma idéia nova para o campeonato talvez terá que esperar como eu até a reunião da organização do campeonato 2011.

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  24. Rodrigo:

    Quem disse que muita gente não entrou esse ano por condições financeiras foi voce. Nas temporadas passadas faltava lugar no grid, hoje esses lugares sobram. Talvez esteja na hora de pensar se os passos da FKP estão ou não maiores que as pernas.

    Ter de ficar um ano de fora, pra esperar algo ser votado e não ter a certeza de que será aprovado, com certeza não é a forma ideal de ser ter a "mente aberta a novas ideias" convenhamos. Tudo isso é apenas pra não modificar o regulamento? Por que? O que impede uma mudança com o consentimento de todos?

    Já disse e repito, não sou contra o uso do lastro. Acho que é a maneira mais correta de todos terem o mesmo peso. Mas como o André disse, ninguem aqui é profissonal, então, espero que haja uma solução para que pilotos como eu que necessitem de muito lastro, possam correr, sem muito custo. Afinal o aluguel do kart já é bastante custoso. E sem a necessidade de depeder de outros pilotos para poder usar o lastro. Ainda acredito que é possivel nivelar a disputa de outras maneiras.

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  25. O que eu quis dizer, é que, eles se esbarram JÁ no custo do kartodromo e não do lastro como vc frizou. O lastro é um dos menores custo, e em 2 ausencias de corrida(e nao o ano inteiro) vc adquire o lastro, perde 2 corridas? Sim, mais paciência.

    Estamos de mente aberta para novas ideias, tanto é que essa ideia proposta por vc foi discutida o ano passado e no momento não era (e continua não sendo) oportuno para a FKP (visto q o campeonato está em andamento).

    Tomara que ano que vem cheguemos em um concenso e consigamos organizar uma coisa legal novamente! Pois esse ano, uma mudança drastica dessa impactaria muito no campeonato, é uma pena vc não entender que é minoria e que essa idéia não se aplica no momento.

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  26. Bom, se como voce disse já existe a dificuldade relativa ao custo, ESSA DIFICULDADE SE MULTIPLICA, com a questão do lastro e seu custo, seja ele baixo ou alto, até porque cada piloto precisa de um peso diferente. Mais uma vez digo: NÃO SOU CONTRA O USO DO LASTRO. Apenas pedi que houvesse uma reconsideração relativa ao peso minimo para participação na FKP, visando a diminuição de custos, e o ingresso de mais pilotos na FKP. Algo que parece ser de dificil compreensão, infelizmente.

    Continuo a achar que pode haver uma saída, que não seja a longa espera de NOVE MESES, até a organização da proxima temporada. Congelar as ideias novas, é o pensamento aberto da FKP? Volto a questionar o que impede uma mudança no regulamento se houver o consentimento de todos?

    Gostaria de pedir que na quinta etapa, ou antes se possivel, apesar de ser minoria absoluta, tais ideias fossem levadas ao conhecimento dos demais pilotos que ainda não se expressaram com relação ao que sugeri.

    Rodrigo: quer dizer que por ser minoria eu não posso ter voz ativa, e tentar achar uma solução que não seja essa de ter de esperar até 2011 pra correr novamente?!

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  27. Então vamos lá! Apresente sua solução concretamente.

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  28. Gustavo, a questão do peso mínimo ser de 75kg é a diferença e a vantagem que isso acarreta em relação aos pilotos mais pesados. Você pode achar que é complicado achar um lastro de 15kg, mas é muito mais difícil pra um piloto com 20 quilos a mais tirar o tempo e a velocidade.

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